A prévia de “Jurassic World: Domínio” foi exibida junto a sessões IMAX de “Velozes e Furiosos 9”
Conferimos, durante a sessão para a imprensa de “Velozes e Furiosos 9”, a prévia de 5 minutos de “Jurassic World: Domínio”. Antes de tudo, precisamos lembrar que este não é o primeiro conteúdo do tipo lançado pela Universal Pictures. Em 2019, outro curta metragem canônico, chamado “Battle at a Big Rock”, foi lançado diretamente no Youtube. Em ambos os casos, esses pequenos curtas – com produções cinematográficas de ponta – servem de elo entre o último filme da franquia, “Jurassic World: Reino Ameaçado”, e “Domínio“.
Dessa forma, o pequeno filme faz algo ainda não visto na franquia “Jurassic Park/World”: Volta ao passado, há 65 milhões de anos. A intenção desse feito é clara, mostrar dinossauros mais acurados em relação a como a ciência os descreve hoje. E, então se cria a distorção entre a recriação feita através da clonagem e o que eles realmente eram. Assim, vale lembrar que o visual dos dinossauros na visão da ciência mudou consideravelmente nos quase 30 anos de diferença entre o primeiro filme da franquia e sexto longa que chega ano que vem.
Voltamos 65 milhões de anos
Portanto, podemos ver na primeira parte uma paisagem do período cretáceo, onde os dinossauros dominavam a terra. Aqui, os efeitos especiais são particularmente bonitos. Também há um trabalho muito agradável de fotografia. Outro ponto notável nessa parte do curta é a recriação do som ambiente e dos dinossauros, enquanto estamos enxergando uma era sem qualquer ruído de interferência humana.
Logo, o curta segue de um primeiro momento de apreciação daquelas belas criaturas, com cortes brutos, para entrar em um momento de ação que culmina em uma referência à própria franquia. Em seguida, um salto temporal nos traz para os dias atuais.
Uma Tiranossauro Rex com cara de “Jurassic Park”
Nos dias atuais, o curta apresenta uma sequência alucinante com a Tiranossauro Rex clássica em um momento perseguição. Nesse ponto, devemos ressaltar a qualidade e naturalidade do CGI que nos remete muito ao filme de 1993 – e é um claro avanço em relação aos dois longas anteriores. Ainda, na versão de cinema, tínhamos uma pequena ligação com o curta “Battle At a Big Rock” e algumas cenas pequenas de dinossauros se espalhando na terra e no mar. No entanto, essa ultima parte é cortada da versão para o Youtube.
Uma forma interessante de divulgação
Por fim, é possível afirmar que a fórmula que Colin Trevorrow encontrou para divulgar o próximo capítulo da franquia é bastante interessante, esta consegue lembrar o público que esse universo existe e está sendo trabalhado. Além disso, traz uma diversão rápida e instigante e serve como um teste de recepção para o público. Dessa forma, há tempo para mudanças em partes criticáveis. E o mais relevante aqui, o alcance de um curta lançado nos cinemas é muito maior e vai além dos fãs. Agora, um lançamento online desfaz da necessidade de um trailer, que poderia entregar muito mais que o necessário sobre a história.
Uma observação que precisa ficar clara é que, apesar de se chamado de prólogo, a parte vista aqui, não deve ir para os cinemas.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Olá navegantes! Sou simplesmente apaixonada por filmes de dinossauros em ficção científica. Pra mim Jurassic World foi o melhor da série Jurassic. Se existisse um parque dos dinossauros na vida real, certamente eu iria me aventurar numa visitinha 😀
Nós também somos apaixonados por essa franquia <3.