Sessão da Tarde da Tv Globo formou público e gênero ao longo de 50 anos.
A Sessão da Tarde completou 50 anos no último dia 04 de março. Mais do que um horário para exibição de filmes com censura livre na TV Globo, tornou-se praticamente um gênero de filme. Com certeza você, ao assistir a um filme dentro do perfil, já disse: É Sessão da Tarde!
Na estreia, eram exibidos 2 filmes: 1 para o Rio de Janeiro e outro para São Paulo. Naquele 04 de março de 74 foram exibidos respectivamente “Os perigos de Paulina” e “Oito e Meio”. São 240 filmes anuais e ao todo já são mais de 10 mil.
Função inicial da Sessão da Tarde era entreter as donas de casa
Boni, em entrevista à coluna do Sandro Nascimento, na Na Telinha do UOL revelou:
“A Sessão da Tarde no meu pensamento era o seguinte: a mulher acabava de fazer o almoço e quer descansar. Naquele tempo, os programas eram culinários e tinha quer ter alguma coisa que ela pudesse assistir passivamente. Não precisasse ficar prestando atenção. A possibilidade de descansar do trabalho que ela fez de manhã. Um repouso, uma pausa para variar. Esse era o objetivo da Sessão da Tarde.”
Boni, em entrevista ao Na Telina Uol
Boni demonstra uma perspicácia aguçada, já que à época era bem comum as donas de casa descansarem após o almoço (Cá entre nós, eu ouvia isso das vizinhas mais velhas quando era criança)
Sessão da Tarde: Mudanças ao longo dos 50 anos
Por mais que os horários possam sofrer alteração na grade da emissora, o objetivo é sempre o mesmo: se conectar com o espectador e acompanhar as mudanças sociais:
“O Sessão da Tarde tem no seu DNA um pilar importante, presente nesses 50 anos, que é o “filme para ver junto”, junto com a família, com amigos. É um momento no meio da tarde que proporciona entretenimento, diversão e relaxamento. A TV Globo tem um olhar muito cuidadoso para essa curadoria, para trazer cada vez filmes mais representativos, personagens e narrativas com tramas universais e em sintonia com a sociedade. São cerca de 240 filmes exibidos por ano”.
Gabriel Jacome, diretor de conteúdo da Tv Globo, Em entrevista ao Portal Terra
Sessão da Tarde: 50 anos na formação de público cinéfilo
Debora Margem, da da equipe de Curadoria e Conteúdo Licenciado da TV Globo em entrevista ao Globo.com em matéria comemorativa corrobora a afla de Jacome e acrescenta sobre o processo de escolha e a importância da Sessão da Tarde para a formação de público:
“A Sessão da Tarde está presente no coração de grande parte dos brasileiros justamente por ter democratizado o acesso a grandes clássicos do cinema no país e ter formado cinematograficamente gerações. E é algo contínuo, já que a sessão segue trazendo grandes títulos em sua programação. A evolução no processo de curadoria da sessão está muito ligada ao olhar cuidadoso que temos para trazer cada vez mais filmes com personagens e narrativas representativas, com tramas universais e em sintonia com a sociedade para que a nossa audiência se identifique com o que exibimos. O mundo mudou nesses 50 anos, e a faixa acompanha com um olhar sempre muito atento à sociedade atual.”
Leia Mais: Filmes “Sessão da Tarde” que amamos!
Sessão da Tarde: Filmes marcantes
Separamos uma lista com alguns clássicos da Sessão da Tarde nesses 50 anos que estão na memória de todos, dificilmente você não viu algum. Por isso, dispensam apresentações.
- Curtindo a Vida Adoidado
- A Lagoa Azul
- Ghost- Do Outro Lado da Vida
- De Repente 30
- Um Príncipe em Nova York
- O Auto da Compadecida
- A Princesa Xuxa e os Trapalhões
- Meu Primeiro Amor
- As Patricinhas de Beverly Hills
- Karate Kid
- As Branquelas
- Meninas Malvadas
- Matilda
- Edward, Mãos de Tesoura
- Mudança de Hábito
- Esqueceram de Mim
- O Diabo veste Prada
- Dirty Dancing
- Como Perder Um Homem em 10 Dias
- Clube dos Cinco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.