O ano de 2023 foi atípico para o cinema mundial. A pandemia, que além dos desastres que gerou, também afetou a produção de diversos projetos que tiveram seus lançamentos adiados. Chegando a nós em 2023, não conseguimos ficar um segundo sem frequentar o cinema ou assistir a esses novos filmes nos mais diversos serviços de streamings. Além de quantidade, tivemos muita qualidade.
E pode ter certeza, o cinema brasileiro não ficou pra trás. Ainda buscando se reestabelecer do descaso de governos anteriores, os filmes deste ano fazem uma promessa para que 2024 seja ainda melhor.
Confira agora os 10 melhores filmes brasileiros de 2023 (na minha humilde opinião):
10. O sequestro do voo 375
Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Nonato, um homem revoltado com o atual estado do país, que enfrentava uma crise durante o governo de José Sarney. O homem então decide sequestrar o voo 375, da VASP, e jogá-lo em cima do Palácio do Planalto.
Sendo um caso pouquíssimo conhecido entre o povo brasileiro, acompanhar as reviravoltas do enredo pode se mostrar uma experiência capaz de te deixar na ponta da cadeira. O diretor Marcos Baldini traz uma adaptação fidedigna do caso, fazendo um resgate histórico, além de possuir um humor extremamente pontual. O filme está atualmente em cartaz nos cinemas.
9. Elis e Tom
A relação entre os dois ícones da música brasileira sempre foi alvo de muitas indagações e fofocas. Dizem ao léu que Tom odiava Elis, e que as gravações de um dos melhores álbuns da música brasileira são cercadas de muitas brigas entre os dois e a equipe que participava da produção. Após mais de 50 anos, Roberto de Oliveira, empresário de Elis na época, revela possuir um material bruto de 5 horas de gravações dos bastidores. E agora, finalmente, podemos saber não só a história completa do que de fato aconteceu, mas também o contexto completo, de antes e depois, das histórias desses dois grandes músicos. O documentário está atualmente disponível na Netflix.
8. Propriedade
Sendo a mais recente estreia dessa lista, Propriedade conta a história de Tereza, uma reclusa estilista que se “refugia” em uma fazenda de sua família após um caso de violência. Chegando ao local, os trabalhadores se indignam com a noticia de que a propriedade está prestes a ser vendida. Eles organizam um levante, e Tereza se tranca em seu carro blindado para se proteger. Com muitas reviravoltas e diversos subtextos, vale a pena assistir Propriedade nos cinemas.
7. Medusa
Uma gangue de justiceiras religiosas saem a noite mascaradas atrás de outros pecadores para serem convertidos a sua religião, ou então serão subjugados. O incrível enredo do filme escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira é tão verossímil que é capaz de nos fazer questionar se a história realmente se passa em uma distopia, ou se estamos vivendo em uma. Sua mensagem potente faz com que o filme seja um marco no cinema nacional.
6. Pedágio
O longa de Carolina Markowickz, uma das promessas do cinema nacional, conta a história de Suellen, uma cobradora de pedágio que enfrenta um dilema em casa com seu filho, Tiquinho. Ela enxerga a sexualidade do seu filho como uma doença, e coloca em ação um plano absurdo para pagar a caríssima “cura gay” de um pastor estrangeiro. Com Maeve Jinkings no papel principal, já sabemos que a parceria entre ela e a diretora é resultado de filmes magistrais, como “Carvão” de 2022. Aqui, o resultado não poderia ser diferentes, e a cineasta entrega um filme potente.
Leia mais: Os 10 Melhores Filmes de 2023
5. Bizarros peixes das fossas abissais
Uma mulher capaz de metamorfosear a própria bunda em um gorila, uma tartaruga e uma nuvem. Esse trio extremamente… diverso irá embarcar em uma jornada em direção ao fundo do mar. A qualidade do longa que busca utilizar de uma forma mais tradicional de animação é lindíssima, além da obra possuir um texto muito divertido. A animação dirigida por Marão estreou no festival do Rio, mas chega somente aos cinemas em janeiro. O filme possui as vozes de Guilherme Briggs, Rodrigo Santoro e Natália Lage.
4. Otelo, o Grande.
Documentário que conta a vida e carreira de um dos grandes símbolos da cultura negra brasileira, o Grande Otelo. Feito completamente a partir de imagens de arquivo, o longa é capaz de utilizar de obras em que Otelo atuava para ilustrar o momento que é narrado pelo próprio em entrevistas e apresentações. O longa venceu o prêmio de melhor documentário do Festival do Rio de 2023.
3. Tia Virginia
Uma senhora que não teve filhos e nunca se casou passou os seus últimos recentes dias cuidando de seus pais moribundos, convencida pelas irmãs a fazer isso. Agora, suas irmãs vão até sua casa comemorar o Natal, e nós acompanhamos o dia de Virginia se preparando para a visita. Vera Holtz é genial em sua interpretação, e o filme combina o roteiro sensível com sua visão tragicômica de um dos eventos anuais mais comuns a todas as famílias brasileiras.
2. Black Rio! Black Power!
Focado em contar o rápido sucesso dos bailes de Soul do Rio de Janeiro, “Black Rio! Black Power!” vai muito além em sua proposta. Emílio Rodrigues, cineasta e documentarista, registra em vida ícones da cultura negra brasileira, como Dom Filó, cofundador do maior acervo audiovisual de cultura negra da américa latina, o Cultne. É incrível ver o brilhantismo de uma época e as entidades que foram fundamentais para a criação de uma cultura que perdura até hoje nos bailes funks e na valorização do povo preto.
1. Retratos Fantasmas
O representante brasileiro para a atual edição do Oscar infelizmente não foi selecionado para a disputa, mas isso não apaga em nada o brilhantismo no documentário de Kleber Mendonça. O cineasta é capaz de tecer através de registros pessoais e memórias de figuras importantes para seu desenvolvimento como profissional e como pessoa, uma narrativa onde o centro de Recife é o protagonista. Através da sua narrativa, o documentário é capaz de demonstrar não só as transformações que ocorreram no espaço geográfico de Recife, mas o impacto e as mudanças na forma de se consumir cinema no Brasil.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
2 Comments