As bandas dos anos 90 como você nunca viu
Um livro que começou a ser escrito em 2007, foi lançado no dia 31 de março desse ano. Estamos falando de “Magnéticos 90”, de Gabriel Thomaz e Daniel Juca, que chega as livrarias para contar a história das bandas do rock brasileiro em forma de HQ.
O livro/quadrinho conta histórias que o próprio Gabriel, o líder do Autoramas e ex-Little Quail and the Mad Birds, presenciou durante sua vida, começando pela sua adolescência, em Brasília, ouvindo Legião Urbana, Plebe Rude, Ramones e outros, além de seu próprio inicio no “Show Biz” com os concursos de colégio e bandas com seus colegas de sala de onde surgiu o próprio Little Quail, que teve canções como “1, 2, 3, 4” e “Aquela”, regravadas mais tarde pelo Raimundos.
Com várias fitas cassete e sua memória fotográfica, Gabriel Thomaz, cantor e compositor, que agora se tornou historiador do rock, aos 46, catalogou uma centena de bandas dos anos 1990 e várias delas estão presentes no livro. A ilustração da obra é de Daniel Juca, que compilou histórias, casos e uma coleção de demos em K7, utilizando técnicas de zine, pela aparência do resultado final, e desenhou por cima de fotos, posters e outras coisas usando e abusando do estilo “DIY (Do It Yourself)”, intrínseco na geração, para a composição das imagens.
Muitas das histórias, segundo o escritor, foram contadas as mais diversas vezes em mesas de bar, mas infelizmente algumas ficaram de fora. Muitas das demos e K-7 das bandas citadas no livro foram digitalizadas e estão disponíveis na internet, graças ao músico catarinense Edson Luís de Souza, no site da Demos Tapes Brasil e também no site do projeto Magnéticos 90. A enciclopédia, em primeira pessoa, do rock brasileiro vai até o final da década de 90 e o inicio do extinto/presente Los Hermanos.
Paulo Olivera é mineiro, Gypsy Lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, Bombril na vida profissional e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.