Todos conhecemos o Oscar. Sim, eu já disse isso uma vez. É aquele prêmio que mostra como e quanto Hollywood se leva a sério. É tipo o prêmio da empresa, aquele que todos vão para agradar o chefe. Agora, o Framboesa de Ouro, ah, esse sim. Esse é o evento que todo funcionário faria se pudesse passar ileso por ele.
A premiação, que começou por acaso ali pela década de 80, tem como objetivo reconhecer os piores do ano, em uma ocasião que, normalmente, acontece na noite antes ou depois do Oscar. Os indicados, claro, não costumam ficar muito honrados nem sequer desejam participar de sua entrega, mas uma vez ou outra os vemos por lá.
Muitos artistas consagrados já foram indicados em alguma categoria, inclusive gente como Sandra Bullock, que ao mesmo tempo que concorria no Oscar por “Um Sonho Possível” como melhor atriz, concorria ao Framboesa na categoria Pior Atriz. No caso de Sandra, esse prêmio foi meio surpreendente. Ela não é má atriz, mas tem um senso de escolha para seus filmes que, às vezes, falha (e aqui, eu coloco Velocidade Máxima 2, pelo qual ela foi indicada também). Agora, Bullock é a melhor pessoa ever! Obviamente, o prêmio zoa todo mundo. E Sandra foi lá recebê-lo sabendo disso.
Agora, pior que uma intuição que falha, é quando você não tem o “dom” para coisa. Tipo o Adam Sandler. Sim, eu entendo que Adam tem comédias que recheiam a Sessão da Tarde e faz muita gente rir bastante. Mas ele já foi indicado em tantas categorias que deveria ter uma só pra ele! Sandler já venceu diversas vezes pior ator, pior dupla e, pasmem, pior atriz também. Basicamente, ele está indicado todos os anos em alguma categoria, esse ano ele acabou se livrando porque teve gente pior. Ou vai ver ele não conseguiu se igualar a suas atuações anteriores.
Claro, a maior parte das pessoas não vão receber seus prêmios e se sentem ofendidos por serem perguntados sobre suas indicações. Ben Affleck já quebrou seu troféu ao vivo (mas isso nunca o impediu de ser indicado, este ano ele concorre por sua atuação como Batman). Apesar de Sandler ser um constante concorrente, ele ainda não se igualou a Sylvester Stallone, que possui 19 indicações e 7 vitórias. Stallone é Stallone, certo?
No lado feminino, a atriz com maior número de indicações e prêmios é a rainha do pop (que deveria ficar apenas lá) Madonna, que tem nada mais, nada menos que 12 indicações e 8 prêmios. Ela tem, inclusive, cinco prêmios a mais do que a segunda colocada Demi Moore, que conta com “apenas” 3 prêmios das 7 indicações que teve. Além delas e Sandra, já passaram por essa categoria: Lindsay Lohan, Hilary Duff, Jennifer Lopez (engraçado, parece que eu tô falando de um prêmio zoeira de música, mas é sobre atuação mesmo), Angelina Jolie e Halle Berry, que acabou indicada (e foi receber seu troféu) apenas um ano depois de ter sido reconhecida como melhor atriz pelo Oscar por “A Última Ceia”.
Ao comemorar seus 25 anos de prêmio, o Framboesa incluiu uma categoria especial na noite: o de Maior Perdedor. São atores que foram indicados algumas vezes, mas nunca levaram o “não sonhado” prêmio. Nele, concorreram Angelina Jolie, Keanu Reeves, Ryan O’Neal, mas quem levou de verdade foi Arnold Schwarzenegger que, depois de ter tido 8 indicações e nenhum prêmio, finalmente levou este para casa.
Justamente por não levar Hollywood a sério o Framboesa é tão bom. Ele não é apenas alguém que sentou no sofá e torceu o nariz para um filme porque nele tem a Kristen Stewart. O Golden Raspberry Awards, nome real do prêmio, faz piada do que a indústria americana de entretenimento tenta ser. Eu só acho que deveriam ter mais prêmios assim. Já até imagino o Açaí de Ouro aqui no Brasil. Ou a Jabuticaba… Também pode ser o Pequi de Ouro.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.