Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A luta do século

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
11 de março de 2018 3 Mins Read

lutadoseculo posterO cinema está cheio de histórias de duelos históricos, sejam guerras épicas ou brigas entre poucas pessoas. Mas todas essas histórias para serem bem-sucedidas e prenderem a atenção do seu público, tem que ter bons personagens e é exatamente isso o maior trunfo do documentário “A luta do século”, dois personagens extremamente caricatos que parecem sair de um conto de ficção, mas que na verdade são tão reais e espontâneos que surpreendem tanto o público quanto os documentaristas que decidiram retrata-los.

A história mostra o embate entre dois pugilistas que parecem se odiar desde o final dos anos 80, Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro. “Holyfield” vindo da Bahia, que já tinha ganhado a vida como estivador e o “Todo Duro”, pernambucano que antes do boxe era jardineiro. Dois atletas que tem origens humildes, que exibem marcas de resistência na sua sobrevivência, não só resistentes na vida dentro dos ringues como também fora deles.

O filme começa mostrando o auge da carreira dos dois atletas e como a rivalidade começou, que a princípio era apenas uma questão de competição, na ânsia de subir o ranking de lutadores do boxe e disputar um possível título mundial. Mas tanto um quanto o outro ficou no “quase” e nenhum conseguiu alcançar a posição que tinham almejado, por conta disso parece que um viu no outro a chance de descontar a frustração de todas as coisas que poderia ter sido, então quando eles marcaram o primeiro embate, não foi apenas o caso de mais uma luta, um circo foi armado, cheio de provocações. 28870431 1709876785758498 203307847528742912 o

A narrativa do filme é feita por várias imagens e reportagens de arquivos, contando os antecedentes dos personagens e depois mostra a equipe acompanhando o dia-a-dia dos dois pugilistas que já passaram dos 50 anos cada um. O roteiro evidencia as semelhanças entre os dois rivais, não só suas origens, mas também a ação que o tempo teve no corpo e na cabeça de cada um deles reflexos mais lentos, carreira minguando aos poucos, dificuldades para se sustentar, dentre outras coisas.

O filme é cheio de momentos cômicos as cenas por mais inesperadas que sejam, como brigas em links ao vivo em telejornais, fazem a plateia gargalhar, mas a narração que segue esses momentos insiste em fazer o espectador refletir, mostrando que não parece se tratar apenas de uma provocação qualquer para promover uma luta e gerar audiência para o duelo, mas também tudo aquilo é fruto da forma de agir de duas pessoas que podem se odiar mesmo não sabendo a razão propriamente dita para aquilo.

A trilha sonora também tem um papel de destaque em tudo isso, ela pode vestir o que está sendo mostrado nas imagens em certos momentos e ajudar a quem assiste a embarcar em tudo aquilo que é mostrado, mas também há cenas que conseguem também distanciar o público da história, para que o mesmo possa refletir sobre o que está sendo visto, usando por exemplos, baladas lentas tocadas em violão enquanto golpes são desferidos no ringue. Essa influência brechtniana acabou caindo como uma luva para o filme.

“A luta do século” é um ótimo documentário, que pode ter o trunfo de ter uma história com personagens marcantes que chamam a atenção das pessoas. Mas a direção e o roteiro fazem o filme ir além de ser apenas um filme mediano, a forma que a direção foi feita consegue fazer sua audiência realmente analisar toda aquela situação e pensar sobre os lutadores, mesmo depois de gargalhar das pérolas que são ditas pelos mesmos. Esse não é um filme que morre quando acaba, porque as vozes e os socos que são mostrados continuam ecoando na cabeça de quem o assiste, quase que da mesma forma que as lutas de boxe marcaram os corpos de Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro.


Por Fernando Targino

Reader Rating4 Votes
5.4
8.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

BoxeDocumentárioFilme Nacional

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em "Alma Gêmea"
Anterior

4 novelas de época que deixaram saudade

mídias sociais
Próximo

10 segredos das Redes Sociais

Próximo
mídias sociais
12 de março de 2018

10 segredos das Redes Sociais

Anterior
11 de março de 2018

4 novelas de época que deixaram saudade

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em "Alma Gêmea"

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Avenged Sevenfold no Rock in Rio
    Rock in Rio 2026 | Avenged Sevenfold – A História da Banda que Perdeu um Irmão e Transformou Dor em Metal
    Aimée Borges
    Braza em apresentação no Carioca Club, destaque para membros no palco. Marca d'água do fotógrafo Gui Caielli no canto inferior direito.
    Carioca Club 2026 | O Baile Cítrico Utrópico Solar do BRAZA Tem Data Marcada em São Paulo
    Gabriel Bizarro
    Cazuza em apresentação, câmera em suave contra plongée com artista segurando microfone no palco, fundo escuro iluminado. Imagem gerada por IA.
    Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026 homenageia Cazuza em noite histórica no Theatro Municipal
    Gabriel Fernandes
    Achtung Cthulhu RPG de mesa da New Order
    Achtung! Cthulhu Traz Horror Lovecraftiano e Guerra Secreta em Novo RPG da New Order
    Vitor Oliveira
    Cordélicos
    Cordélicos: A Origem do Cabra da Peste Expande o Universo da Série com uma Aventura Divertida
    Jéssica Meireles

    Posts Relacionados

    Cordélicos

    Cordélicos: A Origem do Cabra da Peste Expande o Universo da Série com uma Aventura Divertida

    Jéssica Meireles
    2 de junho de 2026
    Esta é uma cena do filme live-action Mestres do Universo, com estreia prevista para junho de 2026. Adam está ao centro, camisa rosa, e o elenco de Eternia ao fundo.

    Mestres do Universo | Filme Entrega Exatamente o que Precisava e Abre Caminho Para um Universo Muito Maior

    Gabriel Fernandes
    2 de junho de 2026
    Esta imagem promocional oficial apresenta David Corenswet como o Superman, olhando para o horizonte com um traje texturizado e capa vermelha.

    Superman: Homem do Amanhã Revela Lex Luthor em Armadura, Expande Metropolis e Prepara a Maior Ameaça do Novo DCU

    Luís Gustavo Dias
    2 de junho de 2026
    Dua Lipa e Callum Turner

    Dua Lipa e Callum Turner Casam-se em Segredo em Londres; Veja Detalhes!

    Ana Laura Moura
    1 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx