O Theatro Municipal de São Paulo se prepara para receber uma montagem especial da ópera “O Guarani“, de Carlos Gomes, a partir do dia 12 de maio. A obra, que estreou em 1870 no Teatro Scala de Milão, conta a história de Cecília, filha de um nobre português, que se apaixona por Peri, um jovem indígena. A produção terá uma concepção geral assinada pelo líder indígena Ailton Krenak e contará com a participação da Orquestra e Coro Guarani, além de artistas indígenas como o artista, curador, designer e ilustrador Denilson Baniwa, responsável pela cenografia e co-direção de arte.
Leia Mais: Crítica: Jogos de imaginar
A diretora geral do Theatro Municipal de São Paulo, Andrea Caruso Saturnino, afirmou que a produção terá uma atualização para trazer uma visão mais contemporânea da obra. “Assumimos o desafio de reunir um coletivo multicultural, incluindo pessoas com experiência fora do ambiente da ópera, que se prontificaram a mobilizar imagens, sons e textos no propósito de revelar outras possibilidades do libreto inspirado em José de Alencar”, disse Saturnino.
A direção musical da ópera ficará a cargo do maestro Roberto Minczuk, enquanto a direção cênica será da premiada diretora Cibele Forjaz. Entre os intérpretes de Peri, destacam-se o brasileiro Atalla Ayan e o chileno Enrique Bravo nos diferentes elencos das récitas e, como Gonzales, se alternam os barítonos brasileiros Rodrigo Esteves e David Marcondes. Ceci será interpretada pela soprano bielorrusa Nadine Koutcher e a gaúcha Debora Faustino.
A produção de “O Guarani” terá ainda a presença de artistas indígenas como o ator David Vera Popygua Ju, que interpretará Peri-Eté, um Guarani “verdadeiro” que se relaciona com os cantores líricos, e a atriz, artista, ativista e poeta Zahy Tentehar Guajajara, do povo Tentehar-Guajajara, nascida na Aldeia Colônia, Reserva Indígena Cana Brava no Maranhão.
Para Minczuk, a obra tem um brilho único e é empolgante tanto para as vozes protagonistas de Cecília e Peri quanto para todos os demais personagens da ópera. “É uma ópera de um poder único e de uma vivacidade, que promete impressionar o público que a assiste”, afirmou o maestro.
Serviço: O Guarani
Onde? Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP, 01037-010
Quando? 12, 13, 14, 16, 17, 19 e 20/05, com horários entre 17h e 20h
Os ingressos podem ser adquiridos aqui
Duração: 180 minutos (com intervalo)
Classificação etária: 12 anos
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
One Comment