Connect with us

Hi, what are you looking for?

Crítica

Crítica (2): A maldição da Floresta

467771Uma família está recomeçando sua vida em um lugar novo, cheios de esperança, porém a nova casa é antiga e parece guardar bem mais do que memórias, e as coisas começam a ficar estranhas. Você parece já ter visto esse filme, não é mesmo? Um filme de terror dificilmente foge dos clichês, porém, se bem trabalhado, pode trazer um trabalho empolgante. “A maldição da Floresta”, no entanto, abusou desses clichês e não conseguiu trazer muita autenticidade.

O longa conta a história do casal Adam (Joseph Mawle) e Clare (Bojana Novakovic) se mudam para um lugar remoto na Irlanda com seu filho de poucos meses e o cachorro da família. Adam é um especialista em árvores que precisa convencer os moradores através de seus estudos que a região precisará ser desmatada e sofre hostilidade por isso. Um vizinho com fortes crenças na tradição local tenta alertá-lo de que ele estava invadindo um local sagrado, mas ele não dá ouvidos e em uma de suas buscas, encontra um estranho fungo e leva uma amostra para casa a fim de estudá-la. É aí que tudo começa a dar errado.

Até aí já sabemos o que acontece. O protagonista invade um local amaldiçoado, alguém tenta alertá-lo mas acaba sendo hostil, o que não lhe dá muito crédito, então é claro que tudo irá desandar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

a-maldicao-da-floresta-2016-4

O filme não deixa de dar sustos e tem muitas cenas de aflição, mas não traz novidades. E houve oportunidade para isso. A começar pela tensão com os vizinhos, que inicialmente podem ser a explicação lógica para a invasão à casa da família, os vidros quebrados, etc., e poderia dividir a mente do público que tentaria imaginar se seriam os moradores locais tentando assustá-los ou um fenômeno sobrenatural, mas logo o filme vira uma bola de neve de clichês, como já foi citado.

A inspiração no folclore Irlandês, poderia ter dado muito certo, já que seria um diferencial explorar as terras de fadas e duendes (que inclusive são citados por um policial) e trazê-los para o universo do terror, porém isso acaba não sendo bem explorado. Existe um livro dado a eles pelo vizinho para que eles entendessem sobre o que ele estava tentando alertar, mas ele é aberto poucas vezes e mostrado de maneira muito superficial. É bem decepcionante, pois explorar mais as crenças e a cultura da Irlanda em uma história de terror poderia ter um ótimo resultado. Além disso nem a explicação para os fenômenos nem o final são  muito convincentes.

Alguns pontos que dão para salvar: As criaturas no meio da noite chegando cada vez mais perto causam aflição sim e tem uma aparência medonha. Os animatrônicos são interessantes, apesar de não fazer muita diferença.. A maquiagem de efeitos especiais é muito bem feita, aliás, a maquiagem geral é boa. Após a conclusão do filme, vemos uma cena durante os créditos que pode não ser muito original, mas é bem interessante e pode trazer uma diversão nostálgica para quem recebia vídeos virais na época em que era por e-mail e MSN.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O filme é capaz de assustar sim, apesar das falhas, mas pode ser decepcionante para os fãs do gênero de terror.

Estreia hoje nos cinemas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 

Reader Rating1 Vote
6.5
6
Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Gleicy Favacho é uma maquiadora com alma de artista. Quando pequena sonhava em descobrir um mundo fantástico através do armário muito antes de se ouvir falar em Nárnia. Essa imaginação a levou a seguir uma profissão onde ela pudesse participar da construção de vários mundos e histórias diferentes, sendo apaixonada por cinema, teatro e outras artes. Claro que, sendo adulta, já mantém um pouco mais os pés no chão, mas sempre olha dentro de um armário ou outro, afinal, vai que… né?

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você também pode ler...

Crítica

Em “Wonka”, nós somos apresentados a um mundo injusto, que cada vez se torna mais e mais frio. Pessoas são mantidas presas por dívidas...

Filmes

Dennis Villeneuve surpreende com cenas impactantes e detalhes da continuação que você não pode perder Dennis Villeneuve, além de orgulhoso da sua obra cinematográfica,...

Geek

Ops, escapou? Não é nada disso. Em sua passagem pela CCXP23, Junji Ito, mestre do horror em quadrinhos, declarou que possui intenções de voltar...

Filmes

“Furiosa”: A presença da futura Imperatriz no Palco Thunder Sempre empolgado pelos painéis de notáveis hollywoodianos trazidos em todos esses 10 anos de CCXP,...

Advertisement