Você conhece uma máquina que tem a capacidade de transformar aquele livro que já leu em outro novinho em folha para degustar? E te dar a oportunidade de ler cada vez mais novidades sem custo nenhum?

Pois é esta a intenção do projeto que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) criou em parceria com a Infinito Cultural, que visa incentivar a leitura através da imaginação e fantasia, denominado como A Incrível Máquina de Livros.

O projeto vai viajar treze estados brasileiros, passando por mais de vinte cidades, totalizando um percurso de quinze quilômetros.

Iniciando hoje, 28, e se estendendo até o dia 30 de abril no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas das 9h às 18h, durante todo o Flipoços (Festival Internacional de Poços de Caldas).

Depois, seguirá pelas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Florianópolis e Blumenau (SC), Curitiba e Londrina (PR), São Paulo, Guarulhos, Campinas, Baueri, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto (SP).

O projeto funcionará da seguinte forma: o leitor pode levar qualquer tipo de livro (independente do tamanho, páginas ou categoria), podendo ser novo ou usado, neste caso, desde que esteja em boas condições de uso, sem rasuras, rasgos ou riscos, insere na Máquina e escolhe entre as opções: adulto ou infantil. A Máquina irá liberar outro livro instantaneamente e aleatoriamente, proporcionando uma nova experiência ao leitor.

Para alcançar um grande número de pessoas e dar a oportunidade a todos das cidades percorridas, a Máquina permanecerá durante três dias em cada uma, em pontos estratégicos e cada leitor poderá vivenciar a mágica da Máquina por até três vezes.

E o que acontece com o livro disposto dentro da Máquina? Ele será disponibilizado para outra pessoa, na mesma experiência, assim sendo, é aconselhado não levar gibis, livros técnicos e didáticos.

Esse projeto tem a capacidade de realizar esta “mágica” em até mil vezes ao dia, e distribuirá entre os títulos, livros premiados e indicados ao Prêmio Jabuti, como leituras infantis de Eva Furnari e Ana Maria Machado, além de grandes clássicos, não só da literatura brasileira, mas também clássicos mundiais. Já os livros recebidos, que também serão repassados, serão outra surpresa à parte!
Para o presidente da Infinito Cultural, Fauze Hsieh, como vivemos em um mundo de tecnologia, cada vez mais conectado e digital, “é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída”, fazendo assim com que, de forma lúdica, o objeto livro seja mais valorizado.

Já Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), enfatiza as principais bandeiras levantadas, de difundir e estimular a leitura, democratizando assim este hábito entre as pessoas, para ele “Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo”.

A curadora do Flipoços, Gisele Ferreira Corrêa, também enfatiza a importância do livro e garante que este projeto vai de encontro à proposta do festival, segundo ela mesma diz: “é uma honra imensa recebermos este projeto no nosso festival, o que reforça nosso carinho e parceria com a CBL”.

E para quem ainda não conhece, o Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas) e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas iniciam hoje, 28 de abril e se estendem até o dia 06 de maio no Espaço Cultural da Urca, a programação completa é possível encontrar no Site Oficial.

Assim também como é possível acompanhar toda a programação dos locais, dias e horários da Incrível Máquina de Livros  e pela página oficial do Facebook.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Fabiana Moura

Ela é jornalista, mãe, esposa e muito feliz, ama ler, escrever e aprender cada vez mais, além de ser apaixonada pela Língua Portuguesa. Já fez e faz de tudo um pouco nesta vida, por isso mesmo, ela diz: "tamuaí" pra tudo!

Previous Após 35 anos, ABBA se reúne para gravar duas novas canções
Next Venom, vilão ou heroi ?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close