LIVROS PARA LER E RELER EM 2022
O ano mudou, mas as promessas continuam as mesmas. E para ajudar na promessa de aumentar as boas leituras em 2022, trouxemos algumas sugestões de para esse ano que mal começou e já promete grandes emoções:
Só Garotos – Patti Smith
O cenário é a emblemática Nova York dos anos 1960 e 1970; a história – um clássico de garota pobre do interior que abandona a família para ser artista na cidade grande e então, garota encontra garoto. Poderia ser uma história clichê se esse casal não fosse Patti Smith e Robert Mapplethorpe. Impossível não se impressionar e se emocionar com essa autobiografia do ícone do Punk.
Patti levou um tempo para se encontrar como cantora, iniciando a carreira de artista como pintora e escritora, foi Robert quem quem intensificou a cantora que havia nela. Patti e Robert viveram uma história de amor difícil de encontrar, dividindo a cama, descobrindo o mundo e fazendo arte. O fotografo queria a fama, a cantora queria a arte: Juntos, eles encontram um amor que passou pela recessão econômica, pela fome e pela falta de dinheiro e acendeu em ambos a vontade de viver de e pela arte. Esse relato comovente dos bastidores da contracultura é uma ode ao idealismo e, em um tempo em que se está sempre à beira do fim do mundo, um chamado a acreditar novamente no amor e na arte.
ORLANDO – Virginia Wolf
Em um romance histórico e centenário, Virginia Wolf questiona as noções de gênero, sociedade e tempo. Um jovem da alta sociedade transforma-se em mulher: Orlando, antes de ser ela, foi ele – mas do que isso, torna-se. E continua a tornando-se ao longo de toda a obra. A mudança física da personagem intensifica a não-mudança interior. Era ainda Orlando, fosse homem fosse mulher. Wolf questiona os padrões sociais falidos da sociedade inglesa e trás um panorama crítico e intenso aos longos dos anos, sem deixar de aprofundar questionamentos sobre vida, amor, morte e identidade. Brutalmente atual, Orlando é uma obra atemporal e necessária.
CONFINADA – Leandro Assis e Triscila Oliveira
Durante 2020, o mundo foi surpreendido por uma intensa pandemia. Trancados em casa, milhares de leitores acompanharam pelas redes sociais a vida de Ju e Fran. E não era para menos: O quadrinista Leandro Assis e a escritora Triscila Oliveira lançavam semanalmente recortes da vida da Fran, digital influencer, e da Ju, trabalhadora doméstica que se vê obrigada a quarentenar com a patroa. É impossível não se identificar com as personagens e as histórias que Leandro e Triscila contavam. Um retrato ácido, verdadeiro e inteligente da pandemia no Brasil. Os autores mostram um espaço e duas quarentenas diferentes, dois lugares completamente opostos de estar e vivenciar o mundo. Em uma única casa foi possível viver pandemias diferentes, e cada uma delas acompanhava questões de gênero, raça e classe. Um livro para rir, chorar e se emocionar pela Fran, pela Ju e por todo um mundo que enfrentou e se readaptou ao tão falado “novo normal”. A síntese perfeita da vida encontrando a arte, ou melhor, da arte insistindo na vida.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Amei!!