Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A luta do século

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
11 de março de 2018 3 Mins Read

lutadoseculo posterO cinema está cheio de histórias de duelos históricos, sejam guerras épicas ou brigas entre poucas pessoas. Mas todas essas histórias para serem bem-sucedidas e prenderem a atenção do seu público, tem que ter bons personagens e é exatamente isso o maior trunfo do documentário “A luta do século”, dois personagens extremamente caricatos que parecem sair de um conto de ficção, mas que na verdade são tão reais e espontâneos que surpreendem tanto o público quanto os documentaristas que decidiram retrata-los.

A história mostra o embate entre dois pugilistas que parecem se odiar desde o final dos anos 80, Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro. “Holyfield” vindo da Bahia, que já tinha ganhado a vida como estivador e o “Todo Duro”, pernambucano que antes do boxe era jardineiro. Dois atletas que tem origens humildes, que exibem marcas de resistência na sua sobrevivência, não só resistentes na vida dentro dos ringues como também fora deles.

O filme começa mostrando o auge da carreira dos dois atletas e como a rivalidade começou, que a princípio era apenas uma questão de competição, na ânsia de subir o ranking de lutadores do boxe e disputar um possível título mundial. Mas tanto um quanto o outro ficou no “quase” e nenhum conseguiu alcançar a posição que tinham almejado, por conta disso parece que um viu no outro a chance de descontar a frustração de todas as coisas que poderia ter sido, então quando eles marcaram o primeiro embate, não foi apenas o caso de mais uma luta, um circo foi armado, cheio de provocações. 28870431 1709876785758498 203307847528742912 o

A narrativa do filme é feita por várias imagens e reportagens de arquivos, contando os antecedentes dos personagens e depois mostra a equipe acompanhando o dia-a-dia dos dois pugilistas que já passaram dos 50 anos cada um. O roteiro evidencia as semelhanças entre os dois rivais, não só suas origens, mas também a ação que o tempo teve no corpo e na cabeça de cada um deles reflexos mais lentos, carreira minguando aos poucos, dificuldades para se sustentar, dentre outras coisas.

O filme é cheio de momentos cômicos as cenas por mais inesperadas que sejam, como brigas em links ao vivo em telejornais, fazem a plateia gargalhar, mas a narração que segue esses momentos insiste em fazer o espectador refletir, mostrando que não parece se tratar apenas de uma provocação qualquer para promover uma luta e gerar audiência para o duelo, mas também tudo aquilo é fruto da forma de agir de duas pessoas que podem se odiar mesmo não sabendo a razão propriamente dita para aquilo.

A trilha sonora também tem um papel de destaque em tudo isso, ela pode vestir o que está sendo mostrado nas imagens em certos momentos e ajudar a quem assiste a embarcar em tudo aquilo que é mostrado, mas também há cenas que conseguem também distanciar o público da história, para que o mesmo possa refletir sobre o que está sendo visto, usando por exemplos, baladas lentas tocadas em violão enquanto golpes são desferidos no ringue. Essa influência brechtniana acabou caindo como uma luva para o filme.

“A luta do século” é um ótimo documentário, que pode ter o trunfo de ter uma história com personagens marcantes que chamam a atenção das pessoas. Mas a direção e o roteiro fazem o filme ir além de ser apenas um filme mediano, a forma que a direção foi feita consegue fazer sua audiência realmente analisar toda aquela situação e pensar sobre os lutadores, mesmo depois de gargalhar das pérolas que são ditas pelos mesmos. Esse não é um filme que morre quando acaba, porque as vozes e os socos que são mostrados continuam ecoando na cabeça de quem o assiste, quase que da mesma forma que as lutas de boxe marcaram os corpos de Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro.


Por Fernando Targino

Reader Rating4 Votes
5.4
8.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

BoxeDocumentárioFilme Nacional

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em "Alma Gêmea"
Anterior

4 novelas de época que deixaram saudade

mídias sociais
Próximo

10 segredos das Redes Sociais

Próximo
mídias sociais
12 de março de 2018

10 segredos das Redes Sociais

Anterior
11 de março de 2018

4 novelas de época que deixaram saudade

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em "Alma Gêmea"

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O livro na imagem é "Esse é pra casar", de Alexis Hall, de pé em um ambiente confortável de leitura, com uma estante ao fundo, luz ambiente diurna. Há um livro com anotações e caneta, e um óculos fechado na mesma mesa.
    Esse é Pra Casar | O Amor Continua Complicado — E Deliciosamente Divertido
    Lipe Machado
    Brasil 70 - A Saga do Tri
    Brasil 70 – A Saga do Tri Transforma Futebol em Memória, Política e Esperança
    Daniel Gravelli
    Shintaro Kago em estúdio próprio com suas obras ao lado, painel na parede mostra seu estilo artístico bem marcado no surreal. Ele está com chapéu-coco, óculos, expressão neutra. Imagem gerada por IA.
    CCXP26 Anuncia Shintaro Kago e Leva um dos Mangakás Mais Inovadores do Mundo para o Artists’ Valley
    Gabriel Fernandes
    Esta imagem mostra a cantora Charli XCX em um registro em preto e branco para o clipe de sua música "Rock Music".
    Music, Fashion Film | O Novo Álbum de Charli xcx é Anunciado para 24 de Julho
    Enzo Lang
    Naruna Costa Coração Acelerado
    Naruna Costa Fala Sobre Valéria em “Coração Acelerado”, Arte Periférica e Ancestralidade: “Minha Origem é Minha Maior Referência”
    Jéssica Meireles

    Posts Relacionados

    Dua Lipa e Callum Turner

    Dua Lipa e Callum Turner Casam-se em Segredo em Londres; Veja Detalhes!

    Ana Laura Moura
    1 de junho de 2026
    Esta imagem é do trailer oficial de Todo Mundo em Pânico 6, com estreia prevista para junho de 2026.

    Todo Mundo em Pânico | Trailer Final Reúne Assassinos, Monstros e Muito Caos Antes da Estreia nos Cinemas

    Gabriel Fernandes
    1 de junho de 2026
    Supergirl - A Mulher do Amanhã

    Mulher do Amanhã | Conheça a História Que Inspirou o Filme Supergirl

    Cesar Monteiro
    30 de maio de 2026
    Minecraft

    Sequência de “Um Filme Minecraft” Ganha Novo Título e Nome de Peso no Elenco

    Rodrigo Chinchio
    30 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx