Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Acertando o Passo

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
15 de maio de 2018 3 Mins Read
“Uma das vantagens de ser velho é que você não se importa mais”

21134 cartaz

Uma mulher rica perde tudo e se muda para a casa da irmã, mais simples. O recorrente tema, abordado em filmes como o recente “Blue Jasmine” (2013), certamente não empresta frescor a “Acertando o Passo” (Finding Your Feet, 2017). O aspecto mais interessante da produção, no entanto, reside justamente em como ela trabalha essa ideia. No lugar de personagens de meia-idade, como Jasmine (Cate Blanchett) e Ginger (Sally Hawkins), protagonizam o longa-metragem as veteranas Imelda Staunton (“Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Shakespeare Apaixonado”) e Celia Imrie (“O Exótico Hotel Marigold”, “Nanny McPhee, a Babá Encantada“).

Staunton interpreta Sandra, uma devota esposa prestes a tornar-se lady. Seu marido, o comissário policial Mike Abbott (John Sessions), organiza uma festa para celebrar o prêmio pelo serviço real. No meio da comemoração, contudo, a protagonista flagra-o com a melhor amiga, Pamela (Josie Lawrence), e descobre um caso de cinco anos. Indignada, muda-se para o apartamento da irmã, a irreverente Bif (Imrie), com quem não tinha contato há quase uma década. Enquanto aprende a se adaptar à nova realidade, Sandra encontra duas improváveis paixões: a dança e o faz-tudo Charlie (Timothy Spall).

Além da discrepância entre a idade das atrizes e a faixa etária predominante no gênero comédia romântica, outro contraste marca o longa-metragem. Os roteiristas Nick Moorcroft (“Escola para Garotas Bonitas e Piradas”) e Meg Leonard, estreante na função, tematizam a diferença entre culturas popular e elitizada. Bif representa a primeira: não nega seus sentimentos, mas permite-se vivê-los intensamente. Segundo seu pensamento, afinal, “uma das vantagens de ser velho é que você não se importa mais”. Essa postura diante da vida contagia a irmã, inicialmente exemplo da elite. Em vez da discrição e dos títulos, portanto, Sandra passa a valorizar a espontaneidade.

MV5BNGFhNDMzNWUtOWFmZS00N2RlLThmOTktZGQyZWEzMDY0NTFmXkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@. V1

Nesse sentido, Imelda Staunton destaca-se. Sua performance ajuda a construir um convincente arco de transformação, estimulado pelos carismáticos coadjuvantes. A Celia Imrie e Timothy Spall (“Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, “Sr. Turner”) juntam-se nomes igualmente experientes. Joanna Lumley (“Absolutely Fabulous”, “O Lobo de Wall Street”) e David Hayman (“O Menino do Pijama Listrado”, “Sid & Nancy – O Amor Mata”), por exemplo, interpretam Jackie e Ted, companheiros de Sandra, Bif e Charlie nas aulas de dança comunitárias. Reunido ou separado, o quinteto diverte e emociona. Confere, enfim, ao produto final o vigor que falta à direção de Richard Loncraine (“Ricardo III”, “Ruth & Alex”).

Para contar a história das irmãs, o cineasta adota uma estrutura convencional. A estratégia, sustentada pelas boas atuações, funciona durante algum tempo, mas acaba por voltar-se contra si. As quase duas horas esgotam a premissa, e as recompensas são poucas. Entre elas, porém, as sequências de dança e o desfecho fazem valer a espera. Se este, por um lado, apresenta uma sincera defesa da simplicidade, aquelas, por outro, aproveitam o melhor da corporalidade dos intérpretes. Em um filme chamado “Acertando o Passo”, entretanto, os números musicados deveriam ter maior papel.

De toda forma, o resultado é satisfatório. Pode não fugir dos clichés do gênero, mas ao menos sabe retrabalhá-los a seu favor. Pode, ainda, não prezar pela originalidade, mas sobressai-se por sua honestidade. Consegue, desse modo, distinguir-se em meio à enxurrada de comédias românticas produzidas anualmente. Para isso, certamente contribuem a opção por privilegiar a terceira idade, tão esquecida por projetos similares, e a competência do veterano elenco.

* O filme está em cartaz desde a última quinta-feira, dia 10.

Reader Rating0 Votes
0
5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

cinema britânicoComédiaComédia RomânticaTerceira idadeTimothy Spall

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Deadpool 2 poster
Anterior

Crítica: Deadpool 2

medalhão
Próximo

Resenha: O Medalhão Mágico: A Cidade Perdida, de Mariana Lucera

Próximo
medalhão
15 de maio de 2018

Resenha: O Medalhão Mágico: A Cidade Perdida, de Mariana Lucera

Anterior
15 de maio de 2018

Crítica: Deadpool 2

Deadpool 2 poster

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Maricá 212 anos
    Maricá 212 Anos | Cidade Celebra com Shows, Desfile Cívico e Programação Especial
    Vivian Siqueira Campos
    Esta é uma vista exterior do AT&T Stadium em Arlington, Texas, com a escultura "Sky Mirror" de Anish Kapoor em destaque.
    Copa do Mundo 2026 | Os Estádios Que Vão Fazer História
    Anne Chaves
    Novo carregador ultrafino da Xiaomi. Imagem gerada por IA.
    Xiaomi Lança Power Bank Magnética Ultrafina de 10.000 mAh Com Carregamento de Até 45W
    Gabriel Fernandes
    Copa do Mundo 2026 3
    O Caos Também Entra em Campo: as Sedes mais Inesquecíveis das Copas
    Clarice Bezerra
    Esta imagem retrata a equipe Alpine durante uma corrida de Fórmula 1, durante o GP do Canadá.
    F1 | Nove Pilotos Podem Ser Investigados Após classificação Sprint do GP do Canadá
    Clarice Bezerra

    Posts Relacionados

    Esta imagem é do filme Supergirl: Mulher do Amanhã, que tem estreia prevista para junho de 2026. A atriz Milly Alcock interpreta Kara Zor-El, a Supergirl. Ao lado dela está o cãozinho Krypto.

    Supergirl Revela Novas Imagens Inéditas e Destaca Visual da Heroína em Meio ao Caos de Uma Guerra Galáctica

    Gabriel Fernandes
    23 de maio de 2026
    Palma de Ouro

    Festival de Cannes 2026 | Conheça o Vencedor da Palma de Ouro

    Rodrigo Chinchio
    23 de maio de 2026
    O Mandaloriano e Grogu

    O Mandaloriano e Grogu | Filme Estreia Abaixo de Solo e Acende Alerta Para Star Wars nos Cinemas

    Gabriel Fernandes
    23 de maio de 2026
    Nosferatu (2024) no Dia Mundial Gótico

    Dia Mundial Gótico | 6 Filmes de Terror Para Celebrar a Data

    Amanda Moura
    22 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx