7 de dezembro de 2019

Grandes cantores já foram interpretados não só cinema – seja em filmes seja em documentários -, mas também há o outro lado da moeda, quando cantores interpretam papeis na tela grande. Isso não chega a ser novidade. Muitos filmes tiveram a participação de cantores. Contudo, não foram tantos em que eles ganharam um destaque nas obras. Entre filmes “questionáveis” e vencedores do Oscar, a Woo! Magazine listou 6 filmes com grandes estrelas da música que farão entrar em nostalgia.

Crossroads – Britney Spears (2002, de Tamra Davis)

Seria impossível não começar s sequência dos filmes pelo o de Britney Spears. A estrela pop resolveu entrar de vez no cinema, mas nem tudo parece ter dado muito certo. Crossroads foi um fracasso, segundo a crítica especializada. Porém, teve uma boa recepção dos fãs da cantora. Com certeza, a obra marcou a vida de muitos adolescente da época.

No filme, Lucy (Britney Spears), Kit (Zoë Saldaña) e Mimi (Taryn Manning) são três amigas de infância que ficaram oito anos afastadas umas das outras e se reencontraram recentemente. Elas planejam realizar uma viagem pelo sul dos Estados Unidos até chegar a Califórnia, onde esperam reencontrar a antiga amizade e experimentar novas experiências. Com os mais diversos sonhos em mente, mas pouco dinheiro, elas acabam pegando carona com o misterioso Ben (Anson Mount), amigo de Mimi, para realizar a tão sonhada viagem. O filme traz canções aclamadas da cantora, entre elas: “Overprotected”, “I’m Not a Girl, Not Yet a Woman” e “I Love Rock ‘n Roll”. Vale lembrar que Britney recebeu o Framboesa de Ouro, premiação dos piores filmes do ano, como pior atriz.

Moonwalker – Michael Jackson (1988)

O Rei do Pop também já apareceu nas telonas vivendo nada mais, nada menos, que ele mesmo – Michael Jackson. No filme Moonwalker, Michael acaba sabendo dos terríveis planos de um traficante de drogas chamado Mr. Big, que na verdade chama-se Frankie LiDeo (Joe Pesci). Kate(Kellie Parker) acaba presenciando a cena, ela e seus amigos, Zeke (Brandon Quintin Adams) e Sean (Sean Lennon), correm perigo. E agora Michael precisa mostrar seus poderes mágicos para salvar as três crianças do maligno Mr. Big e seu exército de drogados, mas com muito estilo e música como Smooth Criminal e, até mesmo, se transformar em robô e em carro. O interessante do filme é que toda sua montagem é feita em cima de clipes do cantor. Grandes hits, como “Smooth Criminal” e “You make me feel” estão presentes. É um filme para curtir e dançar.

Fique rico ou morra tentando – 50 Cent (2005)

Saindo do pop, um dos rappers de maior sucesso de todos os tempos também foi parar nas telonas. Em Fique rico ou morra tentando, Marcus (50 Cent) é um jovem da periferia que sofreu um atentado e tomou 9 tiros, que por pouco não lhe tirou a vida. No meio da sua recuperação, ele se lembra da sua vida difícil como órfão nas ruas violentas de South Jamaica, Queens. A sua vida muda após conhecer um ex-condenado, que luta para se tornar uma estrela do rap. A trama é inspirada na vida do próprio cantor, cheia de problemas com a polícia e com as gangues dos EUA. O filme foi muito bem recebido pela crítica, com notas elevadas. Entre os principais sites de críticas, o longa recebeu uma média 8,5 de 10 pontos.

8 mile – Eminem (2002, de Curtis Hanson)

Agora vamos entrar na lista dos filmes que ganharam o Oscar. Sim, os próximos 3 filmes são sucessos entre a crítica especializada. O primeiro é 8 mile, que conta com a atuação do rapper norte-americano Eminem. Na história,  Jimmy (B-Rabbit) é um jovem rapper branco que sonha fazer sucesso com sua música, ao mesmo tempo que vive junto com a pobreza e a desconfiança dos outros moradores da região por ser o único branco a morar em Warren, uma cidade suburbana predominantemente negra ao norte de Detroit. O filme acompanha o drama familiar entre Rabbit, sua mãe, sua pequena irmã e constantes brigas entre gangues. Assim como o Fique rico ou morra tentando, 8 mile é inspirada na trajetória do cantor. Muito bem recebido pela crítica, o filme ganhou o Oscar de melhor canção original por “Lose Yourself”.

Dreamgirls – Beyoncé (2006, de Bill Condon)

Outro grande sucesso com uma grande atriz como destaque, Dreamgirls é referência como um grande musical que retrata bem a história do R&B. Com o elenco praticamente só de artistas negros, O filme segue as vidas de três mulheres: Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que são membros do grupo feminino de R&B Dreamettes’. As três começam a fazer sucesso graças ao manipulador empresário Curtis Taylor, Jr., que as transforma em backing vocals para o cantor de soul James “Thunder” Early. O conflito começa quando Curtis sonha em transformar as Dreamettes em Dreams (um grupo com sonoridade mais pop) e coloca Deena para ser a vocal principal do grupo trocando-a por Effie não só como a cantora principal do grupo, mas também como seu interesse romântico.

Foi também o filme com mais indicações para os prêmios Oscars de 2007, com oito indicações em seis categorias, embora entre elas não estivesse a de Melhor Filme. Destas oito indicações, o filme venceu duas: Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Efeitos Sonoros.

Ray – Jamie Foxx (2005, de Taylor Hackford)

Não tem como não falar desse filme sem ressaltar a grande atuação de Jamie Fox. Pronto. Depois desse pequeno parênteses, vamos ao filme. A obra conta a história de um dos maiores ícones da música mundial, Ray Charles. Criado em uma plantação no norte da Flórida, Ray Charles Robinson fica cego aos sete anos de idade, logo após presenciar o afogamento de seu irmão mais novo. Inspirado por sua mãe ferozmente independente, Ray encontrou seu dom através de um piano. Viajando pelo Chitlin’ circuit, o cantor de soul firma sua reputação antes de explodir mundo afora ao mesclar o rhythm and blues com outros estilos, como o rock and roll e gospel. Ray Charles torna-se uma lenda inimitável em todo o cenário musical mundial.

Voltando a atuação de Fox, sua performance foi tão bem-sucedida que resultou no Oscar de melhor ator para ele. Além disso, o filme foi vencedor da categoria de melhor mixagem de som. Também concorreu a categoria de melhor filme, mas foi derrotado por Menina de Ouro.

E aí, curtiram? Há muitos mais filmes com estrelas da música, estes são apenas alguns. Se você acha que está faltando algum, deixe aqui nos comentários.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Diego Andrade

Uma pitada de esportes, duas colheres de redes sociais e uma xícara de mundo geek. Esses foram os elementos que o criaram. Seu computador é o reflexo dos seus gostos: está sempre conectado às redes sociais, aos sites de notícias e as novidades do universo geek e otaku (até porque ninguém é de ferro, só o Tony Stark)

Previous Mulheres de Buço estão em temporada até começo de Junho
Next Novidades da Netflix para Junho

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

A Pré-Estreia de Através das Sombras

11 de novembro de 2016
Close