O racismo está presente, mas é pouco discutido pelas pessoas que se dizem socialmente conscientes.
A onda de protestos nos EUA – iniciada depois do assassinato do cidadão negro George Floyd por um policial branco – é justa e necessária, isso é fato. Mas, além de dela, é preciso que haja a conscientização das pessoas em relação ao crime que o racismo e os outros modos de preconceito representam. Para isso, a arte é extremamente necessária.
Como a forma de arte mais popular e acessível atualmente é, inegavelmente, o cinema, fizemos uma lista de 5 filmes que mostram e discutem o racismo para que você possa conhecer a luta de nossos irmãos negros por direitos iguais, respeito e paz.
Confira abaixo:
Infiltrado na Klan
Spike Lee possui dois filmes na lista, o que não é uma surpresa para um cineasta que vem explicitando o racismo norte-americano há anos. Em “Infiltrado na Klan”, de 2018, não é diferente, mas a história usa do humor para retratar o sério tema. No filme, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro, consegue se infiltrar na organização racista e criminosa Ku Klux Klan ao virar membro dela em 1978.
O ódio que você semeia
Também de 2018 “O ódio que você semeia” mostra uma adolescente negra – interpretada pela estrela em ascensão Amandla Stenberg – que presencia o assassinato de seu amigo por um policial branco. Como única testemunha, ela precisará depor no tribunal em meio aos protestos que tomam conta da cidade em que mora e das chantagens que recebe.
Eu não sou seu negro
”Eu não sou seu negro” é construído a partir do livro inédito e inconcluso do escritor estadunidense James Baldwin (1924 – 1987), batizado de “Remember This House” (1979). O documentário faz uma reflexão sobre o histórico racista dos EUA ao mesmo tempo que mostra os assassinatos de três líderes negros: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. Contudo, James Baldwin – que saiu dos EUA por não aguentar a pressão de ser negro em um país racista – também é central na obra dirigida por Raoul Peck.
Malcolm X
Segundo filme de Spike Lee da lista, “Malcolm X” traz a atuação poderosa de Denzel Washington como o famoso líder afro-americano que teve o pai e a mãe assassinados pela Ku Klux Klan, o que o fez lutar, às vezes violentamente, em favor dos direitos dos negros em seu país. A cinebiografia mostra toda a trajetória de Al Hajj Malik Al-Shabazz, nome adotado depois dele se converter à religião islâmica, ao passo que começa sua revolução.
Vazante
Para lembrar que o Brasil é tão ou mais racista que os outros países, vale citar o filme “Vazante” (2017), dirigido por Daniela Thomas. A história se passa no início do século XIX na região de Minas Gerais quando negros recém-chegados da África sofrem com a escravidão. A situação se agrava quando a esposa adolescente de um barão se aproxima e começa a conviver com os escravos, ao mesmo tempo que seu marido os trata como animais.
Imagens: Divulgação
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.