A temporada de “Querido Irmão, Faltou Ar Pra Dizer” acontece de 26 a 29 de outubro de 2023
A peça “Querido Irmão, Faltou Ar Pra Dizer” é um espetáculo teatral inédito idealizado por Well Padua, com supervisão artística do renomado diretor André Lemos, primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de Teatro de Direção (RJ- 2019), dirigido por Jeff Fagundes- com carreira internacional em 6 países, representante brasileiro do International Theatre Institute; e Well Padua – Ator negro periférico que iniciou sua carreira em 2007 em Nova Iguaçu no Projeto F.A.M.a e perdeu seu pai jovem e usará dessa história para falar sobre paternidades negras.
Na peça, o ator criador lê cartas para seu irmão paterno que nunca conheceu, enquanto fala de memórias de seu pai, de quando ainda o tinha vivo, falando de ancestralidade e paternidade no genocídio da população negra.
Leia também: Crítica | G.A.L.A.
Como proposta cênica, foram pesquisados documentos e fotos que restaram sobre a vida do pai do ator criador, desenvolvendo a linguagem do teatro do real e documental. Através de entrevistas de pessoas negras de todas as AP’s do Rio de Janeiro, e suas relações com pais que morreram, desapareceram ou foram presentes em suas vidas, mapeamos paternidades negras e compilamos em um documentário de vídeo que compõe a peça, trazendo para o palco multilinguagens.
Sinopse:
Ao passar pelos espaços entre ser um filho e ser um pai, ”Faltou ar pra dizer” é um espetáculo que desmistifica as afetividades das paternidades negras periféricas pela necessidade de inspirar o que a sociedade os nega e expirar às mudanças que podem construir uma ancestralidade contemporânea forte para nosso futuro.
Serviço:
Direção: Jeff Fagundes
Texto: Jeff Fagundes e Well Padua
Direção de Produção: Tali Ifé
Colaboração Dramatúrgica: André Lemos
Direção de Movimento: Thais Ayomide
Elenco: Well Pádua
Supervisão Artística: André Lemos
Direção Musical: Janamô
Audiovisual: Luís Gomes
Iluminação: Rommel Equer
Montagem de Luz: Rommel Equer
Cenários e figurinos: Ananda Almeida
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria – Laís Monteiro
Designer: Giulia Santos
Parcerias: Teatro Negro Chica Xavier/ Terreiro Contemporâneo
Realização: Confraria do Impossível
Classificação: 12 anos
Ingressos: Rio Cultura
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.