Programação faz parte da 2ª Festa Nacional da Liberdade
pelos 100 anos do CACO
A Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ -Alumni FND- (entidade civil que defende os interesses dos atuais e dos antigos alunos em prol da melhoria do ensino jurídico) assina na próxima quinta feira 10/11, no salão nobre da Faculdade, no Rj, com a Fundação Oscar Araripe e outras entidades, um protocolo de parceria para a realização do Projeto ”Nossas Desculpas”, que visa um pedido de desculpas entre Brasil e Portugal. Brasil por ter expulsado a família real portuguesa e Portugal por ter condenado os inconfidentes mineiros e enforcado Tiradentes, herói nacional brasileiro. Foi ali que, em maio de 1916, foi criado o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO), que teve papel fundamental nos movimentos políticos em prol do Direito e dos princípios democráticos. Também serão lembrados os 100 anos do CACO e os 50 anos do Movimento dos Calouros e do CACO-LIVRE, famosos pela defesa e promoção das Liberdades Democráticas no século passado.
Os ex-alunos Clarice Lispector e Vinicius de Moraes, o jurista e professor Evaristo de Moraes Filho (já falecidos), a senadora Ana Amélia Lemos, o pesquisador Ricardo Cravo Albin, Cecília Coimbra e Victória Grabois, fundadoras do Grupo Tortura Nunca Mais e o patrono do CACO, prof. e ex-senador Cândido Luís Maria de Oliveira, são alguns dos 59 nomes que receberão a Comenda da Resistência Cidadã. A homenagem é pelo aprimoramento das Ciências Jurídicas, defesa da cultura e promoção das Liberdades Democráticas no Brasil.
“O ‘Nossas Desculpas’ é muito importante para a nossa história, altruísta, humanitário, afetivo, envolve várias entidades brasileiras e portuguesas. Esse tipo de projeto é muito comum em universidades como a de Harvard e consideramos importante trazer isso para o Brasil”, explica Paulo Horn, presidente da Alumni – FND.
Para Oscar Araripe, idealizador do projeto,
“Ao contrário da época atual, as relações entre Portugal e Brasil, nos períodos colonial e imperial foram marcadas por vários conflitos. Desculpa é perdão. Nasce da simpatia, que é, como diz o bloco carnavalesco carioca, é quase amor. É portanto, um projeto de natureza amorosa e que visa engrandecer os dois países já irmãos.”
A programação completa está disponível no site .
Por Bruna Tinoco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.