Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Slender Man – Pesadelo Sem Rosto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
24 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Quanto mais medo ele cria, mais fascinados ficamos.”

2800883.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Na primeira sequência de “Slender Man – Pesadelo Sem Rosto” (Slender Man, 2018), um grupo de amigas assiste a um vídeo. Enquanto graciosos gatinhos brincam na tela do celular, as meninas discutem a fofura das cenas. O comentário de uma delas, no entanto, rompe quaisquer expectativas. Em vez de uma estética macia e felpuda, Katie prefere ver os animais explodindo. A inesperada fala introduz uma sombria personagem, peça-chave no desenrolar do longa-metragem. A partir de sua intervenção, as imagens virais perdem sua inofensividade. No lugar do domínio do “fofo”, as garotas e os espectadores adentram, assim, o do horror. E desse mundo, Slender Man é seu mais alto representante.

Com grande estatura e compridos braços, o monstro, criado pelo internauta Eric Knudsen, tem na ausência de rosto a principal marca. Nesse sentido, o subtítulo brasileiro, “Pesadelo Sem Rosto”, bem compreende sua essência. Negada a face, a criatura pode corresponder a qualquer um. Ou, melhor, pode apresentar-se em qualquer homem. Tanto na lenda urbana quanto no filme, o terno preto, figurino característico, simboliza o gênero do “Homem Esguio”.

Se, contudo, as narrativas online elegem crianças como grupo de risco, o roteiro de David Birke (“Elle”) coloca em perigo adolescentes femininas. Após assistirem a um vídeo viral como a fita de “O Chamado”, o quarteto de colegiais Wren (Joey King), Hallie (Julia Goldani Telles), Chloe (Jaz Sinclair) e Katie (Annalise Basso) sofre consequências semelhantes às impostas por Samara. As associações com o terror oriental refilmado por Gore Verbinski não param, porém, por aí. Em determinado momento, a referência explicita-se mesmo visualmente, traduzida pelo pentear de longos cabelos em cena passada no hospital. Diferentemente do japonês Hideo Nakata e do estadunidense Verbinski, entretanto, o diretor Sylvain White (“Assassinato Em 4 Atos”) trabalha mal o horror das imagens virulentas.

De um lado, portanto, o roteiro de Birke coloca em questão a emergência de predadores online. Contra essas iminentes ameaças, por exemplo, Hallie desconfia até do próximo. Nem com seu colega de classe e pretendente romântico Tom (Alex Fitzalan) sente-se, então, segura. Outro recurso, a persistente ideia de estar sendo filmado aponta para riscos de invasão da privacidade, como o vazamento de fotos íntimas. Do outro lado, no entanto, a direção perde-se em meio a esses elementos. Seja com os jump scares do início ou com o horror visual do fim, White falha em tensionar o espectador. Ao passo que falta à montagem de Jake York (“Martyrs”) e à edição de som de Trevor Metz (“Covil de Ladrões”) a agilidade para assustar, os precários efeitos visuais geram antes a ridicularização que o esperado terror.5833418.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Uma das mais antigas criaturas da creepypasta – fóruns e redes sociais de lendas urbanas -, Slender Man certamente merecia uma adaptação mais consistente. Para ilustrar caminhos possíveis, a série original SyFy “Channel Zero” reúne interessantes soluções audiovisuais. Durante suas três temporadas, o criador Nick Antosca explora com riqueza as sombrias histórias virais “Candle Cove”,  “The No-End House” e “Butcher’s Block”.

Infelizmente, porém, Sylvain White não alcança semelhante resultado. Não obstante a promissora premissa e a competência das jovens atrizes – especialmente Joey King (“A Barraca do Beijo”) e Julia Goldani Telles (“Bunhead”) -, o filme decepciona. Limita-se, afinal, à aparência barata e aos clichés do gênero.

* O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde ontem, quinta-feira, dia 23.

 

Reader Rating1 Vote
0
2

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Filmes de TerrorGênero TerrorJoey KingTerror

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D
Anterior

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
Próximo

Crítica (2): Te Peguei

Próximo
39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
27 de agosto de 2018

Crítica (2): Te Peguei

Anterior
23 de agosto de 2018

Resenha: A espuma dos dias, de Boris Vian

E4368ED5 F3FC 4FBA 8989 5300FA1B5C3A 4074 00000342171E677D

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Juan Salvo (Ricardo Darín) empunhando uma arma em uma cidade deserta argentina frente a um inverno glacial.
    O Eternauta | Minissérie da Netflix com Metáforas Sobre Pandemia e Humanidade é Um Grande Sucesso
    Roberto Rezende
    Imagem promocional para o BAFTA 2025, com um troféu em destaque à direita e um palco iluminado de azul e fios amarelos por trás.
    BAFTA TV Awards 2025 | “Mr. Bates Vs The Post Office” Leva os Principais Prêmios
    Amanda Moura
    Primeira imagem do novo console da Nintendo, o Nintendo Switch 2.
    Nintendo Anuncia Novas Políticas, Proibindo Ser Processada Pelos Usuários E Bloqueando Aparelhos Que Descumpram Suas Regras
    Nick de Angelo
    Lauren Graham e Alexis Bledel como Lorelai e Rory Gilmore em um balanço na série "Gilmore Girls".
    Do Cinema à TV, As Mães da Ficção Que Nos Ajudaram a Entender as da Vida Real
    Joanna Colaço
    Cardeais em torno do novo papa em "Habemus Papam", filme de dramédia de 2011.
    Além de Leão XIV: 5 Filmes nos quais o Papa é o Tema Central
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Juan Salvo (Ricardo Darín) empunhando uma arma em uma cidade deserta argentina frente a um inverno glacial.

    O Eternauta | Minissérie da Netflix com Metáforas Sobre Pandemia e Humanidade é Um Grande Sucesso

    Roberto Rezende
    11 de maio de 2025
    Lauren Graham e Alexis Bledel como Lorelai e Rory Gilmore em um balanço na série "Gilmore Girls".

    Do Cinema à TV, As Mães da Ficção Que Nos Ajudaram a Entender as da Vida Real

    Joanna Colaço
    11 de maio de 2025
    Cardeais em torno do novo papa em "Habemus Papam", filme de dramédia de 2011.

    Além de Leão XIV: 5 Filmes nos quais o Papa é o Tema Central

    Rodrigo Chinchio
    10 de maio de 2025
    Scarlett Johanson em "Lucy" à esquerda, Miles Teller ao meio em "Honra ao Mérito", e Adam Driver à direita em "História de um Casamento". Os três atores da colagem participaraão do longa "Paper Tiger".

    Paper Tiger | Elencão no Novo Filme de James Gray: Scarlett Johansson, Miles Teller e Adam Driver

    Rodrigo Chinchio
    10 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER