Quem não se lembra de frases como “vudu é pra jacú!” ou “em todos estes anos nessa indústria vital, esta é a primeira vez que isto me acontece”? Quem nunca chamou o doutor Hans Chucrute ou disse que “se o Pica-Pau tivesse comunicado a polícia isto nunca teria acontecido”? Acredito que pouquíssimos respondam essas perguntas com um “não”, já que o Pica-Pau é um dos personagens mais queridos por nós, brasileiros, e se tornou um ícone de nossa cultura.O Pica-Pau (Woody Woodpecker) surgiu em 1940 e tem uma história de origem controversa… De acordo com um agente de imprensa de Walter Lantz, durante a lua de mel de seu criador, um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé alugado pelo casal, o que fez com que Grace, a esposa de Walter, sugerisse a criação de um personagem inspirado no pássaro incoveniente. Seria uma história bem bacana de criação, se não fosse por um pequeno detalhe temporal: Walter e Grace se casaram em 1941, um ano após a criação do personagem. Deduzimos então que ou o artista tinha um DeLorean para voltar no tempo ou a história de criação é fictícia como os personagens animados! Controvérsias à parte, o fato é que o pássaro maluco surgiu como um coadjuvante no curta Knock Knock, de Andy Panda. Curiosamente, aqui no Brasil o episódio ganhou o título de “Pica-Pau ataca novamente”, o que mostra que não sabiam muito bem a ordem dos episódios na hora de criar a versão brasileira! Para quem não se lembra, é aquele episódio em que Andy Panda e seu pai tentam colocar sal no rabo do Pica-Pau para capturá-lo. Tamanho foi o sucesso do personagem, que no ano seguinte ele já ganhou sua própria série, sendo o primeiro episódio de sua carreira solo o “Pica-Pau Biruta” (simplesmente Woody Woodpecker no original), curta em que todos pensam que o Pica-Pau está louco, fazendo com que ele vá consultar um psiquiatra.Existem muitas fases do Pica-Pau, que mudou muito durante todos esses anos, tanto física como psicologicamente. Na primeira temporada (1941 – 1943), ele era completamente louco e tinha uma aparência bem grotesca, com dentes separados e pernas bem grossas. Na segunda (1944 – 1949), ele já começa a ter uma forma mais delicada, as pernas já não eram tão grossas e tinham a cor azul, ao invés do amarelo listrado da primeira versão. Da terceira temporada até a sexta (1950 – 1972) o pássaro ganha a sua forma considerada a favorita entre a maioria dos fãs, mais magro, com o topete virado para frente e com formas bem mais delicadas que as versões anteriores. Com isso, concluímos a fase clássica do personagem, e ele só voltaria às telas após muitos anos com “O Novo Pica-Pau” (The New Woody Woodpecker Show) em 1999. Nessa nova série, o personagem teve seu visual nitidamente inspirado pelas primeiras temporadas, enquanto o lado psicológico permaneceu mais ou menos como o da terceira em diante, apenas um pouco mais maluco…
Não é só o protagonista que tem o carinho dos fãs! Muitos dos antagonistas também estão nos corações de várias gerações. Entre eles temos o Zeca Urubu, Meany Ranheta, Zé Jacaré, Leôncio, Smedley (o cachorro da “indústria vital”), Dooley e muitos outros! Há também personagens secundários que merecem ser lembrados, como o corvo Jubileu, Toquinho e Lasquita (sobrinhos do Pica-Pau), a namorada Paulina (Winnie no original e em “O Novo Pica-Pau”) e Pulguento, cachorro de estimação do Pica-Pau em alguns episódios.Mesmo após tantos anos o personagem segue conquistando novos fãs. Em outubro, teremos nos cinemas um novo filme com o personagem, que estará nas telonas em versão live-action. A opinião sobre o filme está dividida, de um lado estão fãs que gostaram do que viram no trailer, já que o personagem está com a aparência considerada a favorita entre todas elas (1950-1972), do outro lado está o pessoal que não gostou do que viu, sendo um dos principais motivos o fato de não aparecerem outros personagens da série além do Pica-Pau. Consideramos cedo para dar uma opinião e estamos ansiosos para conferir essa nova aventura do pássaro biruta nos cinemas!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.