Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

J.K. Rowling e a magia por trás da Literatura – Parte 2

Fotos: Divulgação

Capítulo 2: Harry Weasley Granger Potter

Segundo o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, o verbete “saga” significa lenda ou aventura. História de personagens famosos ou atos históricos de uma determinada cultura ou religião. Agora junta tudo… tem aventura, tem romance, mistério, segredo, lealdade, mocinho(s) e vilão. Se Harry Potter não preenche essas estatísticas, bem… parem o mundo, que nós queremos descer.

Semana passada, precisamente no dia 08 de maio, nós resolvemos homenagear nada mais, nada menos que J.K. Rowling. A autora mais bem paga do mundo, com a (sim!) saga, mais difundida nos quatro cantos do planeta. Como prometido e para não matar mais ninguém de ansiedade, voltamos com outro capítulo dessa história que a Woo! Magazine resolveu contar para vocês.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Então… como, quando e onde surgiu a ideia de Harry Potter?! O fato, é que o livro do bruxinho foi traduzido para mais de 73 idiomas e teve mais de 450 milhões (milhões!!!!!) de cópias vendidas. Mas no começo, a descrença era tanta – na autora e na história – que oito editoras chegaram a negar a dar aquela “olhadinha” nos manuscritos. A desculpa era que um livro para crianças não podia ser tão grande. O tamanho do alfarrábio assustaria os menores.

Algumas pessoas – aqueles fãs mais aficionados – ousam dizer que Harry Potter é na verdade um alter ego da própria J.K., e o carinho que o livro foi escrito, e as inserções que ela fez e adaptou da sua vida para obra, talvez acabem comprovando essa suspeita (ou ousadia).

A questão é que o episódio da recusa das editoras não foi o único incidente que ocorreu durante a tentativa de dar vida a narrativa. Abandonada pelo marido com uma filha recém-nascida, nossa heroína ia diariamente a uma cafeteria de Edimburgo na Escócia. O café não era o melhor lugar do mundo para um bebê. Mas devido ao frio que fazia na época, era, pelo menos, o lugar mais quentinho. E entre um gole outro dessa bebida energizante, nasceu a história mais amada de todos os tempos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Harry era um garoto órfão. Criado pelos – nada simpáticos – tios, ele sempre achou que seus pais haviam morrido em acidente de carro. E aquela cicatriz em forma de raio, bem no meio da testa era a marca que ele tinha sido o único sobrevivente daquela fatalidade. Sim! Ele foi o menino que sobreviveu. Mas a história era completamente outra. Aos 11 anos de idade, Harry viu, enfim, sua vida mudar.

Hogwarts, Grifinória, Rony, Hermione, Dumbledore… esses nomes e muitos outros com certeza já passaram pelos seus ouvidos. E se você se familiarizou de verdade com todos eles, significa, então, que dos 11 aos 17 anos, Harry Potter, sua história, seus dramas, seus amigos e suas aventuras fizeram parte do que você é também.

A coisa toda foi tão fantástica e tão mágica que com tudo conspirando contra, J.K Rowling não só conseguiu lançar os livros, como fez uma verdadeira franquia de sucessos. A marca (sim senhores) Harry Potter conta com filmes desenlaces de bilheteria, peça de teatro e o parque temático The Wizarding World of Harry Potter. Que aliás, como adendo na nossa matéria; o parque vende os feijõezinhos de todos os sabores. E nossa… tem um com gosto de vômito de verdade.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além disso, a saga, que à priori, contava com sete livros, teve uma pequena mudança. Como os fãs não se contentaram como o fim da história, a peça de teatro “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” – que teve o roteiro escrito por Jack Thorne –  acabou ingressando na coleção fazendo jus às aventuras e contando o que aconteceu 19 anos depois da última batalha do Hogwarts.

Ademais, J.K. lançou mais três livros baseados na saga, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – que também já adentrou nas telonas -, “Quadribol Através dos Tempos” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”. Se alguém ainda duvida que realizar sonhos é impossível, bem, é só olhar a história dessa mulher fantástica. Ela acreditou. E hoje ela simplesmente é.

Na próxima semana, vamos seguir com nossos capítulos sobre sua vida. Maio é todinho dela. No entanto, deixaremos as magias e poções para lá e ingressaremos no universo adulto de J.K. Rowling. Será que vocês estão preparados para isso?

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Érica nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, mas deveria ter nascido nesses lugares onde se conversa com plantas, energiza-se cristais e incenso não é só pra dar cheirinho na casa. Letrista na alma, e essa bem... é grande demais por corpinho de 1,55 que a abriga. Pisciana com ascendente E lua em câncer. Chora quando está feliz, triste, com raiva e até mesmo com dúvida. Ah! É uma nefelibata sem cura.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Séries/TV

De acordo com fontes do site Variety, produção já estaria em fase inicial de desenvolvimento Rumores de uma série ambientada no mundo mágico de...

Literatura

A literatura nacional vive um interessante movimento no gênero fantasia, principalmente as histórias que passam na época medieval. Talvez isso tenha relação com o...

Filmes

Segundo noticia divulgada no site da revista “The Hollywood Reporter“, o filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” chegou a 1 bilhão de dólares...

Crítica

Quando a sequência do filme “Jumanji”, de 1995, foi anunciada a desconfiança por traz da produção foi geral. Eram poucos os que acreditavam que “Jumanji: Bem...

Advertisement