Connect with us

Hi, what are you looking for?

Listas

Rock in Rio 2022: relembre 10 Artistas que deram trabalho para a produção do festival

Rock In Rio
Imagem: Divulgação/George Michael/Rock in Rio/Queen

O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do planeta e sempre convida artistas icônicos, consagrados ou que estão em seu melhor momento artístico. Mas isso tem um preço: grandes artistas geralmente trazem grandes exigências na bagagem ou podem ter uma personalidade bem difícil de lidar. Relembre com a gente 10 artistas que deram muito trabalho para a produção do festival:

Leia também: Rock In Rio 2022 – Line-Up: Já Sabe Qual Dia Escolher?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Queens of the Stone Age

queens of the stone age no Rock In Rio
Imagem: Divulgação/Rock in Rio

A banda Queens of the Stone Age fez sua primeira apresentação no Brasil no Rock in Rio de 2001. Na época a banda era apontada como uma das grandes revelações do rock, mas o público brasileiro ainda não conhecia muito a banda. Além de desagradar bastante o exigente público do festival, o então baixista e vocalista Nick Oliveri decidiu subir ao palco completamente nu, o que causou ainda mais estranheza e o juizado de menores o obrigou a vestir uma calça, ameaçando desligar as luzes do show caso se recusasse. Além disso, precisou ir até a delegacia prestar esclarecimentos. A banda retornaria ao festival em 2015, com a carreira já consolidada e sem Nick Oliveri na formação.

Freddie Mercury

Freddie Mercury
Freddie Mercury. Imagem: Divulgação/Acervo O Globo

Em 1985, o Queen fez um dos shows mais memoráveis da história do festival. Mas nos bastidores a grande estrela da banda, Freddie Mercury deu bastante trabalho para a produção com suas exigências e ataques de estrelismo. Pediu para que os artistas brasileiros não ficassem no corredor enquanto passava, destruiu o camarim todo por uma suposta atitude homofóbica dos outros artistas. Também se irritou com a produção porque o sakê não estava na temperatura de 20 graus celsius, uma de suas exigências.

Guns’N’Roses

Guns N Roses Rock In Rio
Guns ‘N Roses. Imagem: Divulgação/Rock in Rio/ Reprodução Youtube

A banda já tocou em diversas edições do festival e deu muito trabalho em mais de uma ocasião. Na primeira apresentação, no Rock In Rio II, a banda fez exigências que interferiram na programação do festival. As condições impostas pela banda incluíam que a banda Poison não tocasse, pediu para que Judas Priest não usasse pirotecnia em seu show. Não satisfeitos, exigiram que Faith No More entrasse no lineup do festival (disso não dá para reclamar). Na edição de Lisboa, em 2006, Axl Rose levou nove calças jeans iguais mas disse que só se apresentaria com a que tinha esquecido no avião. A produção, é claro, teve que correr para buscar.

Drake

Drake
Imagem: Divulgação/Drake

Drake tinha tudo para fazer um dos melhores shows da edição de 2019 do Rock In Rio. Era o headliner do primeiro dia e ostentava um dos maiores cachês da edição, especulado em US$ 4 milhões. Mas o resultado ficou bem aquém do esperado já que o artista decidiu demitir o responsável pela iluminação e se desentendeu com a equipe de áudio. Dizem que ele quase cancelou a apresentação. Para manter o show, ele exigiu que não fosse transmitido ao vivo, decepcionando não só a produção do festival, como também seus fãs que aguardavam a transmissão pela TV. No dia seguinte, o cantor se desculpou colocando a culpa na chuva. A gente finge que acredita.

Prince

Prince
Imagem: Divulgação/Prince

Que o cantor Prince era excêntrico todos nós sabemos. E as exigências para tocar na segunda edição do festival, em 1991, foram à altura. Pediu um camarim todo decorado na cor púrpura e exigiu a presença de vários seguranças de costas para ele no caminho entre o camarim e o palco. Além disso, pediu 200 toalhas mas teria usado apenas 30. Dessas 30, boa parte foi jogada para a plateia.

Megadeth

Megadeth
Imagem: Divulgação/Megadeth

A lendária banda de metal Megadeth não virá ao festival mas deu trabalho exatamente por ter cancelado a apresentação em duas edições consecutivas. Na primeira, em 2019, o motivo é totalmente compreensível: Dave Mustaine foi diagnosticado com um câncer na garganta. Já na edição deste ano, a banda não apresentou uma justificativa muito clara, divulgando uma turnê americana com show na mesma data que se apresentaria no Rock in Rio, no dia 2 de setembro. Constrangedor.

Claudia Leitte

Claudia Leitte
Imagem: Divulgação/Claudia Leitte

A cantora Claudia Leitte chegou muito contestada no Rock in Rio IV, que aconteceu em 2011. Mas foi bem recebida pela plateia no início do show. Tudo ia bem até decidir cantar um de seus maiores sucessos “Corda do Caranguejo”. A música tem uma coreografia bem difícil de ser realizada em lugares lotados e a plateia implorou para que a artista não cantasse. Claudia ignorou os apelos da plateia e recebeu uma chuva de vaias em seguida. Não satisfeita, ironizou a plateia em uma das pausas da canção com a seguinte fala: “Você aguenta o curso? Foi para isso que você se matriculou?”. Para fechar de forma desastrosa, um sobrevoo pelo palco deu errado e a cantora ficou de cabeça para baixo, pendurada nos cabos.

AC/DC

Ac/DC no Rock In Rio
Imagem: Divulgação/Site AC/DC Brasil

O AC/DC não estava num bom momento em 1985, mas fez um grande show na primeira edição do festival. Mas nos bastidores, uma exigência deu muito trabalho para a produção. Para a apresentação, Brian Johnson tocaria um gigantesco sino na clássica canção “Hells Bells”. Um grande esforço logístico foi feito para trazer o sino de navio a tempo para a apresentação. Contudo, o sino era pesado demais para o palco e a produção teve que se desdobrar mais uma vez para providenciar uma réplica de gesso para a apresentação. No final, deu tudo certo.

George Michael

George Michael
Imagem: Divulgação/Rock in Rio (Youtube)

O cantor de “Careless Whisper” fez um pedido bastante estranho na edição de 1991 do Rock In Rio. Ele pediu 20 pratos de comida kosher lacrados e abençoados por um rabino, mas só consumiu um. É isso mesmo que você leu. Não satisfeito, exigiu que a produção pagasse uma viagem de férias na Região dos Lagos do Rio de Janeiro por 15 dias.

Katy Perry

Katy Perry
Imagem: Divulgação/Rock in Rio (Créditos: G1)

A cantora Katy Perry já se apresentou em duas edições do Rock In Rio. Na segunda passagem, na edição de 2015, a cantora exigiu um camarim todo decorado com tema francês, uma cadeira personalizada no estilo direção de cinema. Um funcionário exclusivo para cortar e picar seus legumes, verduras e frutas. Além disso, a simpatia passou longe e ela teria pedido que nenhum funcionário falasse com ela e exigiu silêncio absoluto antes de subir ao palco.

E então, curtiu a nossa lista de artistas-problema que já passaram pelo Rock In Rio? Se lembrar de outros, deixe um comentário!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

4 Comments

4 Comments

  1. Eliane

    24 de abril de 2022 at 13:46

    Não conhecia essa parte insuportável dessa galerinha aí… É o quê? Uma aposta que eles fazem pra ver quais são as exigências mais esdrúxulas? Ridículos… Agora, pior que essas palhaçadas e ter a inexpressiva Cláudia Leite nesta lista… Fala sério!
    Valeu, Amandinha! Tu é Phod*

    • Amanda Moura

      25 de abril de 2022 at 20:09

      Obrigada pelo comentário, Eliane! É muito louca mesmo essa competição de quem faz mais exigências quase impossíveis.

  2. Mendigo da Lapa

    24 de abril de 2022 at 22:30

    O molejão pediria apenas uns engradados de cerveja, injusto nunca terem sido convidados.

    • Amanda Moura

      25 de abril de 2022 at 20:10

      E não é, Mendigo? Um churrasquinho na laje do chatão resolveria essa parada fácil, fácil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Música

Banda se apresentaria no dia do metal O Rock In Rio 2022 anunciou que a banda Megadeth cancelou sua apresentação no festival. A banda...

Música

Venda em tempo recorde e cinco dias esgotados em apenas 1h44 No primeiro dia de vendas, em menos de cinco horas, seis dias estão...

Música

As vendas de ingresso para o Rock in Rio 2022 será liberada hoje (5 de abril) às 19 horas Está chegando o momento de...

Música

Venda dos ingressos se inicia às 19 horas dessa terça-feira Nesse dia em que se iniciam as vendas de ingresso do Rock In Rio...

Advertisement