Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): Canção da Volta

Avatar de Júlia Cruz
Júlia Cruz
5 de outubro de 2016 3 Mins Read

Cançao da volta cartaz

Quem sou eu? Temos o costume de nos perguntar isso repetidamente até obtermos uma resposta – e nunca obtemos. Por que existo? O que estou fazendo com a minha vida? Por que eu sou assim? Por que eu fiz isso? Vivemos a vida nos questionando, nos reprimindo, tentando entender questões pra ver se encontramos a tão desejada “paz de espírito”. Noites em claro, pensamentos corriqueiros, dúvidas, incertezas, ansiedade, críticas, controle. Controle do nosso tempo, da nossa vida, dos nossos pensamentos, de nós e do outro. Já dizia Freud, nossa vida é baseada no outro. Somos dependentes dos outros. Influenciamos em seus modos de ser, de viver, o que falar e como agir e tentamos constantemente nos fazer pertencentes, desejáveis e únicos. Queremos ajudar o outro sem antes tentar nos ajudar, queremos julgar sem antes ver se não somos alvos de críticas e queremos fazer isso sem nos arrepender.

O filme brasileiro “Canção da Volta”, aprofunda em questões como essas, ao contar a história de Julia e Eduardo, um típico casal paulistano com dois filhos. Voltando de uma viagem, Eduardo descobre que a esposa tentou se matar. Após a volta dela pra casa, ele faz de tudo para que a vida siga normal e Julia se recupere, mas percebe não conhecê-la por completo. Com incertezas do passado interferindo no presente e um constante ciúme da parte de Eduardo, o que era apenas um controle passa a ser uma verdadeira obsessão.

No papel de Julia está a atriz Marina Person, que traduz fielmente a realidade de um suicida e como ele se comporta com o mundo ao seu redor, uma vez que tentou fugir dele. João Miguel faz o papel de Eduardo, o oposto, mostrando o lado de quem tem que carregar o peso dessa convivência e se esforçar para também não perder o controle. Não poderia deixar de falar da atuação do Francisco Miguez como o filho mais velho do casal, Lucas. O ator representa bem o adolescente na sua idade mais rebelde, onde a fase dos questionamentos toma conta de nossas vidas e procuramos entender porque as coisas acontecem do jeito que acontecem. O elenco funciona e dão o toque essencial de seus personagens.

O filme se passa quase todo no apartamento de Julia e Eduardo, é o cenário principal. É interessante perceber como ele é construído e desconstruído durante os momentos vividos pelo casal. É composto de muitos objetos da área da arte, como pinturas e esculturas, dando a ideia de ser uma casa com vida, com energia, muitos móveis e objetos pequenos. Ás vezes o cenário é o carro, a área de refúgio de Eduardo.

Algumas situações são expostas com rapidez e, caso o espectador se distraia, fica difícil entender a cena que se passou. A música do final, “Mora na Filosofia”, interpretada por Caetano Veloso, traduz os sentimentos que o filme tenta passar ao público, como uma síntese. O roteiro mostra em diálogos curtos e simples como um tema, antes difícil de ser trabalhado, pode ser explicado com clareza, revelando com certa fidelidade a verdadeira vivência de uma pessoa depressiva.

O filme é um pouco arriscado em relação a direção, ao causar um leve desconforto por ser rápido demais em algumas cenas, mas em geral, vale a pena assistir. Cumpre o seu papel ao expor um tema que é visto como tabu social. Prestigie! Estreia no dia 03 de novembro.

Reader Rating2 Votes
9
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

ArteCinemadepressão

Compartilhar artigo

Avatar de Júlia Cruz
Me siga Escrito por

Júlia Cruz

Acredita ser uma criação do Projeto Leda enquanto espera o Doutor com a sua Tardis. É apaixonada por cachorros, gosta de acender incensos, observar estátuas e tomar café. Descobriu que tudo é passível de crítica e desconstrói os enredos das mais de cem séries que já viu, para os leitores da Woo Magazine.

Outros Artigos

LunaLovegood WB F6 LunaLovegoodInQuibblerSpecsOnHogwartsExpress Still 080615 Port
Anterior

Evanna Lynch, de Harry Potter, vem pra Comic Con Experience 2016

zeca pagd
Próximo

Zeca Pagodinho é um Poeta!

Próximo
zeca pagd
5 de outubro de 2016

Zeca Pagodinho é um Poeta!

Anterior
4 de outubro de 2016

Evanna Lynch, de Harry Potter, vem pra Comic Con Experience 2016

LunaLovegood WB F6 LunaLovegoodInQuibblerSpecsOnHogwartsExpress Still 080615 Port

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Copa do Mundo 2026 3
    Copa do Mundo 2030 Com 64 Seleções? A expansão que Pode Mudar o Futebol
    Aron Ferreira
    Várzea
    Várzea | Sessão em Duque de Caxias Reúne Filmes Sobre Futebol, Memória e Pertencimento
    Aimée Borges
    Encerramento Copa do Mundo 8 Palco Love
    Copa do Mundo 2026 | União entre música e futebol embala a vitória da Espanha
    DSD
    Uma Loja Para Assassinos Disney+ Hulu 1
    Uma Loja Para Assassinos | Série Promete Explodir Tudo em 2ª Temporada no Disney+
    Roberto Rezende
    Copa do Mundo 2026 Pelé Homenagem 3
    Copa do Mundo 2026 | Pelé é Homenageado na Final do Mundial e Reafirma Legado Eterno no Futebol
    Clarice Bezerra

    Posts Relacionados

    Várzea

    Várzea | Sessão em Duque de Caxias Reúne Filmes Sobre Futebol, Memória e Pertencimento

    Aimée Borges
    21 de julho de 2026
    Cruella | O figurino na construção da personagem

    Cruella | O Figurino na Construção da Personagem

    Mariana Centurion
    19 de julho de 2026
    A Mulher Mais Rica do Mundo La Femma La Mus Riche Du Monde 1

    A Mulher Mais Rica do Mundo | O Equilibrio Entre a Comédia Ácida e o Drama Burguês!

    Junior Fernandez
    19 de julho de 2026
    Matt Damon capa A Odisseia

    A Odisseia | Christopher Nolan Transforma Filme em um Épico Grandioso com Elenco Estelar

    Gabriel Fernandes
    17 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx