13 de dezembro de 2019

Depois de São Paulo, finalmente chegou a vez do Rio de Janeiro receber o espetáculo “Cartola – O mundo é um moinho”. No teatro Carlos Gomes, localizado na Praça Tiradentes, o musical está encantando o público com muito samba, e retrata a vida e obra do sambista Cartola, um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Em quadra de escola de Samba é festa na certa. E é explicando aos seus componentes que levarão à avenida o enredo e as alegorias inspirados na vida e obra do mestre Cartola que o musical se baseia. Em meio a diversos acontecimentos, os atores vão contando um pouco mais da vida do mestre sambista, ao público e as pessoas da quadra, ajudando a construir e desenvolver o desfile.

Flavio Bauraqui foi escalado para viver Cartola, o ator é muito aclamado pela crítica por seu protagonismo em personagens negros. Ao seu lado está Virgínia Rosa como Dona Zica, também conhecida por sua belíssima voz e discos lançados.

Com direção musical de Rildo Hora, dramaturgia de Artur Xexéo e pesquisa de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, o musical ficará em cartaz até o dia 28 de maio. Com apresentações de quinta a domingo, e classificação 12 anos,  o musical promete muitas músicas, cores e festa. Arlindo Cruz ficou responsável pela produção original do Samba que homenageia Cartola.

“Cartola é arte pra ficar
Toda vez que alguém cantar
Um samba com amor e carinho
Deixando a rosa falar pra toda demanda acabar
O mundo vai sempre girar feito um moinho” – Mestre Cartola (Arlindo Cruz)

A peça já foi indicada a diversos prêmios, incluindo o de Melhor Visagismo, no Prêmio Arte Qualidade Brasil e de Melhor Espetáculo Musical, no Prêmio Aplauso Brasil, com produção de Jô Santana e direção de Roberto Lage.

Assim como em São Paulo, o espetáculo receberá a cada semana um artista convidado pertencente ao mundo do Samba, na parte integrante da dramaturgia. Na estréia o musical contou com a presença de Alcione, mas a velha guarda da Mangueira também já passou pelo palco. Ainda são aguardadas as presenças de Dudu Nobre, Sandra de Sá, Leci Brandão, Xande de Pilares, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Péricles.

Para outras informações, acesse nossa agenda cultural:

Agenda

Por Carolina Gomes

Show Full Content
Previous Resenha: Borborema
Next A má notícia é que os empregos estão acabando! A boa notícia é que você pode criar seu próprio emprego

12 thoughts on “Musical sobre Cartola chega ao Rio de Janeiro

  1. Adivinha quem quer ir?! Eu mesma, a louca dos musicais! Se for tão bom quanto tem sido os outros que falam de MPB (Simonal, Elis, etc) acho que tem tudo pra ser um sucesso! ❤

  2. Se não fosse tão longe da minha residência eu iria com certeza. Amo musicais, na verdade tudo em relação ao teatro me fascina. E será uma peça incrível pois Cartola foi incrível.

  3. Que maravilhosa essa noticia! Sou apaixonada por musicais e quando envolve grandes nomes da nossa cultura eu já me arrepio todinha. Se eu pudesse, certamente iria até o Rio e assistira essa maravilha de musical. Meu pai ama o Cartola e eu cresci com essas influencias.
    Um beijo.

  4. Olá!
    Você acredita que eu adoro musicais, mas nunca assisti um pessoalmente? Fiquei tão feliz de saber que o Brasil ainda tem artistas incríveis. Eu queria uma oportunidade para assistí-lo! Irei procurar saber sobre horários!

    Beijos,
    Vitória Abdalla

  5. Ain, como eu queria morar no Rio ou São Paulos nessas horas… eu faço faculdade de música e pode dizer que ir nesses eventos vale muito mais do que uma aula de história. Um musica com nome importante desses na história da música brasileira deveria se espalhar por todo o Brasil. Que venham muito mais deste gênero e que as artes se espalhem pelo Brasil <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Yes! Tem Biquíni no CCBB do Rio

23 de maio de 2017
Close