Encontrar novos lugares, colocar as mazelas do mundo em pauta e tudo isso com os seus amigos, com certeza não tem preço.

O livro “Não conta lá em casa”, publicado em 2013, conta um pouco da viagem que 4 amigos fizeram para lugares que ou estão em zona de conflito ou estão com sérios problemas devido ao aquecimento global.

Esse livro, que foi escrito por André Fran, é um relato pessoal de algumas viagens feitas por ele e seus amigos, que na época da publicação também eram apresentadores da série homônima do Multishow “Não conta lá em Casa”.

Será possível encontrar relatos de lugares que não são muito explorados por viajantes, e é por isso que o livro se torna tão rico em conteúdo, pois conhecer lugares como Iraque que ainda passa por uma guerra, a Coreia do Norte que é praticamente impenetrável – mesmo com os últimos esforços de mudar essa realidade -, e conhecer o Afeganistão dos talibãs é algo imensurável. Além de passar pela Somália, pelo Japão e pela Etiópia logo após o tsunami, vendo de perto tudo o que as pessoas passaram e como estão se reerguendo. E ainda tem Tuvalu, a ilha-país que está quase sumindo do mapa devido ao aquecimento global. Com certeza, nos traz aprendizado, não só sobre a história desses países, mas também traz informações sobre as suas respectivas culturas e geografia.

É um relato simples e realista, que faz nos perder na viagem e ficar completamente encantados com os lugares visitados e com a coragem desses amigos de fazer uma viagem que foge completamente dos padrões.

“A calma, ou melhor, a mordomia prosseguiu quando desembarcamos para uma escala de algumas horas no aeroporto de Dubai. Grandioso, com uma decoração ostensiva e abusando de detalhes em ouro, o lugar parecia uma espécie de shopping center da realeza árabe. Os serviços faziam jus à decoração suntuosa: lojas variadas, diversas raças de alimentação e, melhor de tudo, conexão wireless de graça.”

Hoje, o programa do Multishow “Não conta lá em Casa” não faz mais parte da grade do canal, mas o livro ficou para continuar a propagar conhecimento. O legal de tudo isso, é que André Fran não parou por aí. Atualmente, ele e seus amigos continuam a visitar países que estão em crise, em mudança de governo, entre outros. Mas estão no Globo News, com o programa “Que Mundo é Esse?“, em que passam por diferentes países, mostrando as diferentes culturas e o que podemos ou não aprender com eles.

Livros como esse não são apenas entretenimento, mas também trazem muito conhecimento e é quando percebemos o quanto temos que ensinar as nossas crianças. Além de pensar em como o nosso sistema de ensino está defasado, pois existem diferentes maneiras de mostrar aos estudantes como é a realidade de outros países, além de contar a história do mundo de uma forma diferentes.

O livro “Não conta lá em casa” traz um relato detalhado, com uma escrita fluida e informal, mas deixando bem claro o gênero relato. Além de mostrar características geográficas e históricas de uma forma bem simples, pois, assim que o relato de um país começa (no início de cada capítulo), temos as informações básicas desse país, como tamanho, número de habitantes, mapa, entre outras características que são fundamentais para termos uma ideia geral sobre aquele país.

A capa é bem realista, uma vez que a foto do próprio autor do livro caminhando coma mochila nas costas.

O livro é rápido de ser livro, mesmo com suas 456 páginas devido a sua escrita simples e vale a pena conhecer um pouco mais da história desses lugares.

“Seguimos para o país de avião. Dessa forma, aterrissaríamos direto em Yangun, a maior cidade do país, a mais populosa e centro das atenções de todos. Deixaríamos os riscos e as surpresas da missão Mianmar para quando tivéssemos ao menos cruzado a fronteira”.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Sabrina Queiroz

Leitora voraz, que faz mil e uma tarefas. Apaixonada por filmes, séries e leitura em geral. Cacheada de nascença e por amor.

Previous Live action “Sonic” poderá ter Jim Carrey como o vilão Robotnik
Next Crítica: Como Falar com Garotas em Festas

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close