Diabinho na Garrafa faz parte de uma web série brasileira chamada Imaginário. São episódios curtos – mais ou menos 3 minutos de duração – todos do gênero de Terror. Muito interessante ver esse gênero – aclamado por uns, maltratados por outros – ganhar forças no nosso país.

Pois bem, Diabinho na Garrafa tem uma história simples: A Bruxa Vera tenta prender o Diabinho dentro de uma garrafa. Com duração de aproximadamente seis minutos. É notório a preocupação do diretor em criar uma mise-en-scène assustadoramente enigmática e cruelmente bela. A fotografia escura com pontos de iluminação realçando a neblina é horripilante e ao mesmo tempo muito graciosa. Criando uma atmosfera propícia para bons sustos. Porém, o curta ganha mais força justamente por se conter em dar sustos no espectador e não utilizar Jumpscars. Os cortes são mais longos, aproveitando todo o ambiente e ficando mais rápidos a medida que esse ambiente de fora vai se fechando para o ambiente da casa.

A casa é outro ponto de destaque. É pequena e incômoda, todos os objetos estranhos emanam um misticismo que não soa forçado ou barato; temos caveiras, velas, chifres e mais outras coisas afins. E é desse acerto que passamos a realmente acreditar na personagem como uma verdadeira Bruxa, ajudando a criar o contexto necessário para cremos naquela história.

Contudo, tem alguns momentos em que perde sua força por tentar ser enxuto demais. É um história em potencial enxugada para encaixar-se dentro da proposta inicial de episódios de pouca duração. A pressa para acabar fica evidente em um momento chave da narrativa que deveria ser explorado mais.

Por fim, Diabino na Garrafa é um curta que erra ao encurtar sua história, porém, é deveras inteligente por acreditar em seu público. Criando assim um universo horripilante, amedrontador e dantesco na medida certa.

Confira o episódio:

Por Will Bongiolo


Apoia-se

Show Full Content
Previous É preciso planejar a Presença Digital
Next Crítica: Trainspotting – Sem Limites

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close