7 de dezembro de 2019

Existe um velho e muito conhecido ditado que diz que “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Com certeza, você já ouviu por aí. Pois é exatamente sobre isso que o livro “O milagre da manhã” trata. Como acordar cedo e tornar sua manhã mais produtiva e seu dia mais significativo. É um guia para o desenvolvimento pessoal onde a premissa é mostrar que, o que você faz quando acorda vai determinar seu humor para o dia inteiro. A partir daí, vemos algumas algumas ideias que o autor traz para tentar transformar as primeiras horas e realizar o seu milagre.

O método, apresentado pelo autor Hal Elrod, é simples e eficaz e promete proporcionar a vida dos sonhos começando antes da 8h da manhã. Ele fala sobre os benefícios de acordar cedo e de desenvolver todo o potencial e habilidades. O leitor conhece também muitas ferramentas para melhorar seus resultados. Isso vai permitir que níveis de sucesso sejam alcançados, tanto na vida pessoal quanto na profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta vão trazer melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou em qualquer outra área que necessite ser aprimorada.

Publicado no Brasil pela editora Best Seller, o livro traz um início lento, cansativo e demora a engatar no conceito e nas orientações. O autor passa muito tempo explicando como o livro é maravilhoso, como as pessoas tiveram suas vidas transformadas e fica repetindo muito essas informações. O resultado disso é que a tarefa de ler esse livro acaba se tornando cansativa e a desistência fica ali rondando. Mas a nossa sugestão é que você não abandone a leitura e permaneça no foco porque logo em seguida melhora. No futuro, caso queira ler novamente, pode ignorar essa primeira parte. Mas sendo a primeira vez, tenha um pouco de paciência, seja firme e leia desde o início.

Ainda de acordo com os ensinamentos do livro, acordar mais cedo é bom. É mais silencioso e dá uma sensação incrível saber que aquelas horinhas do dia foram super produtivas diante de tantas coisas que já aconteceram. Mas muitas pessoas apresentam dificuldades para levantar cedo. O que pode ajudar nessa luta é ter um propósito ao acordar. Talvez essa seja a grande motivação e o caminho que “O milagre da manhã” traz.

Para isso, o autor usa o life S.A.V.E.R.S. – Os salvadores da vida:

S. (Silence) – Silêncio
Realizar atividades silenciosas como meditar, orar, refletir sobre algum assunto, etc. O silêncio é um processo difícil e solitário que vai na contramão do ritmo dinâmico e turbulento nos dias de hoje. Em tempos de informação rápida, na ponta dos dedos, através de celulares, a ideia de ficar parado, apenas contemplando, talvez seja assustadora. Experimente o silêncio.

A. (Affirmations) – Afirmações
Afirmações são coisas desejadas, frases que possam dar um significado feliz à vida, coisas boas, usadas para acabar com medos, inseguranças, baixa autoestima, etc. Para atingir grandes resultados, é preciso pensar grande também. A prática da afirmação é dizer para si, todos os dias, tudo aquilo que desejamos ser. Grandes homens de sucesso como Tony Robbins, Muhammad Ali, Jim Carrey e muitos outros diziam para si diariamente o quão bons e bem sucedidos eram, antes mesmo de alcançar toda sua fama. Esses são bons exemplos a seguir.

V. (Visualization) – Visualização
Depois de criar as afirmações, essa é a hora de visualizá-las. Revisar Sonhos, objetivos, a pessoa que quer ser. Criar mentalmente a realidade que queremos alcançar. Pensar no futuro cenário que quer fazer parte. Uma dica bem bacana é fazer um quadro de visualização, com recortes de figuras e tudo o que pensa em alcançar.

E. (Exercise) – Exercícios
O benefício da prática de uma atividade física. Escolha a atividade que melhor combina com você e que te deixa feliz e comece a praticar. Como diz a frase de Robin Sharma, “Se você não criar tempo para exercícios, provavelmente precisará criar tempo para cuidar das doenças “. Então, comece já! Essa é a hora!!

R. (Reading) – Leitura
Leia histórias inspiradoras, algo que desenvolva pessoal e também o profissional. A leitura traz um conjunto de benefícios. E acredite, é sempre a chave para o sucesso.

S. (Scribe) – Escrita
Escreva suas reflexões, seus pensamentos. Escreva um livro, um diário. Coloque para fora como está seu estado de espírito. Agradeça, faça listas. Use o tempo para qualquer uma dessas atividades. Pesquisas constatam que escrever sobre os sentimentos nos ajuda a organizar emoções e traumas.

As atividades podem ser feitas na ordem que escolher. Faça adaptação para o sua vida, para o seu dia a dia. Veja como funciona melhor para você e siga em frente.

Hal Elrod é um sobrevivente. Ainda jovem, na casa dos 20 anos e em uma ótima fase profissional, sofreu um grave acidente de carro que o colocou em coma, com  dezenas de fraturas e um dano cerebral devido ao impacto. Contudo, o autor fez do acidente um caminho para seu crescimento pessoal. Não foi fácil. Ele sofreu muito no processo, teve várias crises e até depressão. Sua recuperação também foi lenta. Durante esse tempo, Hal pôde notar que a qualidade de suas manhãs devido às suas rotinas dava a ele uma sensação de missão cumprida e o dia se desenrolava melhor. Dali em diante, ele passou a trabalhar sua rotina, testar várias opções e adaptar diferentes metodologias. O resultado foi o que ele denominou “O milagre da manhã”, uma ideia que se tornou clara para ele após alguns meses de prática e que consiste em potencializar o período da manhã para que o dia seja mais produtivo. O autor acredita que uma boa manhã, pode resultar em um bom dia.

Elrod dá as dicas para conseguirmos cumprir o cronograma, mas ele mesmo fala que não é fácil e explica que levamos pelo menos 21 dias para adquirir um novo hábito.

[Dias 1-1o] Fase 1: Insuportável
Os dez primeiros dias são uma armadilha, você começa empolgado porque está fazendo algo novo, mas logo sua mente e seu corpo começam a rejeitar a ideia. Por isso, precisamos ser mais firmes nesse período.

[Dias 11- 20] Fase 2: Desconfortável
Depois dos primeiros dias, nosso corpo e mente começam a costumar com a nova rotina, mas ainda é ruim. Não podemos amolecer, pois aqui ainda podemos cair na tentação de voltar aos hábitos antigos e nós não queremos isso, não é?

[Dias 21-30] Irrefreável
Essa é a fase crucial para a instalação de um novo hábito. É aqui que começamos a sentir orgulho por ter chegado tão longe!

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Erika Kohler

Jornalista (com diploma), escritora metida a cronista e decoradora. Não necessariamente nessa ordem. É uma artista múltipla! Tem a arte no DNA e por isso é amante do mundo das artes. De todas as formas: Cênicas, Visuais e Plásticas.
Carioca, já foi rata de praia, mas hoje prefere o inverno. É gateira de carteirinha e apaixonada por pinguins. Os livros fazem parte da sua vida e estão sempre por perto. Talvez tenha nascido no século errado porque ama o Vintage e o retrô. Adora assistir filmes e séries, sempre acompanhada por um baldão de pipoca. Torce para encontrar com o gato da Alice, pra ele indicar a estrada dos tijolinhos amarelos, que vai direto para a Fantástica Fábrica de Chocolate!!

Previous Crítica: Vingança
Next Crítica: Um Dia Para Viver

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

“Retrópica”, de Mari Paula, tem apresentações no Teatro Cacilda Becker

9 de outubro de 2019
Close