É compensador navegar pela Netflix e descobrir alguns bons filmes perdidos entre a infinidade de opções, como os mais velhos faziam nas prateleiras empoeiradas das extintas vídeo locadoras. Você, no entanto, não precisará sujar suas mãos, já que separamos 5 filmes da Netflix que talvez você não conheça. Veja-os, reveja-os, ou descubra suas próprias pérolas nas prateleiras digitais da plataforma.
À Sombra do Medo
“À Sombra do Medo” é uma grata surpresa para quem gosta de filmes de terror que usam dos conflitos sociais para construírem suas histórias.
O filme Iraniano, dirigido por Babak Anvari, é sobre uma mãe e sua filha pequena que são perseguidas por uma força sobrenatural, que assombra o prédio no qual elas moram em Teerã. Claro que a tal aparição não serve apenas para causar medo, mas também para discutir os problemas pelos quais passam as mulheres na sociedade iraniana, a religião e o machismo.
Radioactive
Em “Radioactive”, Rosamund Pike faz Marie Curie, a cientista que descobriu a radioatividade. O filme é da cineasta franco-iraniana Marjane Satrapi, e ainda conta com a estrela em ascensão Anya Taylor‑Joy (“O Gambito da Rainha”).
A polonesa Curie da vida real viveu entre 1867 e 1934, e foi uma física acima de seu tempo. Seu brilhantismo era evidente, mesmo assim acabou sofrendo a rejeição da comunidade cientifica, à época composta majoritariamente por homens. Claro que todos tiveram que reconhecê-la pelo seu trabalho fenomenal, tanto que lhe concederam o prêmio Nobel de física em 1903 e o de Química em 1911.
O filme passa pelos momentos cruciais pela vida de Curie.
Climax
Quem conhece o cineasta Gaspar Noé sabe que seus filmes não são fáceis. Alguns os amam, outros os odeiam. Basta lembrar do cult “Irreversível”, que é contado de trás para frente, e que possui cenas gráficas de violência (inclusive uma que inclui um estupro mostrado sem cortes).
Independentemente do gosto do espectador, Noé é um típico autor, e se você quer ver um de seus filmes e ainda não está preparado para o peso de “Irreversível”, uma boa pedida é “Climax”. Não que seja fácil a história de jovens dançarinos dos anos 90 que são drogados durante um ensaio e caem em um ciclo de paranoia, mas o filme é uma porta de entrada para as narrativas sempre chamativas de Noé.
Leia também: Os Melhores Animes de Todos os Tempos
Atlantique
“Atlantique”, é um de filme vindo do Senegal. Na história, Ada se apaixona por um pedreiro, e quando ele desaparece no mar junto de outros trabalhadores, seu espírito reencarna na mulher para buscar justiça. A diretora Mati Diop é poética em sua direção para que o espectador consiga visualizar a força de um amor proibido. O filme ganhou o Grand Prix do júri no festival de cinema de Cannes em 2019.
Jovem e Bela
Em “Jovem e Bela”, a estudante Isabelle (a fantástica Marine Vacth) divide seu tempo entre a escola e o trabalho como prostituta de luxo. Essa história pode parecer banal, mas François Ozon constrói sua narrativa através dos sentidos e das descobertas sexuais de sua protagonista, sem apelar para a gratuidade do sexo e da nudez.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.