De certo que Zeca Pagodinho é um artista, músico e sambista dos mais respeitados em toda e qualquer roda de samba, de bamba, de rap, de reggae, em todos os lugares onde um bom artista e músico tem lugar. Toca nos botecos de esquina, toca nas festas privadas, toca em grandes eventos. Anos nos aprenderam a admirar a arte que Zeca nos oferece. Zeca é um verdadeiro poeta, não é pra menos.
Outros músicos respeitados, como Marcelo D2, publicamente mostram quanto o trabalho de Zeca adiciona contribuições positivas no amplo campo da arte e cultura.

Possui letras consagradas que atravessam gerações. Sua mensagem cantada, o aproxima dos ouvintes. Analisando como um todo, possui várias canções que facilmente diz aquilo que estamos pensando. Ou nos ajuda a atingir pessoas de alguma maneira.

Me arrisco a falar por todos que apreciam a música dele ao dizer que uma de suas poesias mais bonitas está cantada em “Ser humano”. Como se fosse fácil, na verdade, dizer aonde exatamente se encontram suas poesias mais bonitas. É nessa música realmente? Ou seria nas suas ações que se tornam públicas, como ajudar as pessoas aqui de diversas maneiras. Como exemplo, chuvas que fizeram vítimas em Xerém-RJ, no início de 2013. Zeca Pagodinho esteve lá e concedeu um entrevista de segundos. Segundos com poucas palavras e muitas emoções demonstradas. Independente de representar um grande nome no mercado fonográfico brasileiro, mostra que sabe que ser grande não é conquistar uma indústria, mas sim, ajudar alguém quando você pode ajudar. Anula a escolha. É uma obrigação.

E inspiração ele nos dá de sobra para fazermos isso. Fica aqui o meu TOP 5 das melhores poesias pra sambar de Zeca Pagodinho. São elas:

1 – Ser Humano

Veja quantas virtudes devemos fazer atenção nas pessoas. Ser solidário, estar ao lado, oferecer ajuda, mesmo quando tudo não vai bem. Estar quebrado por dentro, mas saber se consertar. É Ser Humano!

2 – Lama nas Ruas

Lama nas ruas e no peito um sol ardendo. Ardendo de bem-querer e solidariedade. Sabendo que juntos conseguirão aguentar qualquer tempestade, crendo que o dia bom está por vir. E ele vem.

3 – Comunidade Carente

Estamos cansados de tanto blá-blá-blá nas eleições. Políticos que guerreiam uns com os outros, refletindo no comportamento de seus eleitores. Mas aqui não. Aqui o povo ta unido, quebrando o paradigma e fazendo a resistência contra tanta coisa errada. Caôs!

4 – Faixa Amarela

Como é bom sentir amor. Como é bom falar de amor. Aquela excitação que faz a gente mover tudo por alguém. Querer que todo mundo saiba como seu mundo se transformou pra melhor.

5 – Verdade

Quando você tem certeza que ama alguém e quer viver esse amor. Você faz o que for e quando consegue, faz valer, cuida e ver florescer. Descobrir, sem querer, a vida foi maravilhoso.

Por Letycia Miranda

Show Full Content
Previous Crítica (2): Canção da Volta
Next Crítica: How to Get Away with Murder

1 thought on “Zeca Pagodinho é um Poeta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close