No geral, a sociedade atual vive sempre conectada e com pressa. E atenta a andar apenas com o necessário dentro de suas bolsas, mochilas e carros. O gosto pela leitura, que nunca foi algo recorrente, principalmente no Brasil, que sempre foi mais aleatório, perde-se entre os vários tipos de lazer existentes.

Mas, de alguns anos para cá os livros também estão se atualizando, saindo da versão impressa e indo morar dentro dos computadores, tablets e celulares das pessoas. Cada vez mais a versão online de certas publicações tem feito sucesso, aumentando o número de leitores de maneira inesperada, fazendo com que editoras e escritores invistam também na versão digital de suas obras.

E não apenas ler já causa comoção, mas também trocar ideias sobre a leitura ou pegar dicas sobre livros, quais autores conhecer, novidades, etc. Muitos fóruns e sites foram criados por pessoas apaixonadas por livros e que gostam dessa troca de informações, opiniões e ideias. Não é a toa que muitas editoras têm feito cada vez mais parcerias com blogueiras para que elas divulguem e popularizem suas publicações. São pessoas que têm seguidores e causam uma resposta ou interesse, os chamados formadores de opiniões, e é uma forma atual de divulgar e expandir seu público, principalmente entre os jovens que consomem mais na internet que em qualquer outro meio de comunicação atual.

Um dos sites mais populares para comunidade de leitura online é o Skoob. O site funciona como um agregador de leitores. Ali, ledores ávidos podem mostrar o que estão lendo, o que querem ler, além de conversar com outras pessoas e ver opiniões diferentes sobre publicações que já leram. É um ótimo lugar para conhecer fãs de uma obra, de algum escritor, deixar sua opinião, dar uma nota a determinado livro, fazer uma resenha sobre ele, ler a de outras pessoas e ter um contato com alguma editora ou escritor. A inscrição no site é gratuita e fazer parte da comunidade também o é.

Se, além de ser um fã de livros, você também é cliente da Apple você pode ter acesso a parte de ebooks deles no Itunes. Milhares de títulos estão disponibilizados – mas, tem que pagar – e são oferecidos para quem tem aparelhos da empresa. Funciona mais ou menos como funciona a parte de música: você compra e lê em qualquer aparelho que tem a maçã mordida do Steve Jobs como símbolo.

Para quem não tem um aparelho Apple, mas quer ler no metrô indo para o trabalho, existem outros sites que podem ajudar, como é o caso do Lelivros, um site para livros online que pode ser lido em qualquer lugar e tem milhares de livros disponibilizados nos mais diferentes formatos, além de também poder ler sem fazer download, de maneira gratuita e sem nem precisar fazer login ou ter um perfil. Nesse site também tem um fórum aberto para seus visitantes socializarem. Uma das melhoras coisas do site é que ele tem obras em diversos formatos.

O OpenLibrary é um site estrangeiro com milhares de publicações. É possível encontrar alguns títulos em português, mas eles, provavelmente, estarão bem escondidos. A maior parte do que há é em inglês ou em outros idiomas. Existem centenas de livros clássicos no site, publicações que nos dias atuais são raríssimas de serem encontradas em livrarias. Os títulos vão desde obras antigas sobre filosofia a livros infantis, romances memoráveis e livros recentes. É um verdadeiro paraíso para quem gosta de ler.

Seja o livro físico seja a versão digitalizada, ler tem inúmeras vantagens: estimula o cérebro, relaxa, emociona, instiga, desperta a criatividade, entre tantos outros que daria mais uma coluna sobre os benefícios de ler. E agora que pode ser lido em um computador ou celular, não há mais desculpas para o peso do livro. Mas, as publicações de papel sempre terão espaço nas pessoas que são mais fiéis a ele.