Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Recap: This Is Us (Sexta Temporada – Episódio 15)

This Is Us
Imagem: Divulgação/NBCUniversal

O episódio 15 de “This Is Us” chegou para retomar a emoção perdida no episódio 14. Prepare a caixa de lenços, pois o episódio finalmente sai do casamento de Kate e é centrado na trajetória de Miguel desde a infância, passando por sua devoção à Rebecca, mesmo nos momentos mais difíceis. Confira o resumo com spoilers:

Leia também: Recap: This Is Us (Sexta Temporada – Episódio 14)

Episódio 15: “Miguel”

Um flashback significativo para o enredo do episódio é o de uma noite em que Miguel conhece Rebecca, nos dias de namoro com Jack, em um bar. Miguel está nervoso porque Rebecca não gosta dele e ela certamente parece irritada com sua chegada, mas Jack, no entanto, dá uma desculpa para deixar Miguel e Rebecca sozinhos juntos e se conhecerem melhor. Nada sutil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Eles finalmente conseguem quebrar o gelo, e Rebecca pergunta calorosamente qual é sua história. Ele responde com uma frase que seu pai disse uma vez: “Eu não sei, mas é uma boa pergunta, pergunte-me novamente mais tarde.” Sua história, no entanto, se desenrola ao longo do episódio, e inclui ele e Rebecca se dando bem naquela noite e estabelecendo uma amizade, como as pessoas favoritas de Jack, unidas. Esse é o começo de sua história com Rebecca. Mas sua própria história começa quando ele é um menino em Porto Rico.

As raízes de Miguel

Miguel passou parte de sua infância em Porto Rico, jogando beisebol com os amigos. Mas então o pai de Miguel muda a família para a América, para a Pensilvânia, para encontrar um novo trabalho lá. Uma vez lá, Miguel aprende inglês em parte pelo rádio. Enquanto assiste a um jogo do time de beisebol Pittsburgh Pirates, que tem o jogador favorito de Miguel, Roberto Clemente, um homem para quem seu pai trabalha diz a Miguel sobre os melhores lugares no estádio de beisebol, insistindo que “onde você se senta é o que importa”. Isso vira uma meta de vida Miguel, o que o faz ter ambição e dedicação para conquistar esse objetivo.

O principal exemplo: quando adulto, ele consegue um emprego confortável se candidatando sob o nome de Mike Rivers, em vez de Miguel Rivas. O caminho de sucesso em que se coloca parece tirá-lo de sua herança porto-riquenha, pois aparentemente ele não vê muito sua família e, ao visita-lá num Natal, admite alisar o cabelo para ter uma aparência melhor. Esse comentário incomoda sua família, e seu pai fica ainda mais irritado quando Miguel implora à mãe que o deixe pagar um zelador para sua tia doente.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O pai de Miguel o critica Miguel por gastar tanto dinheiro e falar tanto sobre sucesso, como se tivesse esquecido de onde veio. Miguel lembra que seu pai é o responsável em parte por isso, arrastando-o de Porto Rico para a América e incentivando-o a se encaixar, então ele se pergunta como, então, seu pai poderia estar chateado por ele ter abraçado essa nova vida e estar fazendo algo por ele mesmo. Miguel sai com raiva, para a tristeza de sua mãe. Como Jack e sua mãe, outra relação mãe-filho foi aparentemente marcada por problemas entre pai e filho.

Mas ao contrário da experiência de Jack, o pai de Miguel morre primeiro. Em um momento de ternura, a mãe de Miguel garante a ele que seu pai morreu orgulhoso dele, e Miguel posteriormente elogia sua mãe pela dedicação aos cuidados de sua irmã doente. Sua mãe diz, simplesmente, “amar é dar seu coração sem expectativa”.

A partir da conversa com a mãe, Miguel acha que não tem esse tipo de amor nele e se sente perdido, principalmente porque acabou de se divorciar. Sua mãe garante que ele encontrará seu caminho e alguém para amar novamente. O episódio corta para Miguel vendo uma atualização do Facebook de Rebecca e, posteriormente, enviando mensagens para ela para se atualizar – faz oito anos desde a última vez que eles se falaram, naquela noite de Ação de Graças (Episódio 7).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Miguel e sua família

Parte importante de sua jornada é o relacionamento com sua primeira esposa Shelly. Ele a conhece em um bar quando Jack e Rebecca pedem para ele se levantar e flertar com ela. O relacionamento segue em frente, se casam, e têm um filho. Eles parecem felizes.

Um dia, ele chega em casa tarde da noite e ele e Shelly discutem, com seus dois filhos ouvindo angustiados das escadas. Shelly diz que Jack chega em casa cedo o suficiente para passar um tempo com sua família. Miguel diz que não é Jack, e em uma resposta direta, Shelly diz: “você certamente não é”.

O casamento de Miguel acaba. E com ele, o relacionamento com seus filhos (ou pelo menos seu filho) fica bem difícil. Mesmo que ele deixe um quase romance com Rebecca para trás para se aproximar de seus filhos, eles não compartilham da mesma intenção, pois vemos vários telefonemas sem resposta. Mas oito anos depois, ele tem pelo menos uma segunda chance com Rebecca.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Miguel e Rebecca

Depois que Miguel manda uma mensagem para Rebecca, os dois passam a se falar regularmente. Eles se reencontram pessoalmente uma noite e, depois de algum constrangimento, Miguel se abre. Ele diz que a primeira vez que sentiu saudades de casa foi quando deixou Rebecca. Com isso, Rebecca o beija, e o romance começa.

Certa manhã, na cama, Miguel pensa muito em Jack. Rebecca acredita que Jack iria querer o melhor para eles e observa, com ironia positiva, que Jack uma vez os deixou sozinhos em um bar até se tornarem amigos. Quando eles contam aos Big Three sobre o relacionamento num Dia de Ação de Graças, eles ficam chocados. Mas após algum tempo, Kate estende seu apoio, seguida por Randall, mas Kevin se opõe com raiva, embora sua raiva contraste com algo que ele faria no futuro.

O tempo avança para o casamento de Kate e segue em movimento. Vemos um Miguel mais velho passando pela rotina de cuidar de Rebecca, enquanto a doença avança. Ele acorda antes de Rebecca, faz café, prepara sua medicação, orienta sua fisioterapia e ignora os esforços da enfermeira para assumir o comando. Em meio a isso, seu próprio médico está preocupado com sua pressão arterial, falta de ar e outros problemas. Ele insiste que Miguel durma mais, mas parece que Miguel está sacrificando o sono por sua rotina de Rebecca, agindo como o zelador altruísta que sua mãe era para sua tia.

Advertisement. Scroll to continue reading.
This Is Us
Imagem: Divulgação/NBCUniversal

Uma noite, Miguel acorda e encontra Rebecca girando na neve. Enquanto cuidava dela, ele escorrega e cai com força de costas. Miguel consegue se levantar e levar os dois para dentro, mas está claramente ferido. Durante um jantar de Ação de Graças, ao ver Rebecca entrar em pânico quando Miguel sai do lado dela e sabendo sobre sua queda, os três irmãos querem uma enfermeira em tempo integral para Rebecca.

Miguel não aceita bem a proposta e diz que Rebeca não se dá bem com estranhos. Ele diz ainda que fez uma promessa que não quer falhar, como falhou com seus pais, esposa e filhos. Os Pearsons garantem que ele honrou seus votos de casamento o acolhendo e dizendo que o amam muito e querem seu bem estar. Miguel finalmente cede, permitindo que uma enfermeira assuma o cuidado total para ele e Rebecca.

Então Kevin faz um grande gesto em nome de Miguel. Ele visita o filho de Miguel para dizer que Miguel pode não ter muito tempo, e ele não deve deixar as coisas inacabadas. Tocado pelo gesto de Kevin, o filho de Miguel se junta aos Pearsons para o Natal daquele ano, para a alegria de Miguel. Não bastasse os vários momentos de emoção do episódio, temos a revelação de que Miguel morreu pouco tempo depois.

A perda é um misto de tristeza e amor, pois a família amorosamente se reúne novamente para espalhar algumas de suas cinzas na base da árvore que ele plantou para Rebecca como um símbolo de esperança quando sua condição começou. O gesto é uma demonstração de apoio dos três ao amor de Miguel e Rebeca. Em seguida, Kevin e o filho do Miguel viajam para Porto Rico para espalhar o resto das cinzas em seu campo de futebol de infância, onde a história de Miguel começou. No final, foi uma bela história. Seguimos juntos nos três últimos capítulos de “This Is Us”, toda quinta-feira, só no Star+.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Terceira temporada de "Love, Death & Robots" ganha trailer. Veja! - Woo! Magazine

  2. Pingback: Recap: This Is Us (Sexta Temporada - Episódio 16) - Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement
Advertisement

Você também pode ler...

Séries/TV

No episódio da semana em “This Is Us” os irmãos Pearson terão que tomar mais uma decisão sobre o futuro de Rebecca. Com o...

Séries/TV

O episódio da semana de “This Is Us” aproveita o gancho do episódio anterior e é inteiramente centrado em Kevin, ou melhor, na revelação...

Séries/TV

No episódio desta quinta-feira (21) em “This Is Us” tivemos o aguardado segundo casamento de Kate, que começou a se desenrolar no episódio anterior....

Séries/TV

Chegamos ao episódio 12 em “This Is Us” e com ele vem o fim do casamento de Kate e Toby. Embora não seja nenhuma...

Advertisement