Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Rock in Rio Lisboa 2014: um sucesso atrás do outro

Pelo décimo ano em Lisboa, festival bateu recordes de público

Falar de Rock in Rio é sinônimo de triunfo. E a sexta vez na capital portuguesa não poderia ser diferente. Novamente no Parque Bela Vista e dez anos depois da primeira edição, o festival manteve a tradição dos cinco dias de shows, porém repletos de novidades. O resultado: 345 mil pessoas que aproveitaram cada segundo do festival.

A Cidade do Rock se modernizou, à exemplo do Brasil. O mini-parque de diversões, com roda-gigante, montanha-russa e tirolesa foi um grande atrativo para o público. O palco de música eletrônica, Rock Street e Vodafone, patrocinado pela empresa telefônica, foram bem requisitados. O line-up também foi primordial. De The Rolling Stones à Justin Timberlake, teve música para todos os gostos. Inclusive o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, deu uma passadinha pelo RiR no dia do grupo de Mick Jagger, comprovando que até os engravatados curtem um bom som. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Line-up do Rock in Rio Lisboa 2014. Imagem: Divulgação/Rock in Rio

Ponto a ponto 

Começando no dia 25 de maio, o festival já contou com nomes de peso. Ivete Sangalo, Paloma Faith, Boss AC e Aurea, além da grande estrela da noite, Robbie Williams. Com a turnê “Swing Both Ways Live”, o ex-vocalista do Take That colocou os portugueses para cantar junto. No repertório, sucessos consagrados como “Rock DJ”, “Kids” e “Angels”, que emocionou no encerramento da apresentação. Covers também não faltaram, de Blur (“Song 2”) à Oasis (“Wonderwall”), Williams agradou do início ao fim. 

O dia 29, sem dúvidas, foi o mais memorável do RiR 2014. Com ingressos esgotados, os mestres do The Rolling Stones fizeram um show para ninguém por defeito. Um dos melhores momentos, sem sombra de dúvidas, foi a participação de Bruce Springsteen, que havia cantado no ano anterior na edição brasileira. As outras atrações também não ficaram para trás. Os veteranos do Xutos & Pontapés, bem como Gary Clark Jr. e o encontro de Rui Veloso com Lenine e Angelique foram bem aplaudidos. 

No dia seguinte, mais rock para dar e vender. O Linkin Park levou a multidão ao delírio, de maneira idêntica ao Queens of The Stone Age, que já havia tocado em 2001, no Rio. Destaque também para os brasileiros do Capital Inicial e o DJ Steve Aoki – que jogou bolos e barcos para o público. 

O último fim de semana

O penúltimo dia foi todo pop. Uma bela homenagem ao cantor António Variações, falecido precocemente em 1984, foi comandada por Linda Martini, Gisela João, Rui Pregal da Cunha e Deolinda. Lorde fez sua primeira performance em Portugal, sendo bastante elogiada. Logo depois, o Arcade Fire e Ed Sheeran, que estourava com “Sing” nas rádios mundiais e lançaria o álbum X” dias depois, colocaram o Parque Bela Vista para ferver. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Finalmente, em 1º de junho, 80 mil pessoas dançaram ao ritmo de Jessie J e ovacionaram Justin Timberlake, que já havia estourado na edição brasileira em 2013. Mac Miller, que substituiu Chic e Nile Rodgers desde que estes precisaram cancelar suas apresentações, Kika, João Pedro Pais e Jorge Palma também fizeram shows elogiados pela crítica e fãs. Em suma, foi uma edição de acertos. Tão elogiada pelo público que garantiu a sétima vez do festival português, em 2016. 

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Giulia Cordeiro é carioca, jornalista e professora por formação, artista por amor. Amante da música e dos gatinhos, não sai de casa sem um caderno e caneta, e adora boas histórias (geralmente bem longas).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Música

Com Rock In Rio Card esgotado em tempo recorde, festival confirma também Cee Lo Green em tributo a James Brown A programação do Palco...

Música

Festival acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022 A partir de hoje, 21 de setembro, às...

Música

Festival acontece em setembro de 2022 Dua Lipa foi confirmada como mais uma atração no Rock In Rio 2022. A cantora inglesa dos sucessos...

Música

Festival acontecerá em setembro do próximo ano O Rock In Rio anunciou o line-up completo da segunda noite de festival em 2022, que será...

Advertisement