O espetáculo “Tarsila ou a Vacina Antropofágica” reestreia hoje, 2 de junho, às 21h no Teatro Estelar em São Paulo. A nova produção do grupo Estelar de Teatro surgiu de perguntas inquietas em um momento em que o Brasil parece ter se perdido em uma encruzilhada cultural, moral, social e política. Com texto, codireção e atuação de Viviane Dias, que foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro de melhor Dramaturgia, a peça terá ingressos disponíveis no sistema “pague quanto puder”.
Leia mais: Crítica: Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo
As apresentações de “Tarsila ou a Vacina Antropofágica” fazem parte da Trilogia Modernista, que incluirá as peças “Mário Negreiro ou Anderson de Andrade” e “O Futuro é Ancestral – Um Rito Carteado Antropofágico”. O projeto do grupo Estelar de Teatro foi contemplado com o Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Em “Tarsila ou a Vacina Antropofágica”, Viviane Dias lança um olhar sobre o Brasil do passado e do presente, buscando transcender os impasses da história em um tempo em que novas imagens se fazem necessárias. O texto e a encenação são fruto dos mais de 17 anos de experiência da Estelar de Teatro, que pesquisa uma cena com voz feminina e antropofágica, explorando a integração das artes, especialmente as artes visuais, com forte presença da poesia, das imagens, das novas tecnologias, da música e da festa.
Na encenação de Viviane Dias, Tarsila, uma representação do Modernismo, desperta de seu sono no cosmos, em um grande vazio onde sua única certeza é a necessidade de criar uma nova imagem – um condensado de energia inspiradora de futuros – antes que o gigante Piaimã (interpretado por Venceslau Pietro Petra), devorador de pedras, tente devorá-la. O passado cultural mítico e nativo é valorizado e serve de inspiração para um imaginário exuberante, mágico, poético e libertário. Além disso, a voz feminista e a valorização das mulheres criadoras do Brasil são destacadas
Tarsila do Amaral, considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, é a figura central do espetáculo, que propõe, com muito humor e beleza nas imagens criadas por ela, uma jornada crítica pelo Modernismo Brasileiro, um movimento que deu origem a uma nova ideia de arte.
Serviço – “Tarsila ou a Vacina Antropofágica”
De 2 de junho a 16 de julho, sexta-feira e sábado às 21h e domingo às 19h.
Teatro Estelar – Rua 13 de Maio, 120 – Bela Vista, São Paulo.
70 minutos | 12 anos | ingressos pague quanto puder.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.