Alguns filmes até precisavam de continuações, mas era melhor ter deixado quieto…
Adoramos acompanhar uma boa saga de filmes. Estar envolvido com os personagens e aguardar pelo próximo capítulo ansioso, fazendo teorias e estipulando quais rumos a história irá levar. Mas infelizmente, muitas produtoras se aproveitam desse sentimento, e exploram ao máximo suas obras, fazendo continuações sem graça. Conheça alguns!
O Exorcista
O clássico do horror dos anos 70 nos assombra até hoje. Sua história macabra, os dilemas morais e a atuação incrível de Linda Blair fizeram com que o longa-metragem dirigido por William Friedkin continuassem no imaginário coletivo. Bem, infelizmente o filme também continua nos assombrando com suas sequências de baixíssima qualidade até os dias de hoje.
Tendo diversos títulos compondo a galeria com continuações diretas e até um prequel, todos eles possuem avaliações extremamente baixas, tanto do público tanto da crítica especializada. E se você pensa que o mais recente filme conseguiu atingir um bom resultado… saiba que ele foi indicado para o Framboesa de Ouro, perdendo somente para “Ursinho Pooh: Sangue e Mel”.
Star Wars
Uma das sagas mais bem quistas de toda a galáxia (calma que Duna tá vindo pra desbancar), Star Wars conquistou fãs em todo o globo terrestre. A jornada de Luke Skywalker contra o império intergaláctico é impressionante em todos os sentidos… do episódio 4 ao 6.
As continuações, como um todo, deixam a desejar. A trilogia que conta a origem do vilão mais icônico da cultura pop é risória, mas tem ótimos momentos. Agora, a últimas sequências coordenadas pela Disney conseguem nos iludir nos seus primeiros episódios, e termina de forma tenebrosa a história de Rey, Finn e Paul. E eu não vou nem citar “Han Solo”.
Pelo menos, dessa roleta russa do Mickey, tivemos ótimos filmes e séries, como “Rogue One” e “O Mandaloriano”. Mas por favor Disney pare de tirar leite de pedra!
Kingsman
O complot de agentes secretos baseados nos costumes ingleses deu origem a um dos filmes de ação mais divertidos da década passada. Eggsy, interpretado por Taron Egerton, deve enfrentar um gênio da tecnologia e impedir que uma ameaça global surja. Com cenas de ação emblemáticas acompanhadas de uma trilha incrível, é uma formula imbatível para fazer uma saga bem estabelecida e duradoura.
O problema é quando Matthew Vaughn percebe o potencial de sua formula, e se torna uma paródia de si mesmo. As continuações de Kingsman e os spin-offs são de péssima qualidade, mesmo que venham sempre acompanhadas de uma sequência que nos faça pensar “olha só! Igualzinho a cena da igreja do primeiro filme”, não conseguem estabelecer uma trama que nos deixe interessado a esse ponto…
Matrix
Uma revolução dentro do gênero de ficção científica, “Matrix”, dirigido pelas irmãs Wachowski, é uma das mais impressionantes trilogias do cinema moderno. Tendo altos e baixos, é impossível não constatar a influência que essa obra possui até hoje no gênero.
Mas não tinha necessidade nenhuma de um quarto filme. Tudo bem, o contexto atual e a nossa relação com tecnologia que é, hoje, extremamente diferente dos anos 2000. E seria muito interessante assistir o quê Matrix tem a dizer sobre. Infelizmente, não é tão legal quantos nós pensávamos.
Donnie Darko
Sim, Donnie Darko possui uma continuação. Aqui, acompanhamos a irmã mais nova do protagonista do primeiro filme, e só de ler essa sinopse, você já sabe que o filme vai ser de péssima qualidade.
Não que seu antecessor seja muito bom!
Tubarão
Considerado o primeiro Blockbuster de todos os tempos, “Tubarão” arrastou multidões para as salas de cinema. Estabeleceu Steven Spielberg como um dos diretores mais populares de todos os tempos, e deu muito dinheiro pra que ele produzisse ainda mais filmes para as salas de cinema atingirem seu limite máximo de pessoas.
Óbvio que com o sucesso do primeiro, vieram sequências logo após…, mas sem o Spielberg na direção. O diretor fez uma declaração de que “fazer sequências de qualquer obra é um truque barato”. E, de certa forma, as continuações de Tubarão estão aí pra confirmar essa teoria.
Halloween
Mais um clássico do horror que teve seu legado explorado e sugado até o último resquício de originalidade. A busca implacável de Michael Meyers pelo sangue de sua irmã teve diversas sequências onde o mesmo cenário se repetia de novo e de novo.
Tendo sido levado aos cinemas diversas vezes, recentemente recebeu uma trilogia onde finaliza a história de Michael e Laurie. Os dois primeiros filmes são até que bem divertidos! Mas finaliza de forma catastrófica em “Halloween Ends”. O que nos faz questionar, pra quê mexer nisso?
Corpo Fechado
M. Night Shyamalan é um diretor que divide as opiniões daqueles que amam o cinema. Considerado um gênio por muitos e um grande falastrão por outros, o artista foi responsável por filmes icônicos, como “Sexto Sentido”.
Dentro de sua galeria de filmes, temos “Corpo Fechado”, filme icônico que tem como protagonista Bruce Willis e no papel do principal antagonista Samuel L. Jackson. Ótimo filme! 16 anos depois, Shyamalan lança “Fragmentado”. Também um ótimo filme… até que nos é revelado que se passa no mesmo universo de “Corpo Fechado”. Ambos os filmes funcionam de forma independente, e funcionam muito bem. E, de repente, surge “Vidro”. Não é um filme tão bom…
Space Jam
Mais de duas décadas após o lançamento do primeiro filme, LeBron James reaparece jogando basquete ao lado dos personagens da série de televisão Looney Tunes. O primeiro filme foi um sucesso, se inspirado nas técnicas utilizadas no clássico “Uma Cilada para Roger Rabbit”. O segundo filme ressurge e somente comprova a declaração de Spielberg sobre continuações.
Megamente
Infelizmente, devo aproveitar o espaço e falar da grande catástrofe que é a série que se passa após o primeiro filme da Dreamworks, “Megamente”. O primeiro filme possui um ótimo enredo e já demonstrava pra nós que o nerdola sempre representado como injustiçado por Hollywood pode ser sim um grande de um mal caráter!
Enfim, após anos de fãs pedindo e gritando por uma sequência daquele universo, eles finalmente ganharam algo. O que não faz o menor sentido, afinal o primeiro filme explora muito bem aquele pequeno universo e tudo o que poderia sair dali seria extremamente pedante. E como previsto, o filme recebeu uma série que deturpa muito o que nos foi apresentado no primeiro filme.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.