Um ser humano cada vez mais virtual
A internet hoje é a forma mais rápida de comunicação que existe no mundo! Seu advento marcou o início de uma nova era e, a cada ano, seu avanço gera um infinito de possibilidades. Muitos tentam ganhar dinheiro através do veiculo, como também escondem informações, mentem, trapaceiam e realizam diversas outras “proezas”. Contudo, esquecem que o que entra nesse universo, possui uma chance mínima de um dia chegar a desaparecer por completo. A maior rede de informações que existe, não só domina as simples noticias que entram no mundo virtual mas, ultimamente, consegue abraçar quase tudo, incluindo sua privacidade. A cada dia que passa o ser humano torna-se mais virtual e/ou viciado pela tecnologia.
Carros, aviões, robôs e até a sua sala de estar e/ou banheiro, hoje, podem ser controlados com o auxílio dessa tecnologia esmagadora. Entretanto, além de coisas boas, a internet também é responsável por cultivar usuários que não pensam duas vezes antes de se expor ou fazê-lo a partir da imagem de outra pessoa. Vista como uma ferramenta mal utilizada por grande parte da sociedade, que disseminam notícias falsas (veja esse post), vírus e conteúdo errado em lugares impróprios, grande empresas como Google e Facebook trabalham incansavelmente para solucionar alguns problemas como, por exemplo, o perigoso Spam.
Com o passar dos anos, o crescimento desse mercado vem se tornando essencial para a sociedade e, com isso, uma série de tendência vem surgindo para consolidar de vez a economia. O futuro muda radicalmente a cada ano e, com ele, a internet que já tem uma possível substituta para o WiFi.
Selecionamos uma série de informações para que você, leitor da Woo Magazine, fique antenado e saiba discutir o assunto em uma roda de amigos e/ou se prepare para as tendências que continuarão a fazer parte do mercado em 2016.
Inovação é a palavra de ordem para 2016 no ramo tecnológico. Como a internet domina grande parte dele, as mudanças acabam passando primeiramente por aqui. A lista abaixo relaciona o que acontece ou, no mínimo, começa a se transformar nesse ano. Claro que outras coisas irão surgir, mas vale a pena explorar essa “pequena lista” e se preparar.
1 – Redes Sociais 2.0
Uma nova safra de rede social irá surgir, transformando conteúdos banais em algo mais sofisticado. O marketing social, terá grande espaço nessa transformação.
2 – O Google não será invencível
Os clientes estão começando a pesquisar em lugares como o Youtube, Pinterest e também em aplicativos, devido a necessidade de ser influenciado por outros comentários.
3 – O ano dos aplicativos por mensagem
Sendo gratuito, na maior parte das vezes, e extremamente agéis, esses aplicativos estão tomando o mercado.
4 – Aplicativos idiotas terão mais espaço
Sabe aquele aplicativo que você vive perguntando para que o criaram? Então, ele pode se transformar na mais nova febre. Isso acontece devido a falta de interesse da sociedade por coisas mais complexas. O que facilita, vende.
5 – Uma China Inovadora
Parece que o investimento da China em novas tecnologias pode marcar presença a partir desse ano com lançamentos importantes para o mercado.
6 – Virtual War
Quem disse que precisa de armas para se derrubar uma nação?! Como se já era de se esperar, uma guerra virtual vem tomando conta do mercado em relação a alguns países. As batalhas políticas tornam-se maiores com uma ajuda cibernética.
7 – O Boom da conexão
Até 2020, espera-se que o número de dispositivos conectados à Internet irá exceder 40 bilhões. Alguns colapsos de dados já começaram a acontecer.
8 – A tecnologia de vestir
Wearables estão se tornando cada vez maiores. Apple Watch e pulseiras inteligentes estão tomando seu lugar no mercado.
9 – Realidade Virtual
Essas experiências estão chegando mais rápido do que se esperava. Em breve, os consumidores poderão usufruir delas.
10 – A Geração móvel
As crianças sempre serão o futuro da nação. Contudo a geração Z., que corresponde à que utiliza em excesso a tecnologia móvel, pode ajudar bastante e/ou atrapalhar e muito.
11 – Estúdios de cinema e Canais de Televisão
O tempo voa e ele terão que correr contra o tempo. Youtubers, Viners e Instagramers, estão ganhando força. Com o avanço tecnológico, a qualidade tornou-se acessível por ser mais em conta e uma chuva de originalidade vem dando banho nas antigas industrias do entretenimento.
12 – Cibersegurança
Torna-se cada vez mais essencial para evitar o próximo #Sonygate
13 – Streaming
Tanto o de música, quanto o de vídeo e agora o de livros, não só resistirão ao mercado convencional como um salto ainda maior será iniciado.
14 – A verdadeira impressão 3D
Um recorde será alcançado com as vendas das novas e melhores impressoras 3D.
15 – Bitcoin
Embora exista outras 163 Cryptocurrencies, o Bitcoin irá surpreender o mercado.
16 – Economia Sharring
Emprestimos e pagamentos on-line se tornarão “on-demand”.
17 – Dê Adeus a sua privacidade
Em nome da segurança mundial, sua vida se transformou em um livro (Book) aberto. A partir de agora sua cara (Face) será exposta para um bem maior. Você colaborou com isso. Entretanto, pode ser a chance de uma boa ou péssima mudança global.
18 – Big data and beacons
Beacons fornecera às empresas infinitas oportunidades para coletar grandes quantidades de dados ainda não explorados. O que poderá ajudar os lojistas a fazerem uma maior pesquisa para obter melhores vendas.
19 – Unificação On Line
Algumas empresas também estão se unindo para prover informações e dados de clientes em tempo real, para assegurar o bom crédito. No Brasil, o grande exemplo é a união dos maiores bancos para formação de melhores clientes.
20 – A mudança no marketing
Esqueça tudo o que você conhece sobre marketing virtual ou social. Os clientes se tornaram mais exigentes e, com isso, você precisará tornar a venda mais pessoal e interativa.
Aos leitores empresários: Uma atenção a mais no produto e conteúdo, poderá fazer uma grande diferença na sua economia esse ano. Fiquem atentos as mudanças do mercado.
Daniel Gravelli é um brazuca que parle français e roda uns filmes por aí. Apaixonado pelo universo da escrita, tem um caso com o teatro e morre de amores pelo cinema. Fotógrafo e crítico nas horas vagas, gosta de cozinhar, apreciar um bom vinho e trocar ideias interessantes.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.