Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Fogo Contra Fogo

Mauro Machado
19 de novembro de 2019 3 Mins Read

70720651 2209939245783611 8359713401357729792 o

O apartheid, regime de segregação racial aplicado na África do Sul durante parte do século XX é uma das páginas mais lamentáveis da história humana recente. Não se tratava apenas de racismo praticado por brancos, verbal ou fisicamente, mas uma marginalização radical amparada pelo próprio Estado sul-africano, em todas as instâncias que fossem possíveis. Negros não podiam usar os mesmos assentos que os brancos em transportes públicos, não podiam beber água nos mesmos bebedouros e tinham o convívio social isolados um do outro. Tal modelo de sociedade perdurou até meados dos anos 90 e foi fruto de sucessivas lutas para que a realidade pudesse então ser mudada, como fez a figura de Nelson Mandela, por exemplo. No entanto, nem só ele foi ativista dessa causa e nem só por ele a África do Sul acabou se transformando em definitivo. “Fogo Contra Fogo” conta uma dessas histórias, a do jovem Solomon Mahlangu, executado por pegar em armas contra o apartheid.

A produção é sul-africana e isso muda, por si só, já faz toda a diferença. Mais interessante do que ver episódios da história africana contadas por um olhar norte-americano, de Hollywood, enriquece o filme e dá para ele certo cuidado que talvez não fosse tido em outras circunstâncias. Há uma preocupação em representar as diferentes sociedades existentes dentro da África, conforme os diferentes países do continente, assim como os idiomas neles falados. Nesse sentido, até o português moçambicano pode ser ouvido em “Fogo Contra Fogo”, sem esteriótipos e nem nada. As diferentes locações e cenários também dão boa dimensão da vastidão africana, contando com savanas e florestas que aparecem aqui em diferentes momentos e que dimensionam o tamanho da jornada do protagonista e de seus companheiros, dando a ideia de que aquele universo deles é muito maior do que a individualidade de cada um.

Design sem nome 1
Imagem: Divulgação/Elite FIlmes

Outro aspecto da cultura africana bem representado está no design de produção, em figurinos e direção de arte. Mesmo com o baixo orçamento do longa, as representações são bastante fiéis e honestas perante a realidade, o que não apenas gera verossimilhança como também dá um tom muito cru ao que acontece em tela. Momentos de violência não são romantizados ou filmados como em títulos do gênero de ação, mas tem o peso necessário para que o espetador entenda a importância daqueles eventos e como eles devem ser encarados. O mesmo deve ser dito do sacrifício final do protagonista, que falha ao tentar ser inocentado, mas que o longa não transforma em messias. Pelo contrário, “Fogo Contra Fogo” coloca Solomon como ciente de seus atos e das possíveis consequências deles, saudando sua atuação dentre os muitos que acabaram tendo o mesmo destino.

“Fogo Contra Fogo” sofre de roteiro mais impactante e de direção mais ousada em muitos momentos, já que ambos aspectos acabam sofrendo pelo uso de clichês empregados de modo mecânico demais. Ainda assim, é obra com forte mensagem e com história que deve ser, sem dúvidas, apresentada aos que não a conhecem. Para que jamais caia em esquecimento.

https://www.youtube.com/watch?v=7ZEg6i-RVKI

Reader Rating0 Votes
0
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

Midway – Batalha em Alto Mar 2
Anterior

Crítica: Midway – Batalha em Alto Mar

CaraGenteBranca e1574355024953
Próximo

Consciência Negra: 6 Séries Para Refletir Sobre Racismo

Próximo
CaraGenteBranca e1574355024953
21 de novembro de 2019

Consciência Negra: 6 Séries Para Refletir Sobre Racismo

Anterior
19 de novembro de 2019

Crítica: Midway – Batalha em Alto Mar

Midway – Batalha em Alto Mar 2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Logo, em fundo preto, de "Lars of the Stars", spin-off de Steven Universe. A letra "A" de "Stars" é feita com uma estrela em forma de pentagrama estilizada como se fosse escrita com tinta spray.
    Lars of the Stars | Steven Universo Ganhará Série Spin-off
    Hugo Santiago
    8 capas de livros nacionais de destaque da Bienal do Livro Rio 2025: "vamos conversar?", "transformando empresas", "quando caem as cinzas", "travessia", "por dinheiro e poder", "o amor de pedro e inês", "liderando pelo exemplo", "que será, será".
    Bienal do Livro Rio 2025 | 8 Obras Nacionais que Vão Te Surpreender
    Amanda Moura
    Brian Wilson, do Beach Boys, em foto em preto e branco de 1964, jovem, cabelo para o lado em franja, e camisa branca.
    Brian Wilson, Gênio Fundador dos Beach Boys, Morre aos 82 Anos
    Cesar Monteiro
    Tom Felton em destaque como Draco Malfoy, trajado com as roupas de Hogwarts, observando o aluno Viktor Krum, todos bebendo de seus cálices no quarto filme de "Harry Potter", o "cálice de fogo".
    Harry Potter | 9 Nomes São Anunciados Para o Elenco: os Malfoy, Dursley, e Mais
    Hugo Santiago
    Kaitlyn Denver como Abby da série "The Last of Us". Cabelo bagunçado, boca aberta e dentes semicerrados, raiva, hesitação, sendo focada na tela.
    The Last of Us | 3ª Temporada Focará em Abby Como Protagonista
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER