O público paulistano pode conferir 41 produtos selecionados das obras do mestre do terror

Para comemorar o Dia das Bruxas em grande estilo, a mostra “Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro” chega ao CCBB SP no dia 30 de outubro. Até o dia 25 de novembro, o público pode conferir 41 produções, entre filmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram indicados para seu trabalho.

A mostra contará com ingressos a R$5,00 e algumas sessões gratuitas, além de debates e masterclass com profissionais convidados, e sessões com acessibilidade (libras e audiodescrição). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com curadoria de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro.

Na abertura da mostra (30/10), haverá a sessão clássica “Carrie, A Estranha”, às 18h, seguida de debate com os curadores, uma cineasta Gabriela Amaral Almeida, ou pesquisador Carlos Primati. Já no dia 31/10 (quinta-feira), às 9h30, há uma sessão gratuita de “O Aprendiz”, seguida de palestra com a curadora Rita Ribeiro.

Nesta mostra, o público brasileiro, especialmente os fãs do autor, terão a oportunidade de debater sua obra, discutirem sobre o processo criativo e analisar como adaptações dos seus livros para cinema e televisão. Além disso, como as exibições também pretendem estimular a leitura, a grande maioria dos filmes que compõem a seleção são baseados nos livros de Stephen King.

Imagem: Divulgação/Warner Bros.

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, “ em suas obras e em seus escritos acadêmicos, o rei reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promova uma exibição que mostre exemplos de sua filmografia e adaptações para TV e promova um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI ”, e completa,“ A mostra também é uma oportunidade para discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como pode ser um sucesso garantido ou um arrasador devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso, tendo como parâmetro a venda dos livros ”.

Ainda não há debate sobre “A Literatura de Terror no Cinema” com a pesquisadora Laura Loguercio Cánepa, com o escritor André Vianco e os curadores. Uma masterclass “O Horror que Rodeia: Literatura para Cinemas”, ministrada por Rita Ribeiro, tem como objetivo percorrer uma trajetória de horror, investigar como influências de Stephen King e suas contribuições para o gênero e como adaptações de suas obras para TV e o cinema.

Stephen King é um dos mais notáveis ​​escritores de horror e ficção de sua geração. A mostra ‘Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro’ pretende desviar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levou adaptações de suas obras para telas, como Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg, entre outros ”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.

Confira mais da programação na nossa agenda:

Agenda