Este mês está recheado de comemorações ao livro, e para festejar esta semana do livro infantil, trazemos uma brincadeirinha, será que você consegue adivinhar qual a mentira por trás destas 15 curiosidades?

1. No mês de abril, comemoramos em duas datas o nosso amado livro infantil, que são: dia dois, que é intitulado o Dia Internacional do Livro Infantil, lembrando o nascimento do escritor Hans Christian Andersen, nesta mesma data, em 1805, e o dia dezoito, lembrando o nascimento de Monteiro Lobato em 1882, mas esta comemoração se dá somente no Brasil.

2. Monteiro Lobato não só escreveu para crianças, mas foi contista, romancista, crítico, ensaísta e também tradutor, sem contar sua grande contribuição para as edições de livros no Brasil, já que na época a grande parte deles eram editados em Lisboa ou Paris.

3. Não à toa, o Dia Nacional do Livro Infantil é em sua homenagem, já que foi ele quem começou com este estilo de escrita em nosso país, o primeiro a ser lançado foi em 1920, A menina do Narizinho Arrebitado, livro hoje, considerado raridade, já que nunca foi reeditado.

4. Em 1931, foi lançado um volume, Reinações de Narizinho, em que traz uma compilação de vários de seus contos infantis, obra esta, “obrigatória” em todas as escolas de educação infantil.

5. Para quem tem curiosidade em conhecer melhor sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo, ele realmente existe e é possível visitá-lo na cidade de Tremembé, interior de São Paulo, cidade natal do autor, onde é possível conhecer um museu em sua homenagem.

6. Mesmo Monteiro Lobato sendo considerado um grande escritor e tendo inúmeras homenagens em diversos lugares fazendo referência a si e suas obras, desde 2010, grande parte de suas obras têm sofrido ataques e acusações de racismo, o que tem causado grande e necessária polêmica acerca do assunto.

7. Alguns livros infanto-juvenis estrangeiros que conhecemos hoje são graças a Monteiro Lobato, que traduziu nove deles, entre eles os Contos de Grimm, Contos de Andersen e Alice no País das Maravilhas.

8. E por, falar em Hans Christian Andersen, apesar de ter sido um grande escritor, precisou abandonar a escola primária aos onze anos e nunca foi um amante dos estudos, mas este fato não fez dele um péssimo escritor e distante da leitura, foi muito contrário a isto.

9. Sobre este mesmo autor, para quem pensava que não havia nada de inédito dele, no ano de 2012 foi encontrado um escrito seu pelo historiador Esben Brage que traz como título A Vela de Sebo, e apesar de ser a última novidade dele, vários estudos indicam que foi seu primeiro conto escrito.

10. O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, foi um dos mais caros, vendido a quase dois milhões de euros, e pertencia ao próprio autor.

11. Este mesmo livro infantil, apesar de ser reconhecido mundialmente, já foi proibido na China, no ano de 1931, por colocar os animais como seres falantes, sendo considerada uma grande afronta aos humanos.

12. Para quem não sabe, o livro é comemorado em vários outros dias ao longo do ano: em 27 de fevereiro, o Dia do Livro Didático, em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, e em 29 de Outubro, o Dia Nacional do Livro.

13. Apesar de ter mais de 70 anos e ser uma leitura para todas as idades, o livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras infanto-juvenil mais traduzida, comprada e lida em todo o mundo!

14. Uma das grandes escritoras da literatura infantil da atualidade é a Eva Furnari, escritora e ilustradora, ganhadora do Prêmio Jabuti de 2017, com a obra Drufs.

15. Esta mesma já ganhou outras sete premiações do Prêmio Jabuti nas categorias de literatura e ilustração infantil.

E aí, conseguiu adivinhar quais destas é a mentirinha sobre literatura infantil?


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Fabiana Moura

Ela é jornalista, mãe, esposa e muito feliz, ama ler, escrever e aprender cada vez mais, além de ser apaixonada pela Língua Portuguesa. Já fez e faz de tudo um pouco nesta vida, por isso mesmo, ela diz: "tamuaí" pra tudo!

Previous Morre aos 28 anos o Dj e produtor Avicii
Next As mortes mais tristes nos quadrinhos

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE