“Squid Game”, da Netflix, se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais nos meses de setembro/outubro de 2021.
A série coreana de suspense e sobrevivência, “Squid Game”, que mostra um grupo de pessoas participando de uma misteriosa competição onde eles jogam jogos infantis mortais por dinheiro, foi lançada em 17 de setembro de 2021 e desde então se tornou popular em todo o mundo.
Depois de apenas onze dias do lançamento, o K-drama se tornou o maior programa não-inglês da Netflix, superando a série francesa “Lupin” e a série espanhola “Money Heist” (La casa de papel).
Após isso, foi afirmado em um evento público pelo co-CEO e chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, que “Squid Game” está na seleta lista dos programas da Netflix mais assistido de todos os tempos.
O mais popular de todos os tempos?
Atualmente há sete meses do lançamento, apenas nas primeiras quatro semanas a série acumulou 1,65 bilhão de horas de visualização, de acordo com os dados mais recentes da Netflix. Isso consolida “Squid Game” como a série Netflix mais popular de todos os tempos.
Ainda entre setembro e outubro de 2021, no total, as pessoas passaram cerca 182.000 anos assistindo “Squid Game” na Netflix – somando o tempo de reprodução da obra globalmente.
A série tem apenas nove episódios e, com exceção do penúltimo, todos têm cerca de uma hora de duração. Anteriormente o maior lançamento de série do serviço de streaming era “Bridgerton”.
Entretanto, “Bridgerton” só tinha esse título desde janeiro de 2021, e havia algumas dúvidas sobre quantas pessoas realmente assistiram a série por completo, já que a Netflix tinha uma política confusa de contar dois minutos como uma “visualização”.
Isso significa que um assinante poderia, teoricamente, desistir de um programa depois de alguns minutos e ainda se juntar às pessoas que assistiram a tudo. Além disso, assinantes que assistem filmes e séries com VPN para Netflix também não entram na conta.
Entendendo o método de contagem
A Netflix aplicou a mesma métrica em “Squid Game”, dizendo que 142 milhões de assinantes assistiram a série, entretanto, novamente, isso foi baseado apenas em quantas pessoas assistiram dois minutos ou mais.
Isso não é o mesmo que contar quantas pessoas compraram ingressos para um filme no fim de semana de estreia.
Nem é o mesmo que as classificações da popular empresa de auditoria americana Nielsen, onde temos uma visão mais completa da demografia e não apenas o que é popular, mas o que é impopular, como os programas menos vistos.
No entanto, após uma pesquisa mais elaborada, ao contar as horas de visualização agregadas e trazer uma empresa de contabilidade para auditar os resultados, a Netflix, pelo menos superficialmente, trouxe mais transparência e uma avaliação mais precisa do envolvimento geral do público em “Squid Game”.
Atualmente a Netflix conta com uma página dedicada que disponibiliza os dados em tempo real das séries e filmes mais assistidos (classificados por horas de visualização) ao redor do mundo.
Sobre o que é o Squid Game?
Caso você ainda não tenha assistido a série, aqui está uma breve explicação do que se trata a história.
“Squid Game” é uma série de suspense e sobrevivência que segue Seong Gi-hun, um homem azarado, viciado em jogos de azar e endividado, que acaba se juntando a um jogo misterioso ao lado de 455 outras pessoas para ganhar um prêmio bilionário.
Ao longo dos 9 episódios, descobrimos que os jogos são muito mais sinistros do que parecem –o que parecem jogos inocentes da infância se tornam competições mortais. Além disso, ao longo dos episódios acompanhamos a história de diferentes personagens e suas vidas antes de entrarem no jogo.
Pessoas mascaradas em capuzes vermelhos são a receita para o sucesso
Como os dados indicam o segundo programa não inglês mais popular da Netflix – com 619 milhões de horas de exibição – é o “Money Heist: Part 4” da Espanha.
Curiosamente, a série também apresenta pessoas mascaradas com capuzes vermelhos, então parece que essa é uma receita para o sucesso; ou apenas uma coincidência incrível.
A terceira temporada de “Stranger Things” e a primeira temporada de “The Witcher” são o segundo e terceiro programas ingleses mais populares e o quarto e quinto títulos de TV mais populares na Netflix em geral.
Ainda sobre a série coreana, a demanda pela segunda temporada disparou graças ao final da primeira temporada, mas o criador, escritor e diretor Hwang Dong-hyuk revelou em entrevista que ele “não tem planos bem desenvolvidos para Squid Game 2”.
Ele acrescentou:
“Mas se eu fosse fazer isso, certamente não faria sozinho. Eu consideraria usar uma sala de roteiristas e gostaria de vários diretores experientes para dar continuidade a franquia”.
Entretanto, recentemente, foi oficializada a segunda temporada da série, que ainda se encontra sem previsão de estreia.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.