O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, e carinhosamente chamado de Maraca, completa 70 anos este mês. Inaugurado em 16 de junho de 1950 para a primeira Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o estádio foi o palco de jogos memoráveis. Contudo, nem só de futebol vive o Maracanã. O templo do futebol recebeu grandes artistas do mundo da música para shows que se tornaram históricos. Confira a seguir alguns desses grandes shows que encantaram o público:
Frank Sinatra (1980)
O cantor Frank Sinatra fez o seu primeiro show no Brasil, em 1980. Sob ameaça de temporal, o universo conspirou a favor do grande show da “voz” no Maracanã para um público estimado entre 140 e 175 mil pessoas, o maior da carreira do cantor até então. Com a chuva parando minutos antes da apresentação, o público pode se emocionar com a interpretação singular de Sinatra para canções como “I’ve got you under my skin”, “My way” e “New York, New York”.
Tina Turner (1988)
A cantora Tina Turner cantou para o maior público da sua carreira no estádio, em janeiro de 1988. O público de 188 mil pessoas pode conferir toda a potência vocal e presença de palco de Tina, embalado por grandes sucessos de seu repertório como “We don’t need another hero”, “Private Dancer” e “Paradise is here”. O show fez parte da turnê Break Every Rule e foi transmitido ao vivo para todo o mundo, entrando para o Guiness Book como o maior show já feito por uma cantora solo.
Kiss (1983)
A lendária banda de rock desembarcou no Maracanã para quebrar todos os recordes de público. No show da turnê Creatures of the Night, a banda fez um espetáculo com as tradicionais maquiagens e muita fumaça para 250 mil pessoas. Além disso, o show também é marcante pois era raro que bandas de sucesso viessem ao Brasil com suas turnês na época. Nem preciso dizer o êxtase do público ao ouvir músicas como “Detroit Rock City” e “Love It Loud”. Inesquecível.
Paul McCartney (1990)
O Paul McCartney saiu em turnê mundial em 1989. The Paul McCartney World Tour teve impressionantes 104 datas diferentes, trazendo o cantor pela primeira vez ao Brasil. E o Maracanã deu mais um recorde de público a um cantor solo: 184 mil pessoas puderam se emocionar com o ex-Beatle cantando sucessos de todas as fases de sua carreira, como “Got to Get You into my Life”, “Jet” e a icônica imagem dos isqueiros acesos ao som de “Yesterday”, um dos grandes sucessos dos Beatles e uma das músicas mais regravadas da história.
Rock In Rio II (1991)
A organização do Rock In Rio anunciou a segunda edição do festival para o estádio do Maracanã em janeiro de 1991, por causa da demolição da antiga Cidade do Rock. Entre erros e acertos em relação à estrutura montada, é inegável que a organização colocou no palco artistas de grande sucesso, no melhor momento de suas carreiras como Guns’n’Roses, Faith No More, Billy Idol, George Michael, A-Ha e Judas Priest. Esta edição do festival foi a primeira a ter atrações de estilos musicais mais variados, algo que se tornaria uma das características do evento até hoje.
Madonna (1993)
Madonna veio ao Brasil pela primeira vez durante a turnê The Girlie Show, cantando para 120 mil pessoas no Maracanã. A turnê era para divulgar o polêmico álbum Erotica. E o conceito do show trazia, é claro, muito erotismo em performances muito ousadas – para dizer o mínimo. Para a crítica da época, o show teve altos e baixos, mas nada que comprometesse a experiência de ver a cantora ao vivo pela primeira vez. A cantora ainda cantaria no estádio novamente, em 2008.
Rolling Stones (1995)
Os Stones vinham ao Brasil pela primeira vez na turnê de divulgação do álbum Voodoo Lounge. A banda foi a atração principal do penúltimo festival Hollywood Rock, responsável por colocar o Brasil na rota de grandes shows de rock internacionais. E para dar conta da magnitude da estrutura de palco trazida pela banda, o festival saiu da Praça da Apoteose para o Maracanã. Em duas apresentações no estádio, o público foi ao êxtase durante canções como “Tumbling Dice”, “(I Can’t Get No) Satisfaction” e “Angie”, esta última em um momento mais intimista com o público cantando junto. As pedras rolariam mais uma vez no Maraca, em mais um grande show da banda, em 2016.
Por fim, esperamos que o nosso querido Maraca comemore muitos anos de vida… Com muitos gols e muita música também!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.