Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Babu Santana: Por que o ator é o favorito para ser campeão do BBB 20?

Imagem: Divulgação/TV Globe

O jogo ainda não terminou, mas sem dúvidas Babu é o grande nome da temporada e despertou inúmeras discussões importantes em sua participação no BBB 20

Alexandre da Silva Santana, o Babu Santana, é mais um dos talentos que saiu da favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ator, participou do projeto Nós do Morro, e estreou nos cinemas em um pequeno papel no filme “Cidade de Deus”. No entanto, sua trajetória até os holofotes não foi fácil. O nome artístico “Babu”, por exemplo, é fruto do preconceito racial e do bullying sofrido na infância, quando o mesmo era chamado de Babuino. Alexandre então se apropriou do nome como protesto e fez de Babu o nome artístico.

Mas o reflexo do preconceito sempre esteve presente na carreira de Babu. O mesmo chegou a falar sobre como sua aparência e cor de pele fazia com que o selecionassem apenas para papeis de bandido ou policiais, quase sempre papeis de pessoas violentas. Mesmo assim, Babu conseguiu se destacar e,entre 2007 e 2009, recebeu prêmios pelo papel no longa “Estômago” como melhor ator coadjuvante no Festival Internacional do Rio e também no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mas foi com o papel em “Tim Maia” que Babu teve o maior destaque. Na cinebiografia de um dos maiores cantores brasileiros o ator viveu a fase adulta do cantor. Por esse filme ele recebeu o prêmio de Melhor Ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e no Festival de Cinema do Sesc. Babu também possui uma banda chamada  Babu Santana e Os Cabeças de Água-Viva.

Hoje, a trajetória de Babu ganha visibilidade enquanto ele se torna protagonista na corrida pelo prêmio milionário do Big Brother Brasil 20. O ator foi um dos convidados da edição especial do programa que reúne famosos e desconhecidos na casa mais vigiada do Brasil. Durante o programa Babu vem levantando sua bandeira e falando muito da sua vida, da sua família e de seus filhos. Hoje Babu é o único homem da casa.

Imagem: Divulgação/TV Globo

Desde que entrou no BBB, o ator sempre tentou deixar claro que ele é um homem que possuiu uma criação machista e que já tomou muitas atitudes erradas quando mais novo, mas que está em constante desconstrução, sempre disposto a aprender e melhorar. Apesar disso, o ator acabou tendo durante quase todo jogo a proximidade de pessoas que foram mal vistas pelo público nesse sentido. Principalmente em relação ao machismo. Prior entre outros brothers formaram um grupo, no qual Babu acabou se aproximando após alguns desentendimentos com as meninas e a denominada comunidade hippie que se formou na casa.

Na medida que a competição foi se desenhando, Babu começou a ganhar destaque, principalmente por conseguir ter um discurso que tinha apoio de uma classe da sociedade, a qual ele sempre fez questão de afirmar que representa: o povo preto e pobre das comunidades e que ia de encontro do que um lado do público que apoiava a comunidade hippie prezava. E em contra partida sua proximidade com Prior, fez com que os que torciam pelo “vilão” do BBB, também apoiasse o Babu. Dessa forma, mesmo indo a vários paredões, Babu permaneceu firme e forte no jogo, ganhando apoio inclusive de jogadores de futebol, movimentando hashtags que ocuparam o topo no Twitter.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nesse período Babu, junto principalmente com a participante Thelma levantaram debates dentro da própria casa que se refletiram fora em relação ao preconceito institucionalizado na sociedade, a forma como as pessoas enxergam isso e cometem atos preconceituosos mesmo sem perceber. Até mesmo fala sobre a denominação da palavra “negro” entrou em questão.

Hoje, ao lado de Thelma e Rafa e Manu, Babu é o candidato mais forte a ganha o reality. Enquanto fora da casa também recebe apoio e possíveis trabalhos para quando sair do confinamento, entre os quais a afirmação do diretor Kleber Mendonça (de “Bacurau”) que falou que quer trabalhar com o ator em um próximo filme. Não é certo que o ator ganhe o prêmio, mas já podemos afirmar que o Big Brother Brasil foi oportuno para vida e carreira de Babu.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Séries/TV

Tarcísio Meira estava internado desde o dia 6 de agosto, e morreu decorrente de complicações da covid-19 Mais um dos grandes nomes da TV...

Séries/TV

A gravações da novela foram canceladas para preservar atores e equipe diante da pandemia Em medida extrema, a TV Globo decidiu nessa segunda-feira que...

Séries/TV

A novo edição do Big Brother Brasil deve trazer um viés comemorativo pela 20ª edição do programa O reality show mais famoso da tv...

Advertisement