Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Uma Noite de 12 Anos

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
25 de setembro de 2018 3 Mins Read
“Você tem que resistir. Resistir de qualquer maneira.”

1306945.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Por trás das grades, a câmera se fixa em uma prisão. O plano estático, contudo, logo ganha movimento. Enquanto policiais torturam prisioneiros, consecutivas rotações completas desorientam o espectador. Mais que mero artifício cinematográfico, o estonteante fluxo simboliza a condição das personagens. Reféns de um governo ditatorial, três homens uruguaios experimentam todos os tipos de privações. Uma delas, a do tempo, já se explicita no título “Uma Noite de 12 Anos” (La Noche de 12 Años, 2018).

Em montagem de arquivo, sucedem-se, entre outras, imagens do Papa Paulo VI, da morte de Francisco Franco, do Oscar de “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975) e do primeiro título mundial da Argentina. Anos se passam, assim, fora das escuras celas de José Alberto Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort). Dentro, no entanto, o tempo se eterniza. Nessa lógica, os cortes rápidos e os sons amplificados simulam a perturbação psíquica dos protagonistas.

Interpretado por César Troncoso, um militar proíbe contato com os presos. “São rebeldes subversivos, traidores da pátria”, justifica. Suas palavras não encontram correspondência, entretanto, nas filmagens de corpos raquíticos. Contra as recomendações da Cruz Vermelha, a ditadura uruguaia nega a seus opositores o mínimo de humanidade. A personagem do versátil Troncoso sintetiza esse tratamento. Após representar o revolucionário Gregorio Esnal em “A Outra História do Mundo” (Otra historia del mundo, 2017), o ator montevideano incorpora agora o autoritarismo outrora combatido. O espanhol de la Torre (“Volver”), o argentino Darín (“O Silêncio do Céu”) e o uruguaio Tort (“As Ondas”), por sua vez, resumem em pequenos gestos a resistência – apesar de tudo – de suas figuras históricas. 0174705.jpg r 1920 1080 f jpg q x

“E ninguém se atreveu / A perturbar o som do silêncio” (“And no one dared / Disturb the sound of silence”). Em um dos momentos mais emocionantes do longa-metragem, a espanhola Sílvia Pérez Cruz canta a música de Simon & Garfunkel. Contrastada com imagens dos prisioneiros, a composição ganha novo sentido. O canto particularmente vagaroso e emocionado interpela o espectador para a ação. Mais atual que nunca, o filme brada: momentos como esses não podem se repetir. No Uruguai, Pepe Mujica elegeu-se presidente, Rosencof é Diretor de Cultura do Município de Montevidéu, e Huidobro – “El Ñato” – foi Ministro de Defesa antes de sua morte em 2016.

No Brasil, de outro modo, discursos semelhantes reaparecem mais de cinco décadas depois do golpe militar. “Uma Noite de 12 Anos” estreia, portanto, em momento oportuno. Em sintonia com o movimento #EleNão, lembrar os horrores das ditaduras latino-americanas consiste em dever histórico, e a rica experiência sensorial promovida pelo cineasta Álvaro Brechner (“Sr. Kaplan”) pode contribuir nesse sentido.

Duplamente premiado no Festival de Berlim de 2016 e exibido em Veneza este ano, a coprodução entre Uruguai, Espanha e Argentina chega, enfim, aos cinemas nacionais. Assim como o já mencionado “A Outra História do Mundo”, trata-se de um bom exemplar do cinema latino e um importante exercício de memória coletiva. Para além de uma mera biografia, afinal, Brechner constrói um angustiante retrato de uma época sombria. Ao mesmo tempo, contudo, não se entrega ao pessimismo. Seja plantando uma flor, lavando a louça para os futuros encarcerados ou imitando borboletas para a filha, Mujica, Rosencof e Ñato não abandonam a esperança – apesar de tudo, apesar de todos.

* O filme estreia dia 27, quinta-feira.

 

Reader Rating5 Votes
9.5
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

BiografiaCine BiografiaCinema Uruguaio

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Um Pequeno Favor 1
Anterior

Crítica: Um Pequeno Favor

42639674 1340866042714730 5750141557785231360 o
Próximo

“O Chamado do Mal” traz a história de casal assombrado por entidade maligna.

Próximo
42639674 1340866042714730 5750141557785231360 o
27 de setembro de 2018

“O Chamado do Mal” traz a história de casal assombrado por entidade maligna.

Anterior
24 de setembro de 2018

Crítica: Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor 1

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner

    Posts Recentes

    Fabio Fluminense 01
    Aos 45, Fábio Faz História no Fluminense e Reabre a Discussão Sobre a Seleção
    Marco Leal
    Precisamos falar cena jantar
    “Precisamos Falar” Transforma Crime Brutal Em Poderoso Conflito Sobre Amor E Responsabilidade
    Gabriel Fernandes
    Helldivers 2 - Jogo
    Helldivers 2 Veste a Armadura Pesada Com Novo Bônus de Guerra
    Daniel Gravelli
    Amor da Minha Vida
    Amor da Minha Vida | Quando a Cidade Também Faz Parte do Romance
    Daniel Gravelli
    Pedrinho e Jorge Salgado
    Vasco Tem Semana de Decisões Com Processos e Novidades no Elenco
    Bruno Baptista

    Posts Relacionados

    Precisamos falar cena jantar

    “Precisamos Falar” Transforma Crime Brutal Em Poderoso Conflito Sobre Amor E Responsabilidade

    Gabriel Fernandes
    17 de setembro de 2026
    Josephine - Filme

    Vencedor de Sundance, Josephine Chega ao Festival do Rio Com Beth de Araújo

    Daniel Gravelli
    17 de setembro de 2026
    Cinema - Open Air Brasil

    Open Air Brasil Volta a São Paulo Com Cinema Gigante, Shows e Grandes Estreias

    Daniel Gravelli
    17 de setembro de 2026
    Era Uma Vez Minha 1ª Vez 01

    “Era Uma Vez Minha 1ª Vez” Encontra Humor E Leveza Nas Inseguranças Da Adolescência

    Gabriel Fernandes
    16 de setembro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx