Romance entre uma mulher muda e uma criatura marinha, as desventuras de uma adolescente na Califórnia, a reconstituição da batalha de Dunquerque: essas e mais de 50 outras histórias vão ser celebradas neste domingo, dia 4, na aguardada cerimônia do Oscar. Com todos os olhos voltados para o prêmio da Academia, a Woo! Magazine se empenhou em conferir o máximo de indicados possível e deu sua opinião sobre o filmes que concorrem a estatueta dourada. Confira nosso guia:
Três Anúncios Para Um Crime
Melhor Filme – Melhor Atriz – Melhor Ator Coadjuvante – Melhor Roteiro Original – Melhor Montagem – Melhor Trilha Sonora Original
“Os personagens são grandes mulas para o sentimento de raiva, e a superação dela é o grande tema do filme. Como não senti-la depois da morte brutal de uma filha? Com a incompetência da polícia? Ou mesmo com o simples comportamento de um membro da família? São questões levantadas e não respondidas, deixando ao espectador a função de imaginar o que acontece depois dos créditos finais.”
“Com um desfecho provocativo, ‘Três Anúncios para um Crime’ não oferece uma experiência confortável. É cruel, satírico e importante.”
“(…) Martin McDonagh (Na Mira do Chefe e Sete Psicopatas e um Shih Tzu) constrói um complexo roteiro, livre de discursos rígidos e antagonismos fáceis. Dotadas de sentimentos conflitantes, suas personagens fogem aos aparentes estereótipos e transformam-se constantemente.”
Corra!
Melhor Filme – Melhor Direção – Melhor Ator – Melhor Roteiro Original
“’Corra!’ é um fenômeno que te atinge no peito e na cara. No primeiro ato, quem não conhece mais sobre a produção pode até achar que o filme será mais um do mesmo (um casal comum que vai passar por maus bocados no fim de semana), porém no decorrer da projeção vamos encontrando artifícios que nos deixam intrigados, com os olhos estatelados na tela, de uma forma que é impossível querermos levantar da cadeira. Um filme que precisa ser visto.”
O Destino de Uma Nação
Melhor Filme – Melhor Ator – Melhor Fotografia – Melhor Figurino – Melhor Cabelo e Maquiagem – Melhor Design de Produção
“ (…) ‘O Destino de uma Nação’ limita-se a seguir com competência um certo modelo convencional de cinema, reservando, dessa forma, pouco espaço para inovações narrativas e estéticas. Ainda assim, não há como contestar seus méritos técnicos, que devem render-lhe ao menos um prêmio na cerimônia de março.”
Dunkirk
Melhor Filme – Melhor Direção – Melhor Fotografia – Melhor Mixagem de Som – Melhor Edição de Som – Melhor Design de Produção – Melhor Montagem – Melhor Trilha Sonora Original
“Infelizmente para Nolan, ‘Dunkirk’ é um tipo de filme que necessita muito de atuações convincentes e de situações que façam a tensão crescer a ponto da sobrevivência daqueles personagens ficarem em risco. Não que a tensão não esteja lá, mas é minimizada por causa de uma narrativa prejudicada por uma montagem confusa.”
“’Dunkirk’ é uma imersiva experiência sobre o momento, a luta pela sobrevivência, criada com sensatez e sem manias de grandiloquência. (…) Uma experiência sensorial inesquecível e amplamente indicada para quem gosta de cinema no seu mais puro momento. Uma poesia para os olhos e mente.”
A Forma da Água
Melhor Filme – Melhor Direção – Melhor Atriz – Melhor Ator Coadjuvante – Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Roteiro Original – Melhor Fotografia – Melhor Figurino – Melhor Mixagem de Som – Melhor Edição de Som – Melhor Design de Produção – Melhor Montagem – Melhor Trilha Sonora Original
“É exatamente o que o filme nos entrega: a necessidade de se ouvir mais. De reconhecer a si naquele que lhe parece distante, é abraçar o amor sem medo de se perder, é respeitar a escolha e a identidade do outro, é não morrer sem lutar por aquilo que acredita. Nesse mix de sensações e emoções, ‘The Shape of Water’ vai além de um filme de época com bases fantásticas e românticas, a produção é um deleite ao espectador consciente, atento e apaixonado por cinema de verdade.”
Lady Bird – É Hora De Voar
Melhor Filme – Melhor Direção – Melhor Atriz – Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Roteiro Original
“Apostando nas desventuras de Lady Bird, inspiradas em sua própria adolescência, Gerwig consegue reunir na tela os ritos de passagem que atravessam a vida de qualquer pessoa e faz isso de forma singular. Munido de um texto ágil, que se equilibra de forma exemplar entre o bom-humor e a melancolia, o longa também escrito pela cineasta cativa.”
Me Chame Pelo Seu Nome
Melhor Filme – Melhor Ator – Roteiro Adaptado – Melhor Canção Original
“’Me Chame Pelo Seu Nome’ é um delicado retrato sobre se reconhecer e ser amado. É sobre admirar alguém e enxergar ali a possibilidade se ser quem você deseja, sem medo. Essa obra primorosa é um acalanto aos corações, principalmente se focarmos na conversa final entre pai e filho. Sem estabelecer estereótipos, essa é uma memorável produção que vai muito além de uma produção de gênero.”
The Post – A Guerra Secreta
Melhor Filme – Melhor Atriz
“’The Post – A Guerra Secreta’ vai além de um simples e bom filme, é uma experiência cinematográfica. Steven Spielberg se reinventa com estilo nesse drama repleto de suspense e conspiração.”
Trama Fantasma
Melhor Filme – Melhor Direção – Melhor Ator – Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Figurino – Melhor Trilha Sonora Original
“Paul Thomas Anderson fez uma grande obra com ‘Trama Fantasma’. É uma produção com drama e suspense certo para suas reviravoltas.”
“‘Trama Fantasma’ é surpreendentemente denso, mas não por sua própria natureza e sim por quem a coloca em tela. Peca em se estender mais do que o necessário, e às vezes é massante, entretanto conta com alta qualidade de produto final. É um ótimo exemplo de que, no cinema, mais importa como os temas apresentados são desenvolvidos do que quais eles são.”
Eu, Tonya
Melhor Atriz – Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Montagem
“No geral, ‘Eu, Tonya’ é uma produção que consegue pegar o gênero da cinebiografia, com seus clichês exaustivos, e transformar em algo diferente. Carregado por grande competência técnica e ótimas performances, é definitivamente um título para ser conferido durante a temporada de premiações.”
Projeto Flórida
Melhor Ator Coadjuvante
“Não existe um mundo perfeito em ‘Projeto Flórida’, a beleza dessa história é maior e mais profunda do que a narrativa por si só, um roteiro que entrega mais do que se espera, e o melhor, sem exageros. Tudo é lapidado sem a noção de que se está sendo. Uma obra que tem como referência um mundo mágico fictício e o transforma em realidade.”
Todo Mundo Dinheiro do Mundo
Melhor Ator Coadjuvante
“Com ‘Todo o Dinheiro do Mundo’, por fim, Scott escreve um bem-vindo novo capítulo em sua vasta cinematografia. O longa-metragem oferece ao espectador uma intensa experiência e um memorável plano final. Cumpre, ainda, aquilo que se espera de uma boa cinebiografia: transcende a superfície de seu tema e provoca discussões mais profundas.”
“É de se imaginar que ‘Todo o Dinheiro do Mundo’ é um produto feito nas férias de alguns meses das superproduções que Scott costuma produzir, e devido ao fracasso recente de uma delas (no caso “Alien: Covenant”) ele tenha abaixado a cabeça e feito algo mais seguro, porém efêmero.”
Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi
Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Roteiro Adaptado – Melhor Canção Original – Melhor Fotografia
“’Nas mãos de Dee Rees, “Mudbound’ é crível e sutil, mas também brutal quando precisa, e tecnicamente impressionante.”
O Artista do Desastre
Melhor Roteiro Adaptado
“’Artista do Desastre’ não pode ser chamado de cinebiografia, já que conta a história de um desconhecido que ninguém sabe de onde vem, qual a sua idade ou de onde tira todo o seu dinheiro, mas consegue emocionar e fazer rir sem desrespeitar o homem que é mostrado em tela, mesmo que esse pareça não se levar a sério.”
“Apesar de perdoar as condutas desviantes de seu narcisista protagonista, ‘Artista do Desastre’ tem seus méritos. Trata-se, afinal, de um filme feito com prazer por uma equipe de amigos – e isso se traduz na tela. Deve, portanto, agradar aos fãs de ‘The Room’ e despertar curiosidade nos não familiarizados.”
“Para bem, mais do que para o mal, ‘Artista do Desastre’ é a chance de James Franco ser, ou voltar a ser, levado a sério. Ironicamente isso também se encaixa para Tommy Wiseau. A produção em si, não tem absolutamente nada de extraordinário, mas consegue encantar e entreter.”
Logan
Melhor Roteiro Adaptado
“Toda a produção de ‘Logan’, desde direção à trilha sonora, é impecável, dando detalhes que vão complementando a história e deixando você preparado para o fim. Nada acontece por acaso, cada elemento é colocado por um motivo e se você se ligar nisso, sairá sem palavras do cinema por tamanha grandeza.”
“’Logan’ vai além de um filme de super-heróis. Trata-se de um road-movie moderno, com um aspecto western, que nos proporciona uma emocionante e amarga jornada pelas estradas americanas, bem como uma das melhores histórias produzidas sobre o universo ‘Marvel’, até o momento pelo menos. É um filme para ver, rever e chorar infinitas vezes.”
A Grande Jogada
Melhor Roteiro Adaptado
“Não há, por ora, como saber se ‘A Grande Jogada’ representa uma aventura passageira ou o início de uma promissora carreira. Algo, contudo, é certo: deixará muitos ansiosos para o próximo capítulo.”
“A falta de visão de seus realizadores poda ‘A Grande Jogada’, tirando sua relevância. Temas como ambição, busca pelo sucesso e família são desperdiçados em um microcosmo que é preso pelas lentes pouco inventivas.”
O Poderoso Chefinho
Melhor Animação
“(…) chega as telonas para todas as idades, com ótimas referências e uma mensagem interessante de união familiar.”
Viva – A Vida É Uma Festa
Melhor Animação – Melhor Canção Original
“A produção é uma belíssima combinação de drama, aventura, fantasia e uma boa pitada de comédia, envolvendo todos os sentimentos mais profundos que podem ser despertados no espectador.”
O Touro Ferdinando
Melhor Animação
“Todos tiveram a felicidade de estar em uma produção muito bem roteirizada e dirigida. “O Touro Ferdinando” é relevante para toda a família. Você vai rir, chorar, se divertir, ficar angustiado, e sair com uma lição de vida. ”
Com Amor, Van Gogh
Melhor Animação
“Provando os caminhos que levam a estima, ‘Com Amor, Van Gogh’ é de encher os olhos e o coração. Apesar dos pesares, é a carta de resposta que Vincent precisava para saber que sim, no final das contas, ele tocou as pessoas com sua arte.”
Visages Villages
Melhor Documentário
“(…) ‘Visages Villages’ é uma experiência única e comovente, que oferece tudo que uma ficção ofereceria, mas com muito mais graça e arte. É uma produção que deve ser vista por todos os amantes de cinema.”
Ícaro
Melhor Documentário
“Duas horas de fatos dão vazão a importantes perguntas: Será apenas a Rússia ao injetar drogas em seus atletas em competições de alto nível? Não caberia uma investigação ainda mais profunda em todas as superpotências do esporte? Enquanto as respostas não são dadas, àqueles que ousam dizer a verdade precisam viver escondidos e protegidos dos agentes de sua própria pátria.”
Strong Island
Melhor Documentário
“Uma boa surpresa nos lançamentos do ano passado, ‘Strong Island’ é duro, catártico e, mais que tudo, extremamente necessário.”
Uma Mulher Fantástica
Melhor Filme Estrangeiro
“Cheio de predicados como sua protagonista, ‘Uma Mulher Fantástica’ impressiona com a naturalidade com que coloca suas questões à mesa. Em um período em que a discussão sobre a diversidade de gênero ganha a arena pública, filmes com essa qualidade são importantes não só para a humanização das pessoas trans, mas também para eliminar equívocos.”
The Square – A Arte da Discórdia
Melhor Filme Estrangeiro
“O roteiro de ‘The Square – A Arte da Discórdia’ também tira sarro dessas pessoas que são os ‘entendedores’ e os ‘construtores culturais. É engraçado, mas também confortavelmente trágico.”
“De toda forma, Östlund oferece ao seu público um competente roteiro, enriquecido pela expressividade cômica de Moss, e um esperado domínio da linguagem cinematográfica. É decerto um bom filme, mas pouco para a Palma de Ouro.”
Corpo e Alma
Melhor Filme Estrangeiro
“Delicado, ‘Corpo e Alma’ é como um dos pequenos prazeres sentidos pela sua protagonista. Toca-nos aos poucos como a sensação de pisar na grama molhada ou o carinho de uma pessoa querida; quando nos demos conta, já estamos arrebatados.”
O Rei do Show
Melhor Canção Original
“Apesar de pecar no tom ingênuo como descreve o preconceito as diversidades, podemos dizer que temos um filme que entrega tudo aquilo a que se propõe.”
“Assim, ‘O Rei do Show’ consegue ser um bom filme. Pode não ser o mais memorável deles ou um novo clássico para seu gênero, mas consegue entreter e até surpreender quem o assiste, em pontos mais específicos.”
Blade Runner 2049
Melhor Fotografia – Melhor Mixagem de Som – Melhor Edição de Som – Melhor Design de Produção
“Com uma edição bem trabalhada, amparada por uma belíssima correção de cor e uma bonita trilha sonora (mesmo essa não sendo melhor que a original), ‘Blade Runner 2049’ é um filme feito de forma grandiosa para o público de hoje.”
“Assim, de forma bastante autoral e singular, ‘Blade Runner 2049′ trouxe todo o vigor e atualização que era necessário para que fosse bem sucedido em sua produção. O ideal para expandir um universo já existente, não excluindo algumas novidades.”
A Bela e a Fera
Melhor Figurino
“Um filme cujo elenco é em sua maioria crianças, entretanto com um conteúdo maduro e necessário, que deveria ser assistido por todo tipo de público.”
Em Ritmo de Fuga
Melhor Mixagem de Som – Melhor Edição de Som
“’Em Ritmo De Fuga’ é um daqueles filmes que tem um roteiro que deixa quem vai ao cinema com um sorriso no rosto. Em suma, é o equivalente a uma ida a um bom parque de diversões ou a um show de Rock.”
“Escrito e dirigido por Edgar Wright, ‘Em Ritmo De Fuga’ é um verdadeiro presente para cultura pop, um primor que chega na hora certa, literalmente, como música para os ouvidos.”
Star Wars – O Último Jedi
Melhor Mixagem de Som – Melhor Edição de Som – Melhores Efeitos Visuais – Melhor Trilha Sonora Original
“’Star Wars- Os Último Jedi’ é um filme digno de receber tal nome. Possui eixos temáticos muito interessantes e toma decisões não submetidas antes, o que é seu principal mérito – juntamente dos caminhos com que o faz. Agradará com certeza aos novos e velhos fãs dessa epopeia espacial, deixando ansiedade para o capítulo final dessa nova trilogia.”
“Em ‘Os Últimos Jedi’ as lágrimas do espectador são de emoção. A emoção por algo que, mesmo se passando em uma galáxia muito distante, parece real, não apenas uma simples simulação de vida criada por computador.”
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Melhores Efeitos Visuais
“Mais uma vez James Gunn acerta a mão em um filme divertido e que é descompromissado em relação aos outros filmes da Marvel, o que faz que o diretor e seus roteiristas possam pensar em histórias que não precisam estar presas a um contexto maior.”
Kong: A Ilha da Caveira
Melhores Efeitos Visuais
“’Kong: A Ilha da Caveira’ nos entrega o monstruoso símio renascido, antes desse se tornar o poderoso rei. O clássico protagonista chega mais popular do que nunca e consegue segurar a atenção do público a todo momento, em um uma produção divertida e abarrotada de ação. Um filme que vale o ingresso, a pipoca e o seu respeito.”
“O filme levanta questões políticas e éticas com a leveza de um filme comercial, acerta na ambientação e nas maravilhosas sequências de efeitos especiais, no entanto, peca pelas escolhas obvias e pela edição que confunde em alguns momentos, fazendo “Kong: A Ilha da Caveira” uma boa escolha para quem procura um bom filme de aventura que faça pensar, mesmo que pensar só um pouquinho.”
Planeta dos Macacos – A Guerra
Melhores Efeitos Visuais
“’Planeta dos Macacos: A Guerra’ encerra a franquia trazendo algumas definições, mas deixa muito em aberto para que haja mais histórias no futuro. Provavelmente, veremos algum filme pautado na nova espécie evoluída dos humanos e macacos e os conflitos gerados pela divisão em três frentes, o que seria interessante de ver.”
“‘Planeta dos Macacos – A guerra’ é uma obra peculiar, rara de ser encontrada, principalmente se a compararmos com outros filmes do gêneros ou com blockbusters que assolam o cinema. É um dos mais belos trabalhos lançados em 2017 e uma ótima pedida para essa semana.”
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.