“Matrix” foi lançado em 1999 e excedeu qualquer expectativa para um filme de ação obviamente baseado em mangás e histórias em quadrinhos. A originalidade de seu roteiro e a qualidade de seus efeitos especiais e visuais garantiram à produção quatro prêmios da Academia, além de uma legião de fãs. Talvez por isso a notícia de que um provável reboot¹ estaria em seus estágios iniciais de produção pelos estúdios da Warner Bros tenha causado surpresa e descontentamento em grande parte do público que acompanhou a história de Neo.
A insatisfação gerada pelo anúncio de um provável reboot de “Matrix” acaba sendo intensificada pelo rumor de que o ator Michael B. Jordan seria um dos potenciais cotados para estrelar o novo filme. Para quem não lembra, Jordan atuou no famigerado reboot “Quarteto Fantástico” de 2015 que foi massacrado pela crítica e pelos fãs através das bilheterias. Além disso, é impossível deixar de comentar a péssima recepção que o papel do ator quando anunciado para interpretar Johnny Storm, o “Tocha Humana” devido a mudança de etnia do personagem.
Por mais que “O Quarteto Fantástico” de 2015 não tenha agradado em termos técnicos, a repercussão que a mudança étnica do personagem gerou entre fãs, na época, ficou óbvia, e isto definitivamente agravou a situação das bilheterias.
É importante mencionar que o boicote à lançamentos que se propõem a modificar a etnia ou sexo de personagens para a de minorias sociais² não é algo raro, o fenômeno ocorre com bastante frequência principalmente em quadrinhos. No cinema, uma de suas vítimas mais recentes foi o novo “Caça-Fantasmas: Atenda ao Chamado” de 2016, que contou com quatro mulheres protagonista, entre elas 3 cientistas. O filme foi bem recepcionado pela crítica especializada, mas acabou gerando um prejuízo de cerca de US$ 70 milhões para a Sony e as atitudes misóginas e racistas do público fizeram com que a atriz Leslie Jones excluísse sua conta no Twitter.
I leave Twitter tonight with tears and a very sad heart.All this cause I did a movie.You can hate the movie but the shit I got today…wrong
— Leslie Jones 🦋 (@Lesdoggg) July 19, 2016
“Esta noite eu deixo o Twitter com lágrimas e com o coração muito triste. Tudo isto porque eu fiz um filme. Você pode odiá-lo, mas a m**** que eu passei hoje… isso está errado.”
Mas voltando ao novo “Matrix”.
A velocidade com que as notícias devem ser criadas para “que se tornem” inéditas e, assim consigam chamar a atenção na internet, às vezes, tem um custo grande que se reflete na sua qualidade ou mesmo na veracidade do que é veiculado. Foi exatamente o que aconteceu com a notícia à respeito do “reboot de Matrix” que foi espalhada com certa falta de atenção por muitos sites grandes.
A revista The Hollywood Reporter foi a responsável pela notícia em primeira mão através de fontes não especificadas. Na reportagem original encontramos os seguintes dados que aqui serão colocados de forma objetiva para que não haja nenhum mal entendido:
- “It’s still not clear what shape the project will take” (Ainda não está clara a forma que o projeto terá) – O que indica que não se sabe exatamente se será um reboot do filme de 1999, um remake, uma série, etc.
- “Sources say there is potential interest in Michael B. Jordan to star, but much must be done before the project is ready to go.” (Fontes indicam que existe um potencial interesse em Michael B. Jordan para estrelar, mas há muito a ser feito antes do projeto estar pronto) – A participação de Jordan nem ao menos está confirmada.
- “At this point, the Wachowski siblings, who wrote and directed the original and its two sequels, are not involved and the nature of their potential engagement with a new version has not been determined. Certainly, Warners would want the two filmmakers to give at minimum a blessing to the nascent project. The studio had no comment.” (Neste ponto, as irmãs Wachowski, que escreveram e dirigiram o original e suas duas continuações³, não estão envolvidas e a natureza do seu potencial engajamento na nova versão ainda não foi confirmada. Certamente, a Warner vai querer que as duas cineastas deem no mínimo sua benção a este projeto nascente. O estúdio não fez nenhum comentário) – Nada está confirmado, nem a participação das irmãs Wachowski nem uma possível benção, mesmo que seja algo esperado para que o projeto siga adiante.
- Em entrevista para a para o site Yahoo Movies, enquanto estava promovendo o filme “John Wick: Um novo dia para matar”, Keanu Reevers foi perguntado se voltaria ao papel de Neo se as irmãs Wachowski estivessem envolvidas e respondeu: “They would have to write it and direct it. And then we’d see what the story is, but yeah, I dunno, that’d be weird, but why not?” (Elas teriam que ser responsável pelo roteiro e direção. E então veríamos do que a história se trata, mas sim, eu não sei, seria estranho, mas por que não?).
- “The idea of adapting The Matrix as a television series was nixed in recent months. But Warner Bros. sees a model in what Disney and Lucasfilm have done with Star Wars, exploring the hidden corners of the universe with movies such as Rogue One: A Star Wars Story or the in-production young Han Solo film. Perhaps a young Morpheus movie could come out of the exploration, as an example.” (A ideia de adaptar “Matrix” para uma série de televisão foi abordada nos últimos meses. Mas a Warner Bros. vê um modelo no que a Disney e a Lucasfilm fizeram com Star Wars, explorando os cantos secretos do seu universo com filmes como “Rogue One: Uma história Star Wars” ou as produções internas como o filme do jovem Han Solo. Talvez um filme do jovem Morpheus poderia vir da exploração, como um exemplo) – Nesta parte o autor da notícia (conhecedor do gênero geek e que possui informações sobre as movimentações da Warner) comenta sobre as possibilidades da nova produção, que poderiam enveredar inclusive para um spin-off baseado na história de Morpheus.
Resumindo: Ainda não se sabe se será um reboot do filme de 1999 e muito menos se Michael B. Jordan viverá o papel de Neo – Algo que já mostrou-se uma preocupação entre muitos fãs, que por algum motivo, não concordam com mudança de etnia de personagens – mas imaginem como seria incrível vermos o passado de Morpheus vivido por Jordan? Atenção: Isto também não foi confirmado!
Em uma coisa podemos todos concordar: Saber mais sobre o universo de “Matrix” será sensacional, e esta possibilidade ainda está em aberto e cada vez mais próxima com o sucesso dos spin-offs de “Star Wars”.
¹ Reboot: Reinicialização. A produção de uma nova versão da obra.
² Negros(as) e mulheres são considerados(as) minorias, assim como indígenas, LGBTQs, etc.
³ As Wachoski, quando produziram A trilogia “Matrix” ainda não tinham passado pela transição de gênero.
Por Raoni Vidal
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.