Já pensou em viajar pelo Brasil sem pagar nada? E poder entrar em eventos culturais como teatro, dança, shows e esportivos?! Com o novo aplicativo “ID Jovem”, lançado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica, isso será possível e mais fácil. Mas, como é governamental, já sabemos que existem alguns poréns a começar pela idade.
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento digital que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Assim, se você se enquadra na idade, de 15 a 29 anos, um passo a frente, afinal vocês terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.
Para entenderem melhor a questão do transporte, em todas as viagens são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Se as vagas gratuitas esgotaram, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. Direito regulamentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Mas o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município e a reserva de assentos para os jovens podem ser feitas até 3 horas antes da partida do transporte.
Como você pode garantir a sua ID Jovem?
Além de ter entre 15 a 29 anos, independente de ser ou não estudante, você precisa estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para se inscrever e/ou atualizar suas informações no cadastro, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
Destinado a pessoas de renda de até dois salários mínimos, você também precisa comprovar a renda mensal de sua família. E repetindo: Ela tem que ser até dois salários mínimos! Em torno de até 1,8 mil reais.
E por fim, mas não menos importante, você precisa ter o NIS (Número de Identificação Social), um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar. Ele pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem ou clicando aqui. Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.
Emitir a ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deve ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu Smartphone ou impresso pela página da internet. Mas atenção: Ela tem validade de 30 dias e após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Agora, se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado quando necessário.
No dia 06 de dezembro de 2016, a Caixa Econômica Federal lançou em seu canal no YouTube um vídeo falando rapidamente sobre a ID Jovem que você confere abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=L-EHNtk1O_w
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.