Conheça 5 autores nacionais que estão fazendo o maior sucesso
O Brasil é riquíssimo em cultura, principalmente no que se refere a literatura. Por isso, decidimos trazer cinco autores de vários estilos que estão dominando o cenário editorial nacional:
Itamar Vieira Jr.
Itamar Vieira Jr. nasceu em Salvador, Bahia, em 1979. Formou-se em geografia e hoje é doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia com foco na formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste.
Em 2012, publicou seu primeiro livro de contos, chamado “Dias”. Em 2017, foi a vez de “A oração do carrasco”, finalista da categoria Contos, do 60.º Prêmio Jabuti (2018). E em 2018, o Prémio LeYa foi atribuído ao seu primeiro romance, “Torto Arado”, atualmente conhecido como seu maior trabalho, através do qual conseguiu projeção nacional e internacional.
Leia Mais: A beleza do cotidiano | Resenha de "Material Poético"
Carla Madeira
Carla Madeira nasceu em Belo Horizonte em 1964. Na juventude, deu início a uma graduação em matemática, mas desistiu e se formou em jornalismo e publicidade. Foi professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro.
Em 2023, Carla Madeira foi a autora mais lida do Brasil, apenas atrás de Itamar Vieira Jr. Seu livro de maior sucesso é o primeiro, “Tudo é rio”, lançado em 2014, hoje contando com mais de 140 mil cópias vendidas. Em 2018 lançou “A natureza da mordida”, que ganhará uma reedição em breve, e em 2021, “Véspera”.
Socorro Acioli
Nascida em Fortaleza, Ceará, no ano de 1975, Socorro Acioli é autora de livros infantis, poesias e romances, tendo sido a autora mais vendida na Feira Literária Internacional de Paraty em 2021.
Socorro é jornalista e doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora e coordenadora da especialização em escrita e criação da Universidade de Fortaleza (Unifor). É autora de mais de vinte livros publicados, e seus maiores sucessos são “Oração para desaparecer” e “A cabeça o Santo”, mas também possui uma expressiva quantidade de obras infantis, além de traduções de variadas obras estrangeiras.
Leia Também: 7 Séries de TV que Influenciaram a Cultura Pop e a Sociedade!
Marçal Aquino
Marçal Aquino nasceu em Amparo, São Paulo, em 1958. É romancista, contista, roteirista e jornalista. Sua prosa caracteriza-se pela relação estreita com a representação da realidade; faz uso de uma linguagem enxuta e objetiva para compor um retrato da vida nas grandes cidades, principalmente da violência.
Aquino é autor de nove romances, sendo “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”, o mais conhecido, ganhando uma adaptação para o cinema em 2012. Também escreveu três coletâneas de poesia, quatro livros juvenis (alguns presentes na famosa “Coleção Vagalume”), foi roteirista de quatro projetos para a TV e dez para o cinema.
Compre Agora: O livro da literatura
Marcos Rey
Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Donato, nasceu em São Paulo, em 1925 e faleceu em 1999. Coincidentemente, era filho de um gráfico e encadernador da editora de Monteiro Lobato, então a literatura sempre esteve em seu meio. Ao longo de sua vida, Rey foi escritor, roteirista, jornalista e dramaturgo brasileiro, se dedicando principalmente ante a obras voltadas para o público juvenil.
Em 1953, Marcos Rey publicou seu primeiro livro “Um Gato no Triângulo”. Mais tarde, em 1958, fundou a Editora Mauá com seu irmão, Mário Donato. Em 1960 publicou seu segundo romance e primeiro sucesso, “Café da Manhã”, e nesse mesmo ano, assumiu a presidência da União Brasileira de Escritores. Ao todo, possui 32 obras publicadas entre romances, novelas e ensaios, além de inúmeros trabalhos na televisão e no cinema.
Imagens: Divulgação/Canva
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.