Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Quem é Legion? Tudo o que você precisa saber

2017 promete ser um grande ano para os fãs de quadrinhos. De um lado vemos “Guardiões da Galáxia vol. 2″, “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” e “Thor: Ragnarok” que vem para contribuir com os retoques finais necessários à Fase 3 do MCU (Marvel cinematic universe – universo cinemático da Marvel) para a chegada de “Vingadores: Guerra Infinita”; Do outro temos “Mulher-Maravilha” e “Liga da Justiça” que vão concretizar de vez o universo compartilhado da DC. No meio dos dois, brigando por um espaço cada vez maior, a FOX aposta em produções um tanto quanto audaciosas desde o sucesso de “Deadpool” – que contou aqui no Brasil com uma muito bem justificada classificação indicativa de 16 anos – e agora traz “Logan”, o último filme de Hugh Jackman no papel de Wolverine e aquele que promete ser o mais dramático e obscuro filme dos mutantes. É nessa esteira que a empresa aposta em uma série spin-off sobre um dos personagens mais poderosos e interessantes da franquia: Legion.

Graças aos quadrinhos já existe uma grande quantidade de material que pode nos dar mais informações sobre o personagem da adaptação que chegará em breve ao canal FX. Mas, antes de mergulharmos na confusa vida e personalidade desse mutante, vejamos o que já foi dito na sinopse liberada pelo estúdio:

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Legion é a história de um jovem perturbado que poderia ser mais do que um humano, David Haller, que desde a adolescência lutou contra uma doença mental. Diagnosticado como esquizofrênico, David tem estado dentro e fora de hospitais para doentes mentais durante anos. Mas depois de um estranho encontro com outro paciente, percebe a possibilidade de que as vozes que ouve e as visões que vê, podem ser reais”

Quem é Legion?

Legion, como a própria sinopse da série já deixa claro, é o alter ego de David Haller. David, nos quadrinho, é o filho da israelense Gabrielle Haller e do líder dos X-Men Charles Xavier, no entanto Gabrielle manteve a existência de David em segredo fazendo com que Charles só soubesse da existência de seu filho quando esse já havia se tornado adulto.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O nome Legion é inspirado em relatos bíblicos (encontrados no livro de Marcos e de Lucas) e significa, basicamente, uma modalidade de possessão demoníaca em que diversos demônios possuem um mesmo hospedeiro.

No livro de Marcos (5,1-13) Jesus se depara com um exemplo desse tipo de possessão e pergunta ao demônio seu nome, que responde:

“Legião é o meu nome, porque somos muitos.”

Na antiguidade, graças aos relatos bíblicos mal interpretados, os comportamentos esquizofrênicos no qual pessoas apresentavam múltiplas personalidades eram considerados possessões demoníacas. No entanto existe uma interpretação dos relatos bem mais coerente que envolve as legiões romanas (6.000 soldados de infantaria e 120 soldados de cavalaria e ainda tropas auxiliares para serviços especiais) que representavam opressão e morte para os povos hebreus. De qualquer forma, o significado bíblico de “legião” utilizado na criação do mutante foi justamente a visão deturpada do relatado através dos textos sagrados e isso é facilmente observado na associação feita entre a “legião” e a sanidade mental do personagem.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A principal característica do mutante Legion é sua esquizofrenia que o levou a desenvolver diversas personalidades, cada uma delas com suas próprias peculiaridades que incluem também controle sobre diferentes tipos de poderes. Nos quadrinhos o estado mental de David foi causado por um grande trauma desencadeado quando um grupo de terroristas atacou a França e causou a morte de seu padrasto diante de seus olhos – é interessante pensar no quanto isso é atual e só nos resta esperar para ver se a temática será aproveitada de alguma forma pela série ou não. Após o ataque e diante do horror, os poderes de David despertam e ele incinera os cérebros dos terroristas, absorvendo a consciência de um deles. De acordo com os quadrinhos, mais tarde, a consciência do terrorista acaba partindo a mente de David criando diversas outras personalidades. As personalidades mais proeminentes de David são:

  • Jemail Karami: originalmente um terrorista anti israelense. Ele invade a casa de Gabrielle Haller, uma membro do Serviço Diplomático Israelense, matando seu padrasto Daniel Shomron. Quando sua mente é absorvida por David, acaba ganhando capacidade telepática.
  • Jack Wayne: A primeira personalidade artificial criada por David Haller, um homem aventureiro e arrogante capaz de levitar objetos e criar campos protetores de força impenetráveis ao redor de si.
  • Cyndi: uma garota rebelde que não gosta de ser contida ou controlada, capaz de criar e dominar fogo.

Quais seus poderes?

Legion é um mutante nível ômega, isso significa que ele é tão poderoso quanto Feiticeira Escarlate e Apocalipse. No entanto, a natureza de seus poderes é um mistério, visto que a sua capacidade de controlá-los está intimamente ligada a personalidade que se manifesta através dele e é dito nas HQs que a personagem pode ter milhares se não milhões de personalidades que acabam lutando entre si para manter o controle do mutante.

Ele já demonstrou ser um poderoso piro cinético, um telepata superior a Charles Xavier e um telecinético ainda mais formidável que Jean Grey e se já não bastasse, recentemente, foi descoberto que David ainda possui a capacidade de manipular a realidade em escala universal. Ainda que sejam capacidades incríveis, o poder que ganhou mais destaque nos quadrinhos foi o de viajar através do tempo. Esse poder foi desenvolvido quando a personalidade Jemail Karami conseguiu o controle total do mutante. A partir disso, Legion começa a pensar em uma forma de ajudar seu pai e acaba chegando a conclusão de que deveria voltar no tempo e matar Magneto antes que este se tornasse o grande antagonista dos X-Men. Legion só não esperava que Charles Xavier desse a vida para proteger seu amigo Erik Magnus Lehnsherr, o Magneto. Ao matar seu próprio pai, David causa um paradoxo que resulta na obliteração da realidade que conhecemos e no surgimento de uma em que nem David nem os X-Men existiram, deixando o caminho livre para Apocalipse dominar o mundo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O que podemos esperar da série?

“Legion” está longe de contar a história de um super herói, David foi uma das maiores ameaças para os X-Men e teremos a oportunidade de acompanhar a construção desse personagem de uma forma ainda não vista com a série.

Podemos esperar um número grande de reviravoltas e acontecimentos surpreendentes, uma vez que nem a realidade nem o tempo estão à salvo quando falamos em David Haller.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Legion estreia dia 8 de fevereiro no canal FX.

Por Raoni Vidal

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Séries/TV

A produção da série “Fargo” completou o elenco principal de sua próxima temporada com Joe Keery (“Stranger Things”), Lamorne Morris (“Barbershop: The Next Cut”)...

Destaques

Mais de vinte anos após o fim da animação “X-Men: The Animated Series” (1992), o painel da Marvel acaba de anunciar a sequência da...

Séries/TV

Nova temporada da série derivada de “Sons of Anarchy” chega em Abril “Mayans M.C.” está chegando em seu quarto ano e promete muita ação...

Séries/TV

Saiu, em plena sexta-feira 13, o assustador trailer de “American Horror Story”: Double Feature”, a décima temporada da aclamada série de horror antológica do...

Advertisement