Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Wheelman

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
21 de novembro de 2017 3 Mins Read

Wheelman posterDesde que Steve McQueen desceu as colinas de São Francisco com seu Mustang em alta velocidade em “Bullitt” (1968), filmes sobre carros e perseguições se tornaram um sucesso de público e praticamente viraram seu próprio gênero. Nos anos 2010, esse subgênero continua forte, com várias continuações de “Velozes e Furiosos”, além de produções aclamadas como “Drive” (2011) e “Em Ritmo De Fuga” (2017). Mais semelhante a esses dois últimos, pelo menos em relação à premissa, surge “Wheelman”, produzido e lançado em 2017 pela Netflix.

A trama é sobre “wheelman” (Frank Grillo), um motorista de fuga que, após ser enganado em um assalto a banco, se encontra em um impasse entre dois chefes de gangue que querem o dinheiro que está no seu carro. Ele deve, então, descobrir o que aconteceu e o que fazer para sair dessa situação, sem por a sua família em perigo.

A história se passa quase toda dentro do carro, e a direção, do estreante Jeremy Rush, é bem sucedida em transmitir isso de maneira estilizada, já que a câmera nunca se afasta do veículo. Desse modo, cenas de diálogo são vistas com planos mais fechados, contidos nos bancos da frente, enquanto as cenas de ação são mostradas pelas janelas e através de planos “subjetivos” do automóvel, quase como se ele fosse um personagem e o filme se passasse no seu ponto de vista.

Rush também usa de muitos planos diferenciados, como planos zenitais e close-ups, para evitar que o espaço limitado da produção se torne cansativo. Enquanto esse estilo funciona na maior parte – principalmente em cenas como a introdução do filme, que é vista do banco de trás, em um plano longo – em certos momentos sua montagem pode ser confusa, como a sequência de planos detalhes que servem para mostrar que o protagonista é um bom motorista, mas que não mostram claramente o que ele está fazendo, tornando essa habilidade mais uma qualidade informada do que realmente vista.

A fotografia também consegue lidar bem com a falta de locações do longa, mantendo-se minimalista e utilizando muito bem do espaço para priorizar o diálogo, que é quase sempre entre o protagonista e seu celular. Por exemplo, em uma cena na qual “wheelman” descreve para sua filha onde achar as chaves do carro, o único elemento em foco é o próprio personagem, com os demais sendo apenas borrões escuros, o que transporta o telespectador para a situação que ele descreve.Wheelman 5

Por mais que o roteiro, assinado também por Rush, ainda tenha um pouco de tensão e mistério, os desenrolares da trama são previsíveis e apresentam algumas incongruências, como o plano final do protagonista que, em retrospectiva, não faz muito sentido. Outro ponto que poderia ser mais explorado é a relação do “wheelman” com sua filha, que se torna uma parte central da história no último ato, mas tem pouco preparo antes – frases que começam com “o que eu sempre costumo te dizer?” são mais efetivas quando de fato já foram ditas antes no filme.

Frank Grillo, porém, consegue carregar bem a produção que, quase o tempo todo, consiste no ator falando sozinho enquanto dirige. Às vezes sua performance perde a naturalidade pela falta de alguém com quem contracenar, mas quando finalmente interage com outros personagens, não deixa nada a desejar. O elenco também tem atores como Shea Whigham (“Death Note”) e Garret Dillahunt (“Onde Os Fracos Não Tem Vez”) em papeis menores, mas que são bem caracterizados o suficiente para serem memoráveis.

“Wheelman” pode não ter uma história muito complexa, mas compensa a simplicidade e as limitações de seu roteiro com uma direção criativa e diferenciada, que nunca deixa o filme cansativo. Apesar de alguns problemas de roteiro e montagem, a produção se mostra competente e é uma boa adição a esse subgênero que continua surpreendendo quase 50 anos após sua criação.

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AçãoNetflix

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

IMG 1781
Anterior

A vez e a voz das escritoras estrangeiras

Gnut 00
Próximo

GNUT, uma HQ que explora os limites da narrativa

Próximo
Gnut 00
21 de novembro de 2017

GNUT, uma HQ que explora os limites da narrativa

Anterior
21 de novembro de 2017

A vez e a voz das escritoras estrangeiras

IMG 1781

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Capa do filme "Ser Feliz Por Nenhum Motivo", com um homem em uma paisagem de planície no pôr-do-sol.
    Ser Feliz Por Nenhum Motivo | A História da Meditação no Brasil em Documentário
    Nick de Angelo
    Gérson Conrad, Willy Verdaguer, Ney Matogrosso, cada um em uma poltrona, conversando e rindo durante filmagem do documentário "Primavera nos Dentes: a História dos Secos & Molhados".
    Primavera nos Dentes | O Melhor Documentário Imperfeito dos Secos & Molhados Que Poderíamos Ter
    Nick de Angelo
    Imagem do filme "Ary", biografia de Ary Barroso, com destaque na foto para personagem retratada por Dira Paes à esquerda em frente a microfone.
    Ary | Um Panorama do Gênio Musical Que Compôs Aquarela do Brasil
    Roberto Rezende
    Painel no Palco Thunder na quinta-feira da CCXP24. Foto para a matéria de acessibilidade na CCXP.
    CCXP25 | O Maior Evento Anual da Cultura Pop no Brasil Está Chegando
    Roberto Rezende
    Pompéia
    Abaixo das Nuvens | A Poesia em Preto e Branco de Pompéia sob o Vesúvio
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Capa do filme "Ser Feliz Por Nenhum Motivo", com um homem em uma paisagem de planície no pôr-do-sol.

    Ser Feliz Por Nenhum Motivo | A História da Meditação no Brasil em Documentário

    Nick de Angelo
    4 de novembro de 2025
    Imagem do filme "Ary", biografia de Ary Barroso, com destaque na foto para personagem retratada por Dira Paes à esquerda em frente a microfone.

    Ary | Um Panorama do Gênio Musical Que Compôs Aquarela do Brasil

    Roberto Rezende
    3 de novembro de 2025
    Pompéia

    Abaixo das Nuvens | A Poesia em Preto e Branco de Pompéia sob o Vesúvio

    Rodrigo Chinchio
    1 de novembro de 2025
    Blue Moon

    Blue Moon | Lorenz Hart por Richard Linklater

    Rodrigo Chinchio
    31 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon