Através da ficção, sonhar é também prever o futuro
Na vanguarda moral tecnológica, a mente humana é capaz de antecipar nossos maiores sonhos e supostas loucuras e torná-las parte integral de nosso cotidiano. Esses são 10 exemplos de tecnologias futurísticas de filmes que de certa forma preveram o futuro.
Drones
Eles podem não ser necessariamente tão letais quanto aqueles da franquia “O Exterminador do Futuro” (1984), mas o que parecia a mais distante ficção não só é realidade como está por todas as partes. Seja entregando as compras do mês, fazendo shows noturnos, ou mesmo como utensílios de guerra, os drones chegaram para ficar.
Smartphones
É absurdo pensar como 2001 era imaginado, mesmo para a ficção, em 1968. É o que ocorre com os tablets de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, clássico do cinema que previu muitas das tecnologias que utilizamos hoje. No filme, esses aparelhos ultramodernos parecem reproduzir muitas das funções que utilizamos nossos smartphones, plenamentes integrados a nossa vida, inclusive para o lazer.
Leia Mais: 5 Filmes Cult que Desafiaram Conveções e Se Tornaram Referências no Cinema
Chamadas de vídeo
Poderíamos falar da tensão social e ansiedades frente a segunda geração de direitos humanos/do trabalho do magnífico “Metrópolis” (1927), mas o que queremos chamar atenção é como esse clássico da ficção científica não só se mantém fresco, mas previu com boa espirituosidade as chamadas de vídeo muito antes dela se tornarem parte de nossas vidas.
Vestidos que mudam de forma
Essa não é bem algo que vemos todos os dias, mas recentemente em promoção pela Adobe um vestido que muda de cor/forma balançou a internet. Quem se lembra então do icônico vestido de Katniss Everdeen que pega fogo, em “Jogos Vorazes: A Esperança”? Disso até lá é um passo no mínimo grande de imaginação, mas a tecnologia não vai demorar a cumprir esse feito com maior vivacidade.
Camuflagem térmica
Você pode não ver (trocadilhos a parte), mas essa é uma pesquisa ativa na Universidade de Tóquio, inspirada nem mais nem menos que em “Ghost In The Shell” (1995), mas é claro que a reprodução é relativamente bem mais limitada que na animação que deu inspirações para toda uma geração repensar o gênero sci-fi.
Impressoras 3D
Materializar matéria aparentemente ex nihilo é um sonho antigo, e isso também aparece com alguma frequência na ficção. No exemplo de “O Quinto Elemento” (1997), uma máquina capaz de criar matéria humana, incluindo ossos e tecidos, era apenas um delírio na mente dos roteiristas, e hoje um milagre da ciência.
Leia Também: As 5 melhores séries de mistério e suspense para maratonar
Assistentes virtuais
“Blade Runner” (1982) bem poderia se encaixar em vários tópicos desse artigo, mas queríamos trazer destaque para a imaginação de uma vida automatizada e diretamente gerenciada por assistentes virtuais. Se em 2017 isso ainda era um luxo, com assistentes como da Amazon e até o ChatGPT o futuro da humanidade nunca mais será o mesmo.
Viagens espaciais privadas
Vários filmes tentam imaginar realidades paralelas hiperfuturísticas, mas “WALL-E” (2008) surpreende por sua delicadeza em buscar, meio a distopia, algo que une a humanidade: esperança. Na história, humanos estão completamente alienados e controlados por robôs de uma grande corporação que evacuou as pessoas de uma Terra extremamente poluída. Em paralelo, no mundo real as empresas privadas dão seus primeiros passos na exploração espacial.
Compre Agora: Echo Show 10: Smart Display HD de 10,1" com movimento e Alexa
Carros voadores
2024 não é tão divertido como imaginávamos. Bem, ao menos hoje em dia não faltam projetos de carros voadores que funcionam, só não possuem alta reprodutibilidade e tampouco proposta prática — isso volta para você, “De Volta Para o Futuro” (1985). Imagine o caos que seria (será?) com um trânsito aéreo como o de uma metrópole como São Paulo?
Imagens: Divulgação/Disney Plus/Metrópolis
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.