O grande sucesso de uma série está diretamente ligado ao carisma dos personagens principais. Pode um psicopata conquistar tanto o público ao mesmo tempo em que gelam a alma e são capazes de provocar pesadelos? Sim, e a lista a seguir apresenta cinco séries com psicopatas que nos dão aquele arrepio:
Joe Goldberg – “Você”
O cara é um stalker, serial killer mas se esconde por trás de um pacato e bom moço gerente de livraria na série “Você”. Além disso, é meticuloso e calculista, sendo capaz de esconder muito bem a crueldade de seus atos. Em duas temporadas vemos Joe Goldberg (Penn Badgley) cada vez mais sem limites. Será que ele vai ser desmascarado algum dia? Só aguardando a próxima temporada chegar na Netflix pra ver.
Dexter Morgan – “Dexter”
Um serial killer, analista forense especialista em análise de padrões em manchas de sangue. Este é Dexter Morgan (Michael C. Hall), protagonista da série “Dexter”, que usa todo o seu conhecimento sobre perícia criminal para eliminar qualquer ligação sua com os homicídios que pratica. Pode se dizer que Dexter é uma pessoa que leva “trabalho pra casa” já que suas vítimas têm o mesmo perfil: criminosos. A série terminou em 2013 em oito temporadas, que estão no Amazon Prime Video e na Globoplay. Contudo, já está em produção o retorno da série para 10 episódios ainda sem data de estreia.
Hannibal Lecter – “Hannibal”
Esse aí causa calafrios mesmo. Imortalizado por Anthony Hopkins no cinema, o Hannibal Lecter da série “Hannibal” é igualmente perturbador. Interpretado por Mads Mikkelsen, o personagem está ainda mais sombrio. Hannibal é um psiquiatra e ex-cirurgião, que pratica o canibalismo em suas vítimas como se estivesse criando uma receita culinária. Um personagem que intriga pela crueldade de seus atos motivados em parte por acontecimentos da sua infância. Infelizmente, a série saiu do catálogo da Netflix em 2020.
Norman Bates – “Motel Bates”
Norman Bates talvez seja o psicopata mais emblemático do audiovisual. Criado em 1959 por Robert Bloch no romance “Psicose”, foi adaptado para o cinema por ninguém mais ninguém menos que Alfred Hitchcock em 1960. O filme traz uma das cenas mais emblemáticas do cinema, a que Marion Crane (Janet Leigh) é assassinada no chuveiro. Na série, Norman é interpretado por Freddie Highmore. Vítima de graves abusos emocionais na infância nas mãos de sua mãe, o trauma faz Norman crer que as mulheres são inimigas, o que o leva a praticar assassinatos. A série está disponível na Globoplay.
Paul Spector – “The Fall”
Essa é uma série que desperta sensações estranhas em quem assiste. No mesmo Paul Spector (Jamie Dornan) vemos um torturador e assassino cruel de mulheres, mas também um profissional competente e empático com seus colegas, um marido dedicado e pai carinhoso. Um contraste que pode causar repulsa, já que a série não poupa o espectador de cenas com muita violência. Como já é um padrão constante em psicopatas, o personagem passou por diversos abusos na infância. Você assiste “The Fall” no TNT Series.
Essas cinco séries com psicopatas que gelam a nossa alma, também nos revelam as faces mais ocultas do ser humano. Contudo, também nos revelam que muitas vezes uma narrativa inteligente de uma série pode entreter ao mesmo tempo em que nos faz pensar sobre uma realidade que existe.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.