O “Manual de Ginecologia Natural & Autônoma” é um livro criado com a parceria de quatro baianas: Jaqueline de Almeida, Laís Souza, Máira Coelho, nos textos e Luma Flôres com as belíssimas ilustrações, além de contar com contribuições de Cibele Cê e Nanda Tanara ao longo de todo o material.
Lançado em 14 de janeiro, o Manual surgiu de uma ideia inicial de “imitar” uma singela agenda artesanal de uso pessoal de Laís Souza para acompanhar seu ciclo menstrual, que ao mostrá-la para o grupo de amigas, encantou a todas, de forma que desejaram ter algo igual.
Todo o trabalho se deu ao longo de um ano e cada uma desenvolveu uma função, de acordo com seus aprendizados de vida, assim, em 14 de janeiro, foi lançado este Manual de forma virtual e gratuita, já que o principal objetivo é com que estas informações cheguem ao máximo possível de mulheres, principalmente às que vivem marginalizadas, de tal forma que não têm acesso a este tipo de conteúdo.
Com mais de dez mil compartilhamentos, a postagem de lançamento na página da Luma Flôres em janeiro, teve grande repercussão e com certeza têm cumprido o seu papel de chegar a todos, inclusive, a versão disponibilizada hoje para download já é uma segunda edição, datada de fevereiro.
Com dezoito capítulos e um total de 55 páginas, logo em suas primeiras páginas já deixa bem claro que pode “ser utilizado por mulheres que não menstruam, mulheres trans, mulheres que usam anticoncepcional e até mesmo homens.” Deixando bem claro que não é restrito o seu público, pelo contrário, pode e deve chegar ao conhecimento de todos.
As autoras do livro, logo na introdução, enfatizam que, para que as mulheres possam encontrar uma vida plena e verdadeira é necessário se re-conectar com a sabedoria tradicional, dos ancestrais, e desta forma, sair da marginalidade, de uma cultura que muitas vezes tenta “podar as mulheres de várias maneiras”.
“Autocuidar-se é Ser
plena e sem idealizações.
Ser o que se é, com luz e sombra
na perfeita imperfeição.”(Jaqueline de Almeida)
Não é um livro apenas intuitivo, mas que exigiu bastante estudo. Percebemos em sua linguagem, simples e ao mesmo tempo técnica, que há nele toda uma didática e preocupação em transmitir um quê de ciência, tradição, e autoconhecimento para quem o lê.
A forma de explicar a anatomia interna e externa do órgão reprodutor feminino, com ilustrações e sem muitos segredos e tabus logo nos primeiros capítulos, já deixa bem claro a intenção de falar sobre a mulher como um todo.
Segundo o Manual, todas as mulheres são cíclicas, e estão em constante harmonia com a natureza, e é por isto mesmo que há um capítulo específico sobre o que é e como funciona o ciclo lunar e este é seguido por outro capítulo à parte sobre o ciclo menstrual, deixando assim, de forma bem clara, que o corpo da mulher segue um ciclo assim como a lua, a natureza.
Um livro que promete mudar a visão de muitos sobre o “tabu” da menstruação, já que o mesmo explica-a de forma natural e singela, mostrando que o sangue não é algo impuro e ruim como se acredita em muitas culturas, e assim, aproveita para apresentar outras opções de lidar com o período menstrual, como o uso de coletor menstrual (copinho) e até mesmo absorventes de pano, uma forma de preservar e cuidar não só do corpo, mas também do meio-ambiente.
Mostra também como se auto-observar e auto-examinar, uma forma de descobrir doenças e preveni-las, além de se conhecer melhor e saber lidar com o próprio corpo e o que ele diz.
E, já que a intenção é exaltar o natural, nada melhor do que um capítulo só para indicações de plantas medicinais para cuidar do corpo feminino, explicando para que serve cada tipo de erva e a forma de usá-las.
Por fim, nada melhor para fechar este livro do que disponibilizar uma mandala lunar com uma explicação detalhada de como colocá-la em prática.
E, para quem se interessou e deseja baixar este exemplar, ele é disponibilizado de forma gratuita, tanto para uso pessoal, quanto para compartilhamento aqui.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Obrigada Fabiana por compartilhar!