Séries divertem e também apresentam novos conceitos para serem discutidos, como a comunidade Incel
A série britânica “Adolescência” e a espanhola “Machos Alfa”, ambas da Netflix, exploram de maneira intensa as dinâmicas da masculinidade contemporânea e suas implicações. A mais recente mostra as consequências negativas na vida do protagonista de 13 anos, enquanto “Machos Alfa” discute tais questões nos relacionamentos pessoais e afetivos de 4 amigos.
Além de retratarem como jovens e adultos são influenciados por discursos on-line, essas produções também apresentam novos termos e conceitos que circulam amplamente na internet e nas redes sociais. “Machos Alfa” traz alguns desses termos especialmente na 2ª e 3ª temporadas, de forma sarcástica, mas não superficial.
Expressões como “incel” e “redpill”, por exemplo, são amplamente discutidas, reforçando sua presença no debate atual sobre masculinidade e comportamento on-line. O G1 fez um glossário com tais expressões que trazemos aqui:
LEIA MAIS
Sessão de Terapia | Selton Mello Anuncia Elenco da 6a Temporada
Adolescência | Como a Minisérie da Netflix Está Deixando Alerta Pessoas do Mundo Inteiro
Adolescência | Série Conquistou 100% de Aprovação no Rotten Tomatoes
🔴 Incel:
O termo vem de “celibatário involuntário” (do inglês “involuntary celibates”) e descreve, inicialmente, meninos que se consideram incapazes de estabelecer relacionamentos amorosos. Com o tempo, essa identidade passou a ser associada a uma visão misógina, culpando mulheres por suas frustrações românticas e sexuais. Comunidades incels, especialmente em fóruns on-line, podem alimentar discursos de ódio e até influenciar ações violentas.
🔴 Redpill:
Inspirado no filme “Matrix”, o termo sugere uma “despertar para a verdade”. No entanto, grupos misóginos se apropriaram da metáfora da escolha da pílula vermelha para justificar a ideia de que os homens são vítimas de um sistema injusto liderado por mulheres. Em “Machos Alfa” o representante Redpill é Pedro, um dos grandes responsaveis por momentos hilarios na 1ª temporada, quando cria seu próprio curso.
🔴 Blackpill:
Uma versão ainda mais radical e pessimista do “redpill”, que reforça a crença de que não há solução para os problemas dos homens além da resignação ou da retaliação.
🔴 Discord:
Plataforma criada para gamers, mas amplamente utilizada por grupos redpill e blackpill para troca de mensagens e organização de comunidades com discursos extremistas.
🔴 Reddit:
Rede social baseada em fóruns de discussão, que inclui comunidades onde incels e grupos misóginos disseminam suas ideias.
🔴 Misoginia:
Ódio e desprezo contra mulheres. Está na base dos movimentos incel e redpill, sendo um fator central na narrativa de “Adolescência”. Em “Machos Alfa”, a ideia é conscientizar para combater. Santí é o mais consciente.
🔴 Masculinismo:
Movimento que busca restaurar uma masculinidade hegemônica em resposta aos avanços dos direitos das mulheres. “Machos Alfa” satiriza algumas dessas ideias, mostrando como elas se manifestam no cotidiano.
🔴 White knight:
Homens que defendem mulheres em debates on-line e, por isso, são ridicularizados por comunidades masculinistas. “Adolescência” ilustra essa dinâmica ao retratar personagens humilhados pelo grupo de Jamie.
🔴 Homens beta:
Na hierarquia incel, são os homens considerados inseguros e submissos, em oposição aos “alfa”, que seriam bem-sucedidos e dominantes.
COMPRE AQUI
Apple iPhone 13 (512 GB)
AirPods 4 com Cancelamento Ativo de Ruído
Fritadeira Airfryer Essential XL Conectada, Philips Walita, conectividade c/Alexa
🔴 MGTOW (Men Going Their Own Way):
Sigla que significa “homens seguindo seu próprio caminho”. Esse movimento incentiva a rejeição total das mulheres, sob o argumento de que elas são manipuladoras e ameaçam a masculinidade.
🔴 Chad:
Gíria usada para descrever homens atraentes, confiantes e desejados, vistos como inimigos pelos incels.
🔴 Stacy:
Termo pejorativo para mulheres atraentes e populares, que, segundo a mentalidade incel, sempre escolheriam os “Chads” em vez dos “beta males”.
“Machos Alfa”. Imagem: Divulgação/Netflix (via TMDB)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.