Faixa do álbum Wish You Were Here é um tributo ao ex-líder da banda Syd Barrett
“Shine On You Crazy Diamond” é uma das músicas mais conhecidas (e complexas) compostas pelo Pink Floyd. Suíte de nove partes, do álbum “Wish You Were Here”, de 1974, é uma homenagem a Syd Barrett, ex-líder da banda, que acometido de distúrbios psíquicos – alavancado pelo abuso de alucinógenos – foi afastado da banda dois anos após a fundação. A aura de Barrett nunca abandonou os integrantes. Roger Waters, David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason já desfrutavam dos louros da fama após o sucesso de “The Dark Side of the Moon” (1973), mas sua influência – e ausência – era sentida.
Era junho de 1974. A banda dava início a uma curta turnê pela França. Na apresentação de abertura, realizada em 18 de junho no Palais des Sports, em Toulouse, o quarteto revelou ao público pela primeira vez uma nova colaboração entre Gilmour, Waters e Wright: “Shine On You Crazy Diamond” (Partes I-V). A música começou com um evocativo arpejo de quatro notas executado pelo guitarrista e havia sido composta durante a primavera daquele ano, em um espaço de ensaio modesto no norte de Londres.
Leia Também: Drake processa Spotify e Universal por suposta manipulação da audiência
Em uma recente entrevista ao criador do YouTube Rick Beato (via The Independent), Gilmour revisita as memórias do momento em que a faixa foi criada.
“Eu estava em uma sala de ensaio em King’s Cross, em Londres – nós quatro, a banda Pink Floyd,” começa Gilmour, logo depois de mostrar a Beato o icônico motivo de quatro notas da música. “Você toca algo, experimenta várias coisas, e então surge uma ideia, e algo no seu cérebro diz: Isso tem algo especial. Então, você toca de novo, e de novo.”
“E, depois de um tempo, as outras pessoas na sala param… você percebe algo no rosto delas, aquele momento de despertar, quando todos estão pensando: Isso tem potencial, há algo aqui. Houve outros momentos assim ao longo da minha carreira, mas esse foi muito claro. Basicamente, toda a música Shine On… nasceu desse momento.”
Shine On também foi tema de uma entrevista de 2018 para a série Soul Music da BBC Radio 4, em que Gilmour falou sobre a criação da faixa em um episódio especial dedicado à canção.
“Quando você é músico, está constantemente em busca de pequenos ícones, fragmentos, frases ou elementos que tenham algo memorável. E um dia, esse pequeno arpejo de quatro notas caiu quase acidentalmente da guitarra. É uma nota Si bemol na quarta corda, depois um Fá na segunda corda, e, por fim, as duas cordas soltas, que são um Mi e um Sol abertos.”
Durante as sessões em King’s Cross, Gilmour revelou que o Pink Floyd criou três composições: “You’ve Got To Be Crazy”, que mais tarde se transformou em Dogs no álbum Animals; “Raving And Drooling”, que evoluiu para Sheep; e a faixa que acabaria se tornando “Shine On You Crazy Diamond”, gravada para o álbum Wish You Were Here de 1975.
Sobre o motivo de quatro notas, o guitarrista explica:
“Tinha, para mim, a sensação de algo chamando, talvez uma criatura noturna, clamando de forma solitária na escuridão. Depois de tocá-lo algumas vezes, Roger e os outros começaram a prestar atenção – sempre um bom sinal – e, a partir daquele momento, começamos a construir ao redor desse pequeno ícone.”
“Syd era uma pessoa por quem era muito fácil se apaixonar. Roger capturou muitos sentimentos e pensamentos que todos nós tínhamos sobre Syd, e como intérprete das palavras, eu sempre tento me colocar dentro delas, pensar sobre o que significam para mim e tentar acreditar nelas. Se consigo fazer isso, algo desse sentimento será transmitido ao público.”
O Pink Floyd acabou em 1984, após a saída de Roger Waters, mas os três demais integrantes se reuniram em 1987 e lançaram o álbum “A Momentary Lapse of Reason”. Em 1994 fizeram uma nova reunião, lançando “The Division Bell”. Em 2005, na ocasião do Live 8, Waters, Gilmour, Wright e Mason fizeram sua primeira (e única) apresentação juntos após 24 anos. Em 2014 foi lançado o CODA “Endless River”, com sobras de “Division Bell”.
Imagem Destacada: Reprodução/Pink Floyd
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.